Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O CEAT( Centro de Ecologia Aplicada de Teresopolis) vai apresentar uma palestra sobre " A analise ambiental na recuperação de areas degradadas- A tecnologia do sistema VETIVER" dia 24/08/13

Em 24 de agosto, sábado, às 9h30, no Auditório da PMT (Prefeitura Municipal de Teresópolis), teremos duas palestras:

“A Análise Ambiental na Recuperação de Áreas Degradadas”

“A Tecnologia do Sistema Vetiver – Uma visão geral de seus benefícios Ambientais, Econômicos e Sociais - Ênfase na estabilidade e reabilitação de taludes e encostas.” 

Palestra sobre análise ambiental para contenção de encostas e a utilização de vetiver, o “capim de aço”

O engenheiro de telecomunicações João Henrique Éboli, depois de passar por problemas sérios de uma experiência muito comum na Região Serrana com um temporal que caiu em fevereiro de 2008 em Itaipava, resolveu pesquisar, procurar soluções baratas, rápidas e práticas, e finalmente encontrou.

Através de um site do Centro Integrado de Educação Rural do Espírito Santo, que utiliza o capim para retirar as impurezas do solo, conseguiu a doação de 8 mil mudas do capim indiano, e comprovou a explicação de que as raízes do VETIVER, além de muito longas segurando a terra de encostas, tem uma resistência que equivale a um sexto da resistência de um fio de aço12 de mesmo diâmetro.

Com a orientação da engenheira agrônoma e mestre em análise ambiental, Carmem Lucas Vieira, as vantagens do método de prevenir deslizamentos, e a simplicidade tornaram o sistema útil para contenção de encostas em qualquer tipo de solo. A necessidade básica é pegar sol.

O vetiver, além de barato (1 saquinho custa R$2,50), não se alastra, retira impurezas do terreno, e é de fácil manuseio.

Alguns condomínios e propriedades particulares já fazem uso do vetiver, e João Henrique Éboli estará apresentando o método num evento que será realizado em setembro, na Colômbia.

O CEAT (Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis) através de recomendação e sugestão da Engenheira florestal, Cláudia Teixeira (moradora de Teresópolis), fez contato com o Sr. João Henrique Éboli, convidou-o para apresentar o seu projeto no Brasil, em Teresópolis, antes de ir à Colômbia.

O Poder Público, as universidades, as escolas, a população que habita as encostas de Teresópolis, as lideranças e os representantes legítimos da sociedade civil de nosso município terão uma oportunidade ímpar de conhecer um método fácil, barato e útil de contenção de encostas utilizado no município vizinho de Itaipava, e com explicações técnicas fundamentais sobre análise ambiental de encostas por uma engenheira com um vasto currículo, vinda do Rio Grande do Sul.

O CEAT está cumprindo com a sua missão e colocando em prática as conclusões do I Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos que constam na Carta de Teresópolis, entregue às autoridades em 2012.

Fonte:CEAT( Centro de Ecologia Aplicada de Teresopolis)/Delio Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário