Pesquisar este blog

sábado, 24 de agosto de 2013

Teresópolis recebe 3ª etapa do Tour do Rio

Na ordem: os secretários de Esportes e Lazer, Luís Carlos Oliveira, e de Turismo, Henrique Carregal; o organizador técnico do Tour do Rio de Ciclismo 2013, Arthur Castro; e o Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves
Teresópolis recebe 3ª etapa do Tour do Rio

Definido os esquemas de trânsito na cidade e na serra

Teresópolis, 23 de agosto de 2013 – Os secretários municipais de Turismo, Henrique Carregal, e de Esportes e Lazer, Luís Carlos Oliveira, o Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, e o organizador técnico do evento, Arthur Castro, se reuniram nesta sexta, 23, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Soberbo, para acertar os detalhes finais da terceira etapa do Tour do Rio de Ciclismo 2013, que acontecerá em Teresópolis nos dias 30 e 31 de agosto.

“É fundamental para o desenvolvimento do turismo e da economia do município a realização de eventos como este. Com o Tour do Rio estaremos recebendo cerca de 500 pessoas participando direta e indiretamente da competição, que estarão usando nossos hotéis, restaurantes e comércio”, declarou Henrique Carregal.

O evento, que chega a sua quarta edição, inclui Teresópolis no percurso pelo terceiro ano consecutivo. Considerada a maior competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, o Tour do Rio trará ao todo 108 atletas, divididos em 18 equipes – 10 nacionais e 8 internacionais. Os competidores vão percorrer cerca de 830 km ao longo do estado do Rio de Janeiro, passando por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras.

“Teresópolis é um ponto fundamental para a prova. É um trajeto que pode decidir o campeão da competição devido ao terreno montanhoso, o que exige demais dos ciclistas”, disse Arthur Castro.
Mapa do esquema de trânsito na cidade no dia 30

Esquema de trânsito na cidade

Os competidores chegarão no dia 30, de Três Rios, pela Estrada Teresópolis-Itaipava, a partir das 14h, e seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada.

No Centro, o trânsito vai seguir em contramão da esquina da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama) e passarão pela Prefeitura até a Rua Nova Friburgo, onde o tráfego volta para a mão normal seguindo para o Alto.

No sentido Várzea, os veículos serão desviados na Reta para a Rua Magé, seguindo pela Rua Nilza Chiapeta até a Rua Tenente Luiz Meirelles e passando pela Rua Waldir Barbosa Moreira (a Rodoviária). Deste ponto, continuarão pela Avenida Delfim Moreira, onde poderão seguir no sentido da Matriz de Santa Teresa. Outra opção é entrar na Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) e pegar a Avenida Lúcio Meira, até a altura da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama), que estará em mão dupla.

Quem precisar ir para o bairro de São Pedro, deverá seguir pela Lúcio Meira até o cruzamento com a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada. Esses desvios acontecem a partir das 14h. 

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 31 de agosto, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Neste dia, a partir das 7h, o trânsito será na contramão na Rua Rui Barbosa, acessando a Rua Carmela Dutra em direção ao Alto.

Durante a próxima semana, que antecede a competição, as secretarias de Turismo e de Segurança Pública estarão colocando faixas na cidade para explicar aos comerciantes e à população o dia, horário e esquema de trânsito em Teresópolis.

O Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, pede aos motoristas que evitem estacionar os veículos nas ruas interditadas. “Considerando que o trecho compreendido entre a esquina da Rua Jornalista Délcio Monteiro com a Avenida Lucio Meira até a esquina da Francisco Sá estará em mão dupla na pista sentida Várzea, solicitamos aos condutores que não estacionem seus veículos na noite do dia 29 para o dia 30 neste trecho, pois estará interditado”, disse Alves, acrescentando que todo o trajeto dos ciclistas será acompanhado pela Guarda Municipal, que estará em locais estratégicos orientando o trânsito.

Esquema de trânsito na Serra

Os ciclistas do Tour do Rio passarão pela Estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ) no dia 31 e, para a segurança dos atletas, o trecho entre os quilômetros 89 e 104 será fechado das 6h40 às 8h30 pela CRT (Concessionária Rio-Teresópolis), administradora da via.

A interdição do tráfego na Serra visa dar maior segurança tanto aos usuários da via como a todos os envolvidos no Tour do Rio de Ciclismo 2013 que, entre outras entidades, conta com o apoio da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), da Polícia Rodoviária Federal e das Prefeituras de Teresópolis e de Guapimirim.

Em função desta interferência no tráfego, a CRT pede aos motoristas para que programem os seus deslocamentos para evitar o trecho da Serra no dia 31 entre 6h40 e 8h30.
Sérgio Alves, Coordenador da Guarda Municipal, explica o esquema de trânsito em Teresópolis

Tour do Rio de Ciclismo 2013

A quarta edição do Tour do Rio, a maior competição de ciclismo do Brasil e o maior evento do gênero na América Latina, começa neste domingo, 25. Dividido em cinco etapas, o Tour percorrerá cerca de 830km e terá início na Praça do Ó, na Barra, Rio de Janeiro, às 10h. Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras são as cinco cidades que compõe o roteiro. Ao todo, 108 ciclistas divididos em 18 equipes – 10 nacionais e 8 internacionais - participarão da competição.

Nas cidades em que o Tour do Rio passará, haverá a ação socioeducacional ‘Adeus Rodinha’, onde a equipe organizadora irá ajudar crianças a se despedirem das rodas de proteção acopladas às bicicletas, além de ensinar regras de trânsito aos pequenos.

O prêmio para a equipe vencedora será de R$ 250 mil. A chegada, prevista para 1º de setembro, será na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, às 11h. Ganham o Tour do Rio o atleta e a equipe que fizerem o menor tempo nas cinco etapas. Ao longo da competição, no entanto, há vários outros desafios. A cada etapa, os melhores atletas em categorias específicas são premiados e, assim como o líder da prova, podem ser identificados por diferentes cores de uniforme em meio ao pelotão.

Líder: O líder geral da prova ostenta uma camisa amarela para se destacar dos demais. O campeão do Tour leva a camisa para casa. É o objeto mais desejado por todos os ciclistas.

Montanha: Em cada etapa, o primeiro a alcançar um determinado ponto de subida íngreme, sinalizado com um adesivo na estrada, fica com o prêmio de “montanhista” e, na etapa seguinte, veste a camisa branca com bolas vermelhas, que o identifica como vencedor desta categoria.

Meta-Volante: É a marca atingida pelos atletas de maior velocidade, seja antes ou depois de uma subida. A marca também é sinalizada no chão e o primeiro a ultrapassá-la tem o direito de vestir a camisa verde.

Sub-23: A categoria Sub-23, representada pela camiseta branca, segue as mesmas regras do Líder da competição, porém é direcionada aos atletas com menos de 23 anos.

A vitória em cada categoria desconta alguns segundos da soma total de tempo de cada atleta para aproximá-lo da vitória. Além disso, uma parte dos R$ 180 mil da premiação total do Tour do Rio se divide entre os três vencedores de cada etapa.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário