Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

‘Lampião e os zumbis do sertão’ vence o 3º Festival de Cinema Euclides da Cunha em Teresópolis

Além da exibição dos vídeos inscritos, o festival contou com apresentações de dança, teatro e música
‘Lampião e os zumbis do sertão’ vence o 3º Festival de Cinema Euclides da Cunha

Teresópolis, 16 de setembro de 2013 - O vídeo ‘Lampião e os zumbis do sertão’, produzido pelos alunos da Escola Municipal Ginda Bloch, foi o grande vencedor do 3º Festival de Cinema Euclides da Cunha, realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. O encerramento do evento, em clima de gala, foi realizado no último sábado, 14, com a premiação aos vencedores. Além da entrega dos prêmios, a noite teve ainda palestra sobre cinema com o diretor e produtor Marco Simas.

Promovido pelo Colégio Estadual Euclydes da Cunha, através de uma comissão organizadora formada por alunos, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o festival teve a participação de quatro escolas do município.

Os sete vídeos e/ou documentários inscritos, todos produzidos por alunos da rede escolar de Teresópolis, foram apresentados ao longo do evento. Na quarta, 11, primeiro dia, além da abertura oficial, foram apresentados os dois primeiros concorrentes: ‘Pimentel, uma família só’, confeccionado pelos alunos do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, e ‘Consumidores’, elaborado pelos alunos do Colégio Único, da rede particular.

Na quinta, 12, foram exibidos os filmes ‘03/05/13’ e ‘Flor do Sertão’, ambos produzidos pela Escola Municipal Ginda Bloch, e ainda ‘Eu voltei e agora é pra ficar’, produzido pelo Colégio Estadual Euclydes da Cunha. Na sexta, dia 13, foi a vez de ‘Lampião e os zumbis do sertão’, da Escola Ginda Bloch, e ‘Abandonados’, produzido pelo Colégio Euclydes da Cunha.

Finalmente no sábado, 14, foi realizada a entrega da premiação, que consagrou ‘Lampião e os zumbis do sertão’. O trabalho produzido pelo Ginda Bloch levou os prêmios de direção, roteiro, edição, figurino, ator, atriz e melhor vídeo de ficção. Em 2012, a escola também venceu o festival com o vídeo ‘O bêbado e A equilibrista’, que teve como locação a Casa da Memória Arthur Dalmasso.

O vídeo "Consumidores", do Colégio Único, ganhou o prêmio de melhor vídeo pelo voto popular. A melhor animação ficou com o vídeo "Flor do sertão", do Ginda Bloch, e o prêmio para melhor documentário ficou com o vídeo "Abandonados", do Colégio Estadual Euclydes da Cunha. Além da exibição dos vídeos e da palestra realizada no sábado com o diretor e produtor Marco Simas, o evento teve ainda apresentações musicais, de teatro e de dança ao longo da programação.

Para o professor George Campista, coordenador do festival e responsável pelo projeto 'Cinema na Escola', o evento foi um sucesso. “Tivemos maior participação das escolas e dos alunos que, a cada ano, se empenham mais para produzir vídeos com roteiros e técnicas de qualidade. Este festival é a realização de um sonho e só temos motivos para comemorar. Que venha agora o 4º Festival!”, vibrou o professor, agradecendo ainda o apoio da Secretaria de Cultura.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, o festival cumpriu seu objetivo. “Para nós, da Secretaria de Cultura, é uma grande satisfação ser parceira de um projeto como este, que estimula a produção cultural, a imaginação, a criatividade. Mais do que isso, é gratificante ver o resultado da iniciativa, que estimula e releva talentos através de atividades saudáveis”, comentou.
Professor George Campista e parte da comissão organizadora do evento
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário