Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Implantação de novos NUDECs em Teresópolis

Desastre ambiental-Rota de Fuga-Cruzeiro-Teresópolis RJ
 Defesa Civil amplia prevenção capacitando voluntários e instalando NUDECs na cidade e no interior

Teresópolis, 24 de setembro de 2013 – A Defesa Civil Municipal vem intensificando o trabalho de prevenção através da implantação de NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. São unidades formadas por grupos comunitários, que participam de atividades de defesa civil como voluntários. O cursotem por objetivo organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

Atualmente, Teresópolis conta com 22 NUDECs, na cidade e no interior. Cinco foram instalados este ano: os da Granja Guarani, Corta Vento e Santa Cecília – na cidade, e os de Três Córregos e de Cruzeiro – no interior. Encontra-se em fase final de implantação o núcleo do Morro do Tiro, e na próxima semana terá início a mobilização popular visando a instalação do NUDEC de Bonsucesso, no 3° Distrito.

“O objetivo é preparar e conscientizar a população sobre como agir nos períodos de chuva. Acredito que tendo pessoas com esse nível de preparação, as comunidades mais vulneráveis sofrerão menos, pois contarão com voluntários com conhecimento de orientações básicas de defesa civil”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

O curso preparatório detalha o projeto de instalação dos NUDECs e orienta os moradores a monitorar as condições climáticas através da internet, para que percebam quando há previsão de chuva forte com risco de alagamentos ou deslizamentos de terra. “Os voluntários também aprendem a confeccionar e a fazer a leitura dos pluviômetros de garrafas pet, que são instaladas em suas comunidade”, explica o subsecretário operacional, tenente Francisco Cordeiro.

Durante a aula, os moradores recebem a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos. Noções de primeiros socorros, com abordagem e transporte de vítimas, de acordo com o protocolo de segurança, também fazem parte da preparação.

No final do curso, os moradores percorrem o bairro para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.

Além de certificado, os moradores recebem mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos NUDECs prevê também a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.
 Defesa Civil amplia prevenção capacitando voluntários e instalando NUDECs na cidade e no interior

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário