Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Secretaria de Cultura de Teresópolis - Cultura de Raiz e Música na Matriz neste domingo

Secretário Wanderley Peres e o apresentador do Cultura de Raiz, Beto Selig
Domingo é dia de Cultura de Raiz

Teresópolis, 30 de agosto de 2013 - Neste domingo, 1º de setembro, será realizada na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a partir das 10h, a 9ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai reunir diversos artistas, apresentando o melhor da música do homem do campo. A edição, desta vez, terá como tema a estação da Primavera e as muitas flores típicas da época.

“Como tem sido desde o início do ano e mais intensamente nos últimos meses, com três edições especiais, o Cultura de Raiz deste domingo será mais uma grande festa. Mais do que apresentações de prosa e verso, o evento se consagrou como um encontro de amigos, valorizando a música do homem do campo e a cultura popular em um ambiente amistoso, agradável e descontraído, que alegra as manhãs de domingo dos teresopolitanos todo mês. Estão todos convidados”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Após a edição especial de semana passada, ao ar livre, durante o Festival da Cultura Popular, o encontro retornará ao seu local de origem, no teatro da Casa de Cultura, onde já está sendo preparado o cenário de cozinha de roça. O engenheiro agrônomo Beto Selig comandará o evento, apoiado pela professora Andréa Sant'Anna.

Entre as muitas apresentações previstas, estão confirmados artistas como Trio Bico Seco, Zé Lopes, Coral Cantar é Viver, Fernando Mello, Amado Rodrigues, Seu Timbira, Edson e Moacir Rosa, Geremias Cruz e Zé Rodrigues, que estará lançando seu CD 'Passageando as montanhas'. O lanche à moda caipira, com café, sucos e bolos, servido logo no início da manhã, também está garantido. Entrada franca.

Coral Cantomusarte no Música na Matriz

Ainda no domingo, 1º de setembro, será realizada também mais uma edição do projeto Música na Matriz, promovido pela Secretaria de Cultura de Teresópolis. Desta vez, o projeto terá como atração o Coral Cantomusarte, de Nova Friburgo.

Criado em 1985, sob orientação e regência do maestro Joffre Evandro Silva, o Coral Cantomusarte se destaca no cenário friburguense como um dos mais significativos grupos corais da cidade. Bastante reconhecido, o grupo já representou o Brasil no exterior, apresentando-se na Suíça, México e Argentina, difundindo a música e as raízes culturais brasileiras.

No Brasil, sua trajetória é marcada por uma infinidade de concertos em vários estados e cidades, participando de diferentes festivais e encontros de corais, em níveis nacional e internacional, difundindo, assim, a arte do canto polifônico. O Cantomusarte é reconhecido também por apresentar uma identidade própria, além de manter envolvimento direto com o público, realizando trabalho cênico artístico que permite a interação, a troca e a reciprocidade com a plateia. 

O concerto deste domingo será realizado às 16h, na Matriz de Santa Teresa, localizada na Praça Balthasar da Silveira, no Centro.

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário