Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Festival da Cultura Popular agita Teresópolis na próxima semana

Festival da Cultura Popular agita Teresópolis na próxima semana
Festival da Cultura Popular agita Teresópolis na próxima semana

Teresópolis, 15 de agosto de 2013 - Quadrilha, comidas típicas, danças regionais, shows, artesanato, oficinas... Na próxima quarta-feira, 21, começa o Festival da Cultura Popular, que vai movimentar Teresópolis até o domingo, 25. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a concessionária de energia Ampla, o evento vai oferecer cinco dias de atrações diversas, realizadas no entorno da Casa de Cultura Adolpho Bloch. Nomes como Sandra de Sá, Dudu Nobre, o grupo Caraforró, da Feira de São Cristóvão, e o cantor Wenderson Rosa estão entre as atrações.

Com entrada gratuita, o Festival da Cultura Popular terá diversas atrações e vai englobar ainda outro evento de grande porte: a segunda edição do Consciência Ampla Cultural, projeto que agora é realizado em novo formato, voltado para os alunos da rede municipal de ensino. Entre as atrações que serão trazidas pela Ampla, através da Produtora Biruta, estão previstos shows e bate-papo com artistas consagrados, além de oficinas, tendo como tema “O Brasil que os brasileiros ainda não conhecem”.

Valorizando a iniciativa da Ampla, a Secretaria de Cultura decidiu não apenas apoiar, como também ampliar o evento, abrindo o leque de opções e transformando todo o entorno da Casa de Cultura em um verdadeiro ‘arraiá’, com o objetivo de comemorar ao melhor estilo o Mês do Folclore, da Cultura Popular. A comercialização de quitutes e comidas típicas das mais variadas e tradicionais, shows de cultura popular e até mesmo um casamento na roça estão na programação.

Uma grande decoração está sendo confeccionada pela equipe da Secretaria de Cultura, com cenário que reproduz uma cidade de interior em escala próxima à real, dando todo o clima de festa 'agostina'. Pórtico de entrada, enfeites, cerca e bandeirinhas integram a decoração. Um parquinho será montado para garantir a diversão dos pequeninos. A área de shows, com palco em formato concha, ficará localizada no anfiteatro da Casa de Cultura, possibilitando fácil acesso e visualização do público. E ao lado da casa, será montada uma praça de alimentação completa, com todos os quitutes típicos da ocasião. Entre os shows, estão confirmados Sandra de Sá, a dupla Bento e Mariano, Wenderson Rosa, Fernando Mello (São Quixote e Chico Pança), Írio Lima, Zé da Onça e o Caraforró, banda de forró formada por artistas da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Daniel Azulay fará apresentação infantil e um bate-papo com o cantor Dudu Nobre também está confirmado como atração do primeiro dia de festa.

“A realização da segunda edição do Consciência Ampla Cultural está sendo desenhada desde janeiro entre nós, da Secretaria da Cultura, e a Produtora Biruta. Após a confirmação, tendo como base o tema e mais ainda a data de realização, justamente no mês da cultura popular, decidimos ampliar o evento e assim resolvemos por um grande festival que vai reunir em um único espaço diferentes manifestações artísticas e muitas atrações. Desde já, estão todos convidados”, disse o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário