Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2013

UNIFESO Teresópolis realiza “Grande Acidente” com a participação do Corpo de Bombeiros

tradicional simulação do “Grande Acidente”, realizada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) com fins pedagógicos para receber os calouros da área de saúde
UNIFESO realiza “Grande Acidente” com a participação do Corpo de Bombeiros

A tradicional simulação do “Grande Acidente”, realizada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) com fins pedagógicos para receber os calouros da área de saúde, neste semestre contou novidades, entre elas a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros. Eles compartilharam um pouco da experiência em atendimento de emergência com os estudantes, funcionários e curiosos, surpreendendo a todos com uma atuação que incluiu até uma descida de rapel para resgate num dos prédios do Campus Sede, onde o evento foi realizado, na manhã de 9 de agosto, sob muitos aplausos.

Para deixar a situação bem próxima do real, foi encenada uma invasão de um homem transtornado que teria atropelado e atirado em estudantes e funcionários da Instituição deixando uma série de vítimas, caracterizadas com diferentes traumas. A professora Maria de Fátima Jorge, coordenadora do primeiro período do curso de Medicina, destacou que “o Corpo de Bombeiros trouxe uma orientação mais técnica das atividades, acrescentou à simulação o rapel para resgatar o ‘atirador’ e disponibilizou ainda material socorro”. O ‘atirador’ foi interpretado pelo subtentente Carlos Souza, do Corpo de Bombeiros de Itaipava, que relatou que na corporação é constante a prática de simulações como treinamento. “A intenção é mostrar para os estudantes que estão começando agora uma noção básica do socorro de rua, que é muito diferente do atendimento realizado dentro do hospital e apresenta várias dificuldades como as eles encontraram aqui hoje”, esclareceu.
tradicional simulação do “Grande Acidente”, realizada pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) com fins pedagógicos para receber os calouros da área de saúde
Participação dos alunos do UNIFESO Teresópolis
Outro diferencial na organização desta edição do Grande Acidente que a professora Maria de Fátima ressaltou foi divisão dos estudantes em grupos, com o intuito de proporcionar uma noção melhor do trabalho em equipe. “Vejo como uma experiência importante para eles porque depois daqui eles vão aprender a técnica correta de cada atividade de salvamento”, avaliou. A inserção dos estudantes em cenários de prática desde o início da formação faz parte da proposta pedagógica do UNIFESO, como explica o coordenador do curso de Medicina, professor Manoel Pombo, que destaca que a maioria das atividades acadêmicas do curso são fomentadas em cenários reais como Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital de Ensino. “Os estudantes trabalham nesta simulação para que sintam o patamar em que hoje estão e o que vão seguir daqui pra frente, para que no futuro avaliem todos os ganhos desta data”, explicou.

As ‘vítimas’ foram representadas por estudantes veteranos de Medicina e egressos de outros cursos, sob a orientação do professor de teatro Adriano Ramires. Entre os ‘feridos’ estava Raphael Combat, formado em Ciências Contábeis pelo UNIFESO e estudante de teatro, que defende a importância da encenação, “pois quanto mais veracidade pudermos passar, mais próximos os estudantes se sentem do real”. Para a estudante Juliane Carla, do oitavo período de Medicina, “temos que colaborar com os calouros que, como eu, chegam sem base nenhuma”.

A caloura Naiane Scherrer confessou que o evento foi uma surpresa e ficou bastante tensa com a situação. “Ficamos meio desesperados no início porque ainda não sabemos o que fazer, mas aprendendo assim na prática vai valer muito a pena e é um método bem mais eficaz”, apostou a estudante. O calouro Alisson Queiroz avaliou a experiência como positiva, “já que tivemos uma noção do que vamos nos deparar nos próximos anos”.
UNIFESO Teresópolis realiza “Grande Acidente” com a participação do Corpo de Bombeiros

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário