Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Milhares de pessoas e sucesso absoluto no Festival da Cultura Popular de Teresópolis

A festa contou com diversos shows, entre eles, o da cantora Sandra de Sá
Milhares de pessoas e sucesso absoluto no Festival da Cultura Popular

Teresópolis, 27 de agosto de 2013 - Do maracatu ao repentista, da quadrilha ao show de forró. Em grande estilo e com muita animação, os shows de Fernando Mello, com o 'Seu Quixote e Chico Pança', e de Wenderson Rosa encerraram na noite deste domingo, 25 de agosto, o Festival da Cultura Popular. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e ainda a concessionária de energia Ampla, o evento foi sucesso absoluto e agradou em cheio a população.

Ao longo de cinco dias, milhares de pessoas passaram pelos arredores da Casa de Cultura Adolpho Bloch e conferiram as diversas atividades realizadas no local. Quadrilha, apresentações de maracatu e bumba meu boi, casamento na roça e diversos shows fizeram parte da programação, inteiramente com entrada franca.

“Um grande sucesso. O Festival da Cultura Popular superou até mesmo as nossas expectativas. Foram cinco dias de festa, trazendo a Teresópolis atrações diferenciadas para mostrar ao público a verdadeira cultura popular e comemorando da melhor forma o mês do folclore. Tivemos diversas manifestações artísticas, prestigiadas por milhares de pessoas ao longo do evento e que saíram satisfeitas. Tudo isso em clima totalmente saudável, sem nenhuma ocorrência ou qualquer problema. Um balanço 100% positivo”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
A cidade cenográfica fez enorme sucesso
A quadrilha da Igreja de São Cristóvão foi uma atrações de domingo
A quadrilha estilizada do Grupo Folclórico Brega e Chique foi aplaudida de pé
Diversas manifestações artísticas foram apresentadas, como o Bumba Meu Boi
Atrações diurnas ganham o público

Iniciado na quarta-feira, 21, o Festival da Cultura Popular teve de tudo um pouco, com atividades de dia e à noite. De quarta, 21 a sexta, 23, foram realizadas durante o dia nas dependências da Casa de Cultura as oficinas e apresentações do Consciência Ampla Cultural - que fez parte do festival -, atendendo a cerca de 3.000 crianças, alunos da rede municipal de ensino. O desenhista Daniel Azulay foi uma das atrações. Já no sábado, 24, e no domingo, 25, as atrações aconteceram no anfiteatro e arredores da Casa de Cultura. No sábado, as atrações começaram pela capoeira de mestre Cidinho, seguida pelos alunos de teatro infantil da Secretaria de Cultura, que encantaram a plateia com muitas parlendas, adivinhas e trava-línguas, orientados pela professora Jeanette Albuquerque.

Depois, um festival de cores tomou conta do lugar com a apresentação do Maracatu. Coordenado por Írio Lima, a atração teve a participação de 60 pessoas, integrantes dos projetos Pro-Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Pólo do Idoso, que vieram diretamente de Guapimirim para o evento. Um ônibus da Prefeitura de Guapimirim trouxe o grupo, que encantou a plateia. Mais tarde, outra turma de teatro se apresentou, desta vez sob o comando de Ayrton Rebello, mostrando ao público a encenação do Bumba Meu Boi. Os músicos Fernando Mello, Andréa Sant'Anna, Arnaldo Almeida, Clara Gonçalves e Marcos André foram os responsáveis pela trilha sonora que embalou a encenação. Ainda no sábado, a bailarina Rafaela Ribeiro encantou a todos com a coreografia Esmeralda.

No domingo, mais atrações diurnas divertiram os visitantes. Logo pela manhã, uma edição especial do Cultura de Raiz movimentou o palco concha. Apresentado pelo engenheiro agrônomo Beto Selig, o evento teve a participação de diversos artistas: Trio Bico Seco, Zé Paulo, Mario do Violão, Moacir e Edson Rosa, Genaro da Zabumba e Tião do Triângulo, Írio Lima, Zé Luiz, Antônio Corino, Carmem Bartoly e Geremias Cruz, Zé Rodrigues, Wanda Pinheiro, Roninho, Paulo Medeiros, Banda Versão Brasileira, Daiane Maciel, Crésio da Vila, Paulo Carminatti e Rogério Barros.

À tarde, foi a vez da capoeira de Mestre Sorriso encantar o público, com a tradicional roda, mostrando ainda o maculelê e o samba. Em seguida, uma quadrilha tradicional teresopolitana, da Igreja de São Cristóvão, na Fonte Santa, alegrou quem estava na praça. Para quem ainda não tinha visto, uma nova apresentação do Bumba Meu Boi foi realizada; logo depois, um dos momentos mais divertidos do dia: o casamento na roça, encenado pela turma de teatro do professor Adriano Ramires. No esquete, os atores não apenas atuaram, como interagiram com a plateia a todo momento. A encenação agradou em cheio e arrancou muitas risadas do público.

Ainda na tarde de domingo, a última das atrações diurnas foi aplaudida de pé. De Nova Iguaçu, o Grupo Folclórico Brega e Chique apresentou uma quadrilha estilizada, composta por 48 integrantes, tendo como tema as Brincadeiras de Criança. O figurino de época, muito colorido, despertou o interesse das pessoas, assim como a coreografia em si, embalada por músicas do cancioneiro popular. Marcador da quadrilha, Carlos Noronha ficou satisfeito. “O festival foi maravilhoso e a participação do público foi muito calorosa. Nós adoramos fazer este trabalho, mas quando encontramos um público como o de Teresópolis, o prazer é ainda maior”, disse.

Shows à noite garantem diversão

Além de todas as atrações realizadas durante o dia, diversos shows divertiram o público à noite entre os dias 21 e 25. O cantor e compositor Dudu Nobre participou de bate-papo no teatro da Casa, cantando também diversos sucessos. Mas este foi só o início. Um grande palco em formato concha foi montado no anfiteatro da Casa de Cultura e por lá passaram diversos artistas. Írio Lima divertiu a plateia na quarta, 21, e a simpática dupla Bento e Mariano foi a atração de quinta, 22. Na sexta-feira, 23, Sandra de Sá lotou a Praça Juscelino Kubitschek e fez um show emocionante. Apresentou grandes sucessos de sua carreira, como 'Olhos Coloridos', 'Solidão' e 'Retratos e Canções' e desceu do palco para cantar no meio do público a consagrada 'Bye-bye Tristeza'. “Maravilhoso chegar aqui e ver tanta gente. Um evento como este merece aplausos por divulgar a cultura”, enalteceu a cantora. A noite teve ainda a participação do DJ Ricabreu, que embalou o público com música mecânica.

No sábado, 24, a noite foi nordestina. Primeiro, o show de Zé da Onça e Sua Gente, diretamente da Feira de São Cristóvão para Teresópolis, que embalou casais ao som de muito forró, como 'Que nem jiló' e 'O último pau de arara'. Depois, os repentistas Eri e Silvânia, que arrastaram uma multidão. Até quem estava nos estandes saiu correndo para assistir um pouco da divertida embolada apresentada pelos artistas. Por fim, o show do Caraforró, também da Feira de São Cristóvão. Liderada por Gilberto Teixeira, a banda agradou com inúmeros sucessos como 'Luiz respeita Januário', “Vida viajante', 'Coronel Antônio Bento' e 'Asa Branca'. “Parabéns à Secretaria de Cultura por este festival. O Brasil precisa de projetos como este, que valorizam a cultura de raiz, a autêntica arte brasileira”, comentou Gilberto, que tem forte ligação com Teresópolis.
O Trio Bico Seco foi uma das atrações da edição especial do Cultura de Raiz, realizada dentro do festival

Finalmente no domingo, 25, foi a vez de Fernando Mello e o show 'Seu Quixote e Chico Pança', que também colocou todo mundo pra dançar ao som de muito forró. 'É proibido cochilar', 'Esperando na janela' e 'Táxi Lunar' estiveram no repertório do show. E encerrando o evento em grande estilo, Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil. Na apresentação, clássicos da música sertaneja, como 'Panela Velha' e 'Evidências', 'Couro de boi' e 'Peão de estância' e, é claro, sucessos do sertanejo universitário, como 'Camaro Amarelo' e 'Ai se eu te pego'.

Cidade cenográfica: um show à parte

Parte fundamental da festa, a cidade cenográfica montada pela equipe da Secretaria de Cultura, com coordenação do designer e artista plástico Ricardo Guarilha, foi um show à parte. Com inúmeros detalhes e uma simpática igrejinha, a decoração caiu nas graças do público e foram muitos os que fizeram questão de registrar o momento com fotos. “Eu adorei. Achei muito legal. Fiquei curioso em ver tudo de perto e fiz questão de fazer fotos. Incrível”, disse Rômulo da Silva.

A igrejinha, aliás, não foi apenas decorativa. Ao contrário, teve papel fundamental na encenação do casamento na roça, sendo o cenário do esquete. A decoração contou ainda com pórtico, banners e paineis personalizados, o Cantinho da Cultura, com informações, e uma sala de artesanato, onde ficaram expostos artigos de artesanato típicos do Nordeste, como esculturas em barro.

Para atender o público em todas as suas necessidades, a festa teve ainda ampla praça de alimentação, com os mais deliciosos quitutes típicos de um bom arraial, e também diversos estandes de artesanato, explorados pelas artesãs do Espaço Mulher e do Cultura de Raiz. Para a criançada, além das atrações em si, a diversão ficou garantida com estandes de brincadeiras como pescaria, tiro ao alvo, chute a gol e boliche eletrônico, além de um parquinho montado ao longo da tarde no sábado e no domingo com escorrega inflável, cama elástica, touro mecânico e piscina de bolas.

Público aplaude e comerciantes comemoram

Durante os cinco dias de atrações, o público foi só elogios. O empresário João Luiz Pires e a mulher Regina foram ao festival na sexta, para assistir Sandra de Sá, e, satisfeitos, voltaram no sábado. “Maravilhoso. Tudo aqui ficou ótimo. Bonito, prático, acessível e tranquilo”, comentou Regina. “Parabenizo a Prefeitura de Teresópolis pelo Festival da Cultura Popular. Espero que esta iniciativa se repita sempre, utilizando este espaço, pois tenho certeza que os moradores de Fátima e bairros vizinhos se sentiram prestigiados”, elogiou João.

Os amigos Katia Alves e Rafael Protasio também fizeram dobradinha e se divertiram. “Ficamos encantados ontem, tínhamos que voltar. Muito interessante o projeto”, disse Katia. “Os shows estão ótimos. E a embolada foi 10. A cidade precisa de projetos assim”, completou o amigo.

Alessandra Ázara foi com toda a família passar o domingo no festival. “A programação foi ótima, a organização perfeita e o cenário lindo. Não tem o que comentar. Simplesmente nota 10!”, destacou Alessandra. “Realmente impressionante. Valeu a pena vir”, disseram Diana Guimarães e Vera Lúcia Ázara, sogra e mãe de Alessandra. As filhas, Diana e Alice, também se divertiram e queriam mais.

Entre os expositores, tanto do artesanato, como da alimentação, o clima também era de satisfação no último dia de evento. “Eu expus até sábado e só parei porque meu estoque acabou. Mesmo assim, voltei só para aproveitar. Achei o festival maravilhoso. Shows divinos, cenário incrível. Como vi gente parando para fazer fotos no cenário... E todas as atrações em um horário legal, acessível a todos. Não há o que falar: perfeito! Parabéns à Prefeitura pela festa! Que venham muitos outros”, elogiou Maria de Oliveira Medeiros. “Não tenho do que reclamar. Foi ótimo”, comentou Tatiana Moreira, que explorou estande na praça de alimentação. “Foi excelente. Tomara que outros festivais como este sejam realizados. O espaço foi muito bem aproveitado e a festa ficou simplesmente maravilhosa”, completou Ana Alice Araújo.
O forró de Zé da Onça e Sua Gente fez o público dançar
Os repentistas Eri e Silvânia agradaram em cheio
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura exclusiva Terê Total-o site cultural de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário