Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Visita de Arlei oficializa instalação da sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis em Santa Rita

Núcleo Santa Rita, sede administrativa do Parque Municipal, será aberto à visitação pública em setembro
Visita de Arlei oficializa instalação da sede do Parque Municipal em Santa Rita-Prefeito anuncia separação das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil

Teresópolis, 20 de agosto de 2013 – Acompanhado de secretários e assessores de sua equipe de governo, o prefeito Arlei visitou nesta terça-feira, 20, o núcleo do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis em Santa Rita, 2º Distrito, oficializando a instalação da sede administrativa da unidade de conservação. O espaço foi apresentado durante a 36ª reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos rios Paquequer e Preto. O encontro de trabalho também reuniu os integrantes do comitê, além de líderes comunitários e convidados.

A área de 42 hectares, da antiga Fazenda Urso Branco, foi adquirida pela Prefeitura no final de 2012 com recursos oriundos da Câmara Estadual de Compensação Ambiental, administrados pelo FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, e será aberta ao público a partir de 1° de setembro. A visitação acontecerá de segunda a domingo, das 9h às 18h, com entrada franca.

“Agradeço ao De Mello e equipe por todo o trabalho que vêm realizando, bem como ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e ao Governo do Estado, pois graças a eles conseguimos os recursos para comprar essa área. É mais um patrimônio do município que logo será aberto ao público para educação ambiental e caminhadas. É mais uma vitória do nosso governo”, comemorou o prefeito Arlei, que anunciou para breve o desmembramento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, com o objetivo de dar maior autonomia às pastas.
 José Carlos Porto, presidente do Comitê Piabanha, com o prefeito Arlei, o subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, e o chefe do Parque Municipal, Paulo Sérgio Bandeira, na apresentação do Núcleo Santa Rita
 Prefeito Arlei e equipe de governo na apresentação do Núcleo Santa Rita do Parque Municipal durante reunião do Comitê Piabanha
De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, André de Mello, o Núcleo Santa Rita do Parque Municipal será aberto ao público no início de setembro. Entretanto, o local já é visitado por alunos da rede municipal de ensino, para a realização de projetos de educação ambiental. “Dedicamos a área do parque que abrange as pedras da Tartaruga e do Camelo para esportes radicais e esta área para educação ambiental. Para isso temos a Trilha do Jacu, de fácil acesso, para um passeio de 20 minutos de duração, onde trabalhamos a educação ambiental com os estudantes”, relatou.
O presidente do Comitê Piabanha, José Carlos Porto, enalteceu a instalação da nova sede do Parque Municipal. “O parque é uma importante conquista na área de meio ambiente e de preservação dos recursos hídricos”, resumiu, acrescentando que o desmembramento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil era um antigo anseio que está sendo concretizado.

Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê Piabanha é o fórum onde são debatidas as questões referentes à gestão das águas. Composto por representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público, tem como área de atuação os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Duas Barras, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.
 Gestor ambiental Leandro Coutinho, subsecretário André de Mello, prefeito Arlei, presidente da Federação das Associações de Moradores, Valdir Paulino, e o chefe do Parque Municipal, Paulo Sérgio Bandeira, durante a visita que oficializou a instalação do Núcleo Santa Rita

O Parque

Criado em julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ocupa uma área de 4.397 hectares, sendo considerado o maior do estado do Rio de Janeiro. Abrange os bairros Salaco, Posse, Granja Florestal, Campo Grande (na cidade), Santa Rita e Ponte Nova (no interior) e vizinhança. Também faz limite com os municípios de Petrópolis e de São José do Vale do Rio Preto e integra o Mosaico de Unidades de Conservação da Mata Atlântica Central Fluminense.

Possui em seu território uma exuberante cadeia de montanhas, com destaque para a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Arrieiro, além de uma área rica em fauna e flora nativas da Mata Atlântica e várias nascentes. De acordo com levantamento ecológico financiado pelo FUNBIO, a unidade de conservação possui 121 espécies de aves, 31 de mamíferos – 19 de répteis, dez de anfíbios e oito grupos de insetos, com destaque para espécies em risco de extinção, como morcego amarelo, paca, lontra e ouriço.

Na área aberta ao público com entrada pela Granja Florestal, além de percorrer com segurança as trilhas, os visitantes encontram locais para a prática do montanhismo, piquenique, acampamento e podem apreciar o fantástico visual, que abrange o centro urbano de Teresópolis, a Serra dos Órgãos e boa parte da topografia do interior do município.

No futuro, os locais do Núcleo Santa Rita, onde existiam duas quadras esportivas e uma casa de caseiro darão lugar a edificações voltadas para os visitantes. Haverá auditório, biblioteca e espaços para trabalho de pesquisa e exposições permanentes. Uma terceira edificação será transformada em alojamento para visitantes.
Portaria do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis na Granja Florestal
Vista panorâmica da cadeia de montanhas do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis
Pedra da Tartaruga, formação rochosa localizada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis

Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário