Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Prefeitura de Teresópolis vacina cães e gatos contra raiva no próximo dia 21/09

Teresópolis RJ
Prefeitura vacina cães e gatos contra raiva no próximo dia 21
Campanha acontece na Várzea, Vargem Grande e Bonsucesso, no interior

Teresópolis, 13 de setembro de 2013 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo dia 21 de setembro, das 9h às 16h, na Várzea e em Vargem Grande e Bonsucesso, no 3º Distrito, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de cães e gatos. Os animais devem estar portando guia e focinheira e conduzidos por pessoa adulta. Na Várzea, a imunização acontece em unidade móvel na Praça Olímpica e, no interior, nas Unidades Básicas de Saúde da Família de Bonsucesso e de Vargem Grande.

“A vacinação é extremamente importante, uma vez que a raiva não tem cura e pode ser transmitida ao homem. Por isso, é necessário que cães e gatos a partir dos quatro meses de idade sejam imunizados. Para proteger a população, a Secretaria de Saúde mobiliza equipes em postos volantes para atender toda a demanda, sendo que este ano cerca de 22 mil animais já foram vacinados no município”, explica o Chefe do Setor de Zoonoses da Secretaria, Alonso de Faria, ressaltando que além do dia 21, a campanha continuará acontecendo no 3º Distrito até que todas as localidades tenham sido atendidas. No 2º Distrito, os animais já estão sendo imunizados. 

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento permanente para vacinação animal gratuita no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A raiva

A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados pelo vírus. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Nos cachorros, os sintomas de raiva são alterações de comportamento e perda do apetite, podendo ainda apresentar a raiva furiosa, quando o animal começa a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. No caso dos gatos, a raiva se apresenta, na maioria das vezes, de forma furiosa e com demais sintomas similares aos do cão. A vacinação é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva nos animais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário