Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2013

Nesta segunda 12/08-espetáculo de Teatro de rua aborda Dom Quixote na Calçada da Fama-Centro de Teresópolis

Nesta segunda 12/08-espetáculo de Teatro de rua aborda Dom Quixote na Calçada da Fama-Centro de Teresópolis
Teatro de rua aborda Dom Quixote dia 12 na Calçada da Fama

Teresópolis, 10 de agosto de 2013 - Uma intervenção da Cultura promete agitar o centro da cidade na segunda dia 12 de agosto. É que estará se apresentando em Teresópolis o Grupo Teatro que Roda, de Goiânia, com o espetáculo 'Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança – Um capítulo que poderia ter sido'. A encenação, iniciativa da Aldeia Casa Viva, em parceria com a Secretaria de Cultura de Teresópolis, será às 16h, em via pública, na Calçada da Fama e faz parte do projeto Trajetos Heroicos.

“Trata-se de um grupo consagrado de teatro de rua, que está percorrendo diversas cidades do país com o projeto Trajetos Heroicos e, a partir de nosso convite, decidiu incluir Teresópolis em seu roteiro. Será uma apresentação única, gratuita e que certamente agradará a população teresopolitana em plena tarde de segunda-feira, bem no coração da cidade. A expectativa é grande, valerá a pena assistir”, convida o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que a intervenção será cheia de surpresas e promete chamar a atenção.

De acordo com Licko Turle, diretor da Aldeia Casa Viva, que intermediou a vinda do grupo a Teresópolis, a ideia do espetáculo é invadir a cidade propondo uma ruptura lúdica do cotidiano. “Dom Quixote vem oferecer ao cidadão uma possibilidade de jogo, um momento de quebra da linearidade do dia-a-dia. A utilização de um segmento do centro da cidade para a encenação das aventuras de Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança diz respeito à nossa compreensão de que a realidade de nossas cidades exige rupturas dignas de Quixote. Assim, buscamos re-significar este espaço urbano lançando mão de instalações, prédios e monumentos, para dialogar de forma direta com os transeuntes”, comenta.

A lógica de invasão e ocupação que o grupo propõe combina duas ações fundamentais: a utilização do cavalo Rocinante, peça chave da construção do universo do cavaleiro andante, representado por um objeto (cenário móvel) e a ocupação de fachadas e vãos da cidade com a utilização de objetos cenográficos que têm a função de interferir no espaço, oferecendo para o público uma nova proposição de abordagem urbana e outras surpresas.

Ao fim da apresentação, será promovido um bate-papo entre a classe artística local e os artistas do grupo 'Teatro que Roda' na Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede da Secretaria de Cultura.

Sobre a peça

O texto, adaptação do original de Miguel de Cervantes, tem a assinatura de André Carreira, Dionísio Bombinha, Hélio Fróes e Liz Eliodoraz. No elenco, se apresentam os atores Liz Eliodoraz, Dionísio Bombinha, Hugo Mor, Patrick Mendes, Ieda Marçal, Felipe Ferro e Júlio Rodrigues. A direção do espetáculo é de André Carreira.

A encenação conta a história de um executivo que, cansado de sua rotina, resolve mergulhar num mundo imaginário em busca de aventuras e emoções. Ele passa a acreditar ser Dom Quixote de La Mancha, o valoroso cavaleiro criado pelo espanhol Miguel de Cervantes, no século XVII, e sai pela cidade buscando sua platônica amada Dulcinéia, que se apresenta como alucinação, vestida de noiva, durante o decorrer da história.

O executivo desce de um prédio, numa corda, gritando por sua dama e se destituindo de seu figurino de gravata para incorporar o de cavaleiro andante, juntando peças e lixo que encontra pelo caminho.

Sua primeira tarefa é encontrar seu fiel escudeiro Sancho Pança. Missão que acaba nas mãos de um catador de papel de rua, que se rende à persuasão do cavaleiro por acreditar na recompensa final. Mas não pode haver cavaleiro andante sem seu cavalo. O novo Sancho Pança então, constrói com sucatas um cavalo para seu amo no seu carrinho de catador de papel. Tem-se o famoso Rocinante!

Cada passante, monumento e aparelhagem da cidade grande se transforma em feiticeiros, dragões e gigantes através dos olhos de Dom Quixote. Ele os encara bravamente, sempre sob protesto de Sancho. Sua última batalha, a mais fantástica, é interrompida pela ação da polícia. Dom Quixote é retirado de cena, mas não seus sonhos e fantasias, que ficam na voz de seu fiel amigo e escudeiro Sancho Pança.

Equipe técnica
Figurino: Júlio Vann e Ilza Bicalho
Objetos cênicos: Júlio Vann
Produção: Teatro que Roda
Programador visual: Marcos Lotufo
Preparadora vocal: Mônica Montenegro
Preparador corporal: Patrick Mendes


Texto: Geórgia Jahara
Secretaria de Cultura de Teresópolis
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário