Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Teresópolis e as Obras na Posse e Campo Grande em fase de reurbanização

 Novas pontes estão sendo construídas nas comunidades
Obras na Posse e Campo Grande em fase de reurbanização

Córrego do Príncipe recebe alargamento de pontes e construção de galerias e barragens

Teresópolis, 27 de agosto de 2013 – Os bairros da Posse e Campo Grande, bastante atingidos pelas fortes chuvas de janeiro de 2011, já enxergam as obras de infraestrutura realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os trabalhos visam dar um novo curso para o rio Córrego do Príncipe, através da construção de galerias, alargamento e reconstrução de pontes para fortalecer a parte estrutural, além da construção de barragens na cabeceira do rio. Com o fim das obras de infraestrutura, os bairros começam a ser reurbanizados.

Ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior já foram construídas galerias, com paredes de concreto e degraus que diminuem a velocidade da água. Escavadeiras hidráulicas auxiliam homens do Inea no alargamento das margens do rio, bem como na construção das galerias. No Campo Grande, serão construídas barragens que visam conter o grande volume de água no período de verão, evitando assim novos desastres.
As galerias na altura da Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, na Posse, já foram finalizadas. O bairro também está recebendo a reconstrução de pontes de acesso, destruídas pela força das águas. Em Campo Grande, uma nova ponte, executada dentro das mais modernas técnicas de construção, já foi finalizada para facilitar o acesso dos moradores da comunidade de Iconha.

Ao longo das margens do Córrego do Príncipe já está sendo feito o trabalho de reurbanização. Mudas de árvores, flores e gramado estão sendo colocados para compor o parque fluvial que fará parte da nova paisagem do local.

As obras nos bairros da Posse e Campo Grande fazem parte do “Projeto Rios da Serra: Teresópolis. Obras de Controle de Cheias nos rios Príncipe e Imbuí”. O objetivo é amenizar impactos ocorridos pelas chuvas em janeiro de 2011, incluindo a construção de um parque fluvial às margens dos rios Príncipe e Imbuí. O parque vai proporcionar a preservação ambiental do local, assim como das margens do rio, pois investe no reflorestamento e na recuperação da faixa marginal; facilita o escoamento das águas pluviais; e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando uma opção de lazer.
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário:

  1. ATENÇÃO:Mais uma vez lembramos que o Rio da Posse(nascente Inconha/Campo Grande) se chama córrego Antônio José(conforme escrituras lavradas no cartório do 3º ofício de Teresópolis RJ)-O côrrego do principe é outra localidade próximo ao Salaco com uma localidade com o mesmo nome.Mesmo assim,o projeto do INEA renomeou o córrego como o Rio do Príncipe!

    Segundo o dicionário:
    córrego=riacho(pequeno rio)
    rio=curso de água natural(grande quantidade de líquido)

    ResponderExcluir