Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Professores municipais de Teresópolis participam de oficina sobre Cândido Portinari


16 escolas da Rede Municipal de Ensino receberão o Baú Portinari
Professores municipais participam de oficina sobre Cândido Portinari

Teresópolis, 16 de agosto de 2013 - Os professores de Educação Artística e Língua Portuguesa, do segundo segmento da Rede Municipal de Ensino, participaram na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, de uma oficina a respeito do artista plástico Cândido Portinari. O evento, realizado no auditório da secretaria municipal de Educação, visa oportunizar o trabalho pedagógico com as obras do artista em sala de aula. Para isso foram ofertados às escolas os Baús Portinari, com material diversificado preparado pela Casa da Ciência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

“A oficina de hoje objetiva apresentar aos nossos professores o resultado dessa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Casa da Ciência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no Projeto Portinari, que relaciona o trabalho desse importante artista com a literatura e a ciência ensinada nas nossas escolas”, explica a professora Adriana Vital Santana, coordenadora do projeto.

Ao todo, dezesseis escolas municipais do segundo segmento estarão recebendo um baú com material didático, livros e pranchas que reproduzem a obra do artista para oportunizar seu trabalho em sala de aula. O artista plástico brasileiro, Cândido Portinari, pintou quase cinco mil obras em sua carreira, desde pequenos esboços a grandes painéis, e foi o primeiro pintor brasileiro a alcançar grande projeção internacional.
 A professora Maria Gabriela da Silva apresenta o Baú Portinari aos professores da rede municipal
A oficina foi apresentada pela professora Maria Gabriela da Silva, que anteriormente participou de uma formação ofertada pela UERJ. “A principal importância desse projeto é divulgar a memória de Portinari, fortalecendo sua obra e aproximando o artista das pessoas comuns, o que na verdade foi o grande tema da maioria de suas obras: o Brasil e o povo brasileiro”, apontou Maria Gabriela.

Para o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a oportunidade é perfeita para os alunos terem contato com realidades diferentes da qual estão acostumados. “A escola deve sempre se preocupar em formar o aluno completo, ampliando seus horizontes de saberes e instigando-os a se tornarem cidadão críticos e atuantes. Esse projeto reforça essas premissas e está também de acordo como o projeto pedagógico da Secretaria de Educação para 2013: ‘Cores, Formas, Letras e Movimentos: Brasilidade em 200’”, analisou o secretário.
A Coordenadora do projeto, professora Adriana Vital Santana, fala de sua importância

Texto - Marcelo Fabiano
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário