Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Campanha de vacinação contra raiva imuniza cerca de 1.400 animais em Teresópolis

TERESOPOLIS
Campanha de vacinação contra raiva imuniza cerca de 1.400 animais
Ação prossegue no 3º Distrito com atendimento em Vieira, no 3º Distrito, a partir desta terça, 24

Teresópolis, 23 de setembro de 2013 – Em Teresópolis, cerca de 1.400 animais foram imunizados na Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado, 21. A ação aconteceu na Várzea e em Vargem Grande e Bonsucesso, no 3º Distrito. O trabalho prossegue no 3º Distrito, a partir desta terça-feira, 24, com o carro volante da Secretaria de Saúde percorrendo Vieira.

“Como vacinamos em torno de 1.400 animais no sábado, imunizamos mais de 23 mil cães e gatos no município. Nesta segunda, vamos finalizar o trabalho no 2º Distrito, com nossas equipes atuando em Santa Rita. A partir desta terça, estaremos em Vieira para percorrer toda a localidade. A programação é seguir até a Prata”, ressaltou o chefe do Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Alonso de Faria, lembrando que os animais devem estar portando guia e focinheira e conduzidos por pessoa adulta.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento permanente para vacinação animal gratuita no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A raiva

A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados pelo vírus. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Nos cachorros, os sintomas de raiva são alterações de comportamento e perda do apetite, podendo ainda apresentar a raiva furiosa, quando o animal começa a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. No caso dos gatos, a raiva se apresenta, na maioria das vezes, de forma furiosa e com demais sintomas similares aos do cão. A vacinação é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva nos animais. 

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário