Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Teresópolis comemora o Dia da Árvore com plantio de mudas nativas e cerejeiras


 Representante do Consulado Geral do Japão; Massana Isozaki participa da ação ambiental no Nikkei Clube de Teresópolis
Teresópolis comemora o Dia da Árvore com plantio de mudas nativas e cerejeiras

Teresópolis, 23 de setembro de 2013 - Com o intuito de despertar para a importância do cuidado com a natureza, duas ações de reflorestamento e preservação ambiental aconteceram em Teresópolis, no sábado, 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore.

Uma delas foi o plantio de mudas nativas e de cerejeiras no Nikkei Clube de Teresópolis (Estrada Rio-Bahia, km 67,5 – Pessegueiros), sede daColônia Japonesa no município. A ação foi realizada na manhã deste sábado, 21, e contou com as presenças do Presidente do Nikkei Clube de Teresópolis; Atsushi kawassaki, do representante do Consulado Geral do Japão; Massana Isozaki, e dos secretários municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil; Coronel Roberto Silva, Agricultura; José Francisco Cortázio, Cultura; Wanderley Peres, e Segurança Pública, Marco Antonio da Luz. Também participaram do evento o vereador José Carlos da Estufa e representantes de sindicatos rurais. 

Há 105 anos, os japoneses chegaram ao Brasil e desde então mantêm viva a tradição de plantar a Sakurá (Flor de Cerejeira). A planta possui um significado especial de beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. A florada permanece pouco tempo, lembrando a fragilidade da vida humana. A simbologia do ato é tão intensa e respeitada quanto à própria bandeira japonesa. A Sakurá é a flor nacional do Japão. 
Ação de plantio de mudas nativas e cerejeiras reuniu integrantes da colônia japonesa de Teresópolis, autoridades municipais e convidados no Nikkei Clube de Teresópolis
Paralelo a esta ação, outra ocorreu no Vale da Revolta, através da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Associação de Moradores da comunidade também com o plantio de mudas nativas. Focada na proteção das encostas e no cuidado com o meio ambiente, a iniciativa contou com a participação das crianças do bairro. Houve ainda uma sensibilização sobre a importância da coleta seletiva de lixo para conscientizar os moradores sobre a necessidade de mudar os hábitos e aprender a separar o lixo orgânico do seco, como vidro, papel, papelão, metal e plástico, que podem ser reaproveitados. 
Teresópolis comemora o Dia da Árvore com plantio de mudas nativas e cerejeiras

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário