Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Encerramento Semana Educação Trânsito em Teresópolis

Encerramento Semana Educação Trânsito em Teresópolis
Semana de Educação para o Trânsito é encerrada com evento na Praça Olímpica-Atividade contou com simulação de resgate de vítima de acidente automobilístico

Teresópolis 27 de setembro de 2013 – O encerramento da Semana Municipal de Educação para o Trânsito contou com diversas atividades realizadas na Praça Olímpica, no Centro. A programação teve a participação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que realizou uma simulação de resgate de vítima de acidente automobilístico e performance de cães adestrados, o ‘Show Dog’. A ação contou ainda com apresentação de batedores e cães farejadores da Guarda Municipal de Teresópolis. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar também estiveram presentes.

Com o tema ‘Por uma Teresópolis sem drogas e mortes no trânsito’, a Semana Municipal de Educação para o Trânsito foi promovida pela Prefeitura, através da Secretaria M. de Segurança Pública, entre os dias 23 e 27, com a realização de palestras em escolas públicas e particulares, de segunda, 23, a quinta, 26.

“O nosso objetivo é conscientizar a população para que reflita sobre a importância de uma boa atuação no trânsito a fim de que haja paz e respeito entre motoristas e pedestres. As crianças têm um papel muito importante para que alcancemos essa meta, porque vão transmitir e influenciar os pais e familiares sobre a segurança e a educação no trânsito”, ressaltou o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

A simulação de resgate de vítima de acidente de trânsito foi demonstrada por quatro integrantes da equipe de socorristas do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. “Fizemos uma simulação em que a retirada da vítima é feita de forma emergencial, ou seja, quando o risco de morte é maior e o resgate deve ser feito o mais rápido possível, visando preservar a vida do acidentado; e outro em que utilizamos mais equipamentos, como a prancha rígida, o bloqueador de cabeça e o colete”, explicou o guarda municipal Adeilson Viana.

A apresentação dos cães adestrados da Guarda Municipal do Rio de Janeiro encantou crianças e adultos que prestigiavam o evento na praça. “Trouxemos para essa demonstração do Show Dog cinco cães, sendo um da raça golden retriever, um border collie e três pastores alemães para fazerem uma performance lúdica, com traços educativos, voltada para crianças, e outra operacional, com simulação de ocorrência, como a condução de um agressor, por exemplo”, pontuou o inspetor da GM-Rio, Alvarenga.

Os DJ’s Duda Ramalho e Wagner animaram o evento com um repertório musical variado nos intervalos das atividades. As crianças também se divertiram no pula-pula montado na praça especialmente para elas.
Show Dog: cães adestrados da Guarda Municipal do Rio de Janeiro encantam crianças e adultos
Público assiste simulação de resgate de vítima de acidente de trânsito
Conscientização infantil

As palestras da Semana Municipal de Educação para o Trânsito foram ministradas na Escola Municipal Ginda Bloch, no Alto, e na unidade de ensino particular Mendes Faria, na Várzea. No interior, a conscientização aconteceu nas escolas municipais Professora Mariana Leite Guimarães, em Bonsucesso, e Professora Neidy Angélica, em Vargem Grande, no 3º Distrito.

Entre os assuntos abordados por agentes da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil a relação motorista/pedestre; a importância de atravessar na faixa de pedestres; o uso do cinto de segurança; uso do capacete para motociclistas e caronas; e perigos e sanções por dirigir sem habilitação.
Performance dos cães adestrados em simulação de ocorrência policial
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário