Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Casa da Memória Arthur Dalmasso exibe a Exposição externa sobre a história do trem em Teresópolis

Equipe da Secretaria de Cultura monta a exposição sob a supervisão do coordenador Ricardo Guarilha
A Casa da Memória Arthur Dalmasso exibe a Exposição externa sobre a história do trem 

Teresópolis, 23 de setembro de 2013 - Aberta ao público na quinta-feira, 19 de setembro, nos jardins da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), a Exposição ‘A história do trem em Teresópolis’, promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Montada em formato inovador, lembrando um trem antigo, a mostra contará a história da Estrada de Ferro Therezópolis, desde sua construção, comemorando os 105 anos do transporte ferroviário no município.

A exposição conta a história do trem através de textos e imagens dispostos em pranchas montadas em cenografia que faz referência a um trem antigo. Na prática, o público poderá ver um verdadeiro trem nos jardins da Casa da Memória, com locomotiva e três vagões, cobertos pelas pranchas com as informações em suas laterais.

A mostra é resultado de ampla pesquisa realizada pelo Secretário de Cultura e historiador, Wanderley Peres, com suporte da equipe do Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura. Já a cenografia é uma concepção do artista plástico e coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, executada primorosamente pela equipe da Secretaria de Cultura. Toda a estrutura, incluindo a própria locomotiva, foi criada a partir de material reaproveitado, atendendo ao conceito de sustentabilidade.

Além de contar a trajetória da nossa ferrovia, mais um capítulo na história do município, a exposição tem como proposta despertar com maior ênfase o interesse do público infantil pela história e a preservação da memória local. Daí, a escolha do formato mais lúdico, que deve agradar muito os mais jovens.

A mostra terá ainda um segundo objeto de atenção: o busto de José Vieira, construtor da Estrada de Ferro Therezopolis, que será reentronizado, desta vez na lateral dos jardins da Casa da Memória. Um pouco da história do visionário construtor também poderá ser conferida pelo público no local.

“As exposições da Cultura vem preservando a memória de Teresópolis e o trem é mais um capítulo da nossa história. Em comemoração aos 105 anos da chegada do trem à cidade, esse trabalho foi feito para provocar o gosto dos mais jovens pela história local e, também, para valorizar a memória do engenheiro José Augusto Vieira, que assumiu os destinos da empresa Estrada de Ferro Therezópolis e construiu o futuro do município. Certamente, a exposição será agradável aos olhos das crianças, dos jovens e dos adultos”, explica o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, convidando a população a conhecer o novo projeto.

A exposição “A história do trem em Teresópolis” poderá ser vista de segunda a sábado, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso. Entrada franca.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário