Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Aberta a I Semana Literária de Teresópolis

Os sonetos finalistas estão expostos no hall da Casa de Cultura
Aberta a I Semana Literária de Teresópolis

Evento continua neste sábado

Teresópolis, 29 de novembro de 2013 - Foi aberta na noite desta quinta-feira, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com palestra, visita à exposição visual e lançamento de livros, a I Semana Literária de Teresópolis. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reúne em um mesmo local diversas atividades ligadas à palavra escrita e à literatura, com a participação de diferentes entidades e personalidades. A programação continuou nesta sexta, 29, e prossegue ainda neste sábado, 30.

Na abertura oficial do evento, o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, deu as boas-vindas aos convidados. “Desde o início do ano, pensamos em um evento que voltasse os nossos olhos para a literatura. E dentro das nossas possibilidades, chegamos à realização da I Semana Literária. São diversas atividades para quem aprecia as letras e conhece o poder, a beleza, a magia e a imaginação que advêm das palavras. Que esta seja apenas a primeira. E que nossa Semana Literária cresça a cada ano”, comemorou o secretário, que falou ainda sobre toda a programação.
 Livros sobre a ciência da logosofia também puderam ser vistos no primeiro dia de evento
 Lançamento de livros e noite de autógrafos movimentaram a primeira noite de evento
 Após a abertura, tiveram inicio as atividades, com a palestra ‘A estratégia mental no jogo da vida’, promovida pela Fundação Logosófica. Ministrada pelo empresário Marco Cohen, a palestra abordou questões ligadas ao domínio do pensamento e das ações ao longo da vida. Logo depois, foi a vez da visita à mostra de artes visuais Arte Lida, montada na galeria da Casa de Cultura e formulada especialmente em função da Semana Literária.

A exposição conta com a participação de 12 artistas plásticos, em uma aposta diferente e inovadora. São pinturas, gravuras e colagens, além de uma instalação, inspiradas a partir de textos literários, sejam livros de outros autores ou até mesmo de autoria própria. Compõem a mostra os artistas: Beth Bilé, Clélia Brito, Eneida Telles, Lydia Haydee, Marcia Tayt-Sohn, Renato Bordini, Ricardo Guarilha, Ruth Bilé, Vagner Queiroz, Vânia Catarina, Vânia Azamor e Vanessa Barini. Cada um deles levou para o universo plástico elementos extraídos de livros lidos ou escritos, transformando a ficção, o romance, a novela, o conto e a poesia... em cor, forma, volume e conceito.

Alguns dos artistas que integram a mostra estiveram na Casa de Cultura na noite desta quinta e, em um encontro informal, puderam mostrar ao público como chegaram às suas inspirações. Os trabalhos, que vem despertando o interesse na galeria da Casa, podem ser vistos até este sábado, 30.

Outro ponto alto da programação do primeiro dia foi o lançamento coletivo de livros e noite de autógrafos, realizados na Sala de Dança e no hall da Casa de Cultura. Nove escritores de Teresópolis se reuniram no evento e mostraram seus trabalhos, antigos, novos e até futuros, ainda em fase de finalização. Participaram os autores Ivanil de Resende, Clara Waisman, Nelli Pampillon, Lucinda dos Santos da Silva, Luiza Brault, Norma Freitas, Delmo Ferreira, Fernando Mello e Mario Jorge Aranha, que, além de exporem os livros, puderam trocar experiências.
A escritora Luiza Brault
Quem esteve presente ao evento, aprovou. “Este é o embrião do que queremos para os próximos anos. Pensamos em realizar uma feira a nível regional para o ano que vem, uma nacional para 2015 e até internacional para 2016. Teresópolis tem vocação para a literatura e pode ser transformada em um grande polo de cultura. Só precisamos da sensibilidade da Secretaria de Cultura, que já temos, e agora, do interesse da sociedade teresopolitana”, destacou o presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira.

A escritora Norma Freitas também elogiou. “Uma Iniciativa muito válida. No Grupo de Trabalho de Literatura do Fórum de Cultura sempre tivemos um evento como este entre nossas propostas. E finalmente está aí a Semana Literária. O difícil é começar. Agora, que já passamos pela maior dificuldade, será só comemorar o sucesso e o crescimento do evento. Neste primeiro dia, já tivemos diversas atividades, uma ótima palestra e ainda pude trocar experiências, conhecer novos autores. Está valendo a pena. A Secretaria de Cultura merece os parabéns pela ideia”, enalteceu.

O primeiro dia de evento teve ainda, durante o dia, a realização da palestra ‘A arte de contar histórias’. Promovida pela Secretaria de Educação, através do projeto Chega Mais Leitura, o evento contou com a participação de professores da rede municipal de ensino.
O palestrante Marco Cohen falou sobre o pensamento humano
Montada na galeria, a mostra Arte Lida é outro ponto alto da Semana Literária
Concurso de Sonetos e Encontro de Academias

A I Semana Literária de Teresópolis continuou nesta sexta-feira, 29 de novembro, com a final do Concurso de Sonetos da Cultura. Na ocasião, os seis sonetos finalistas do concurso foram declamados por seus intérpretes e, a partir da avaliação da comissão julgadora, foram conhecidos os três primeiros colocados e ainda o melhor intérprete da noite. A premiação incluiu filmadora, câmera fotográfica e porta-retratos digitais. A noite teve ainda uma apresentação de chorinho, interpretada pelo violonista Geremias Cruz e a cantora Martha Rocha.

No hall da Casa de Cultura estão expostos os 18 sonetos, finalistas, classificados e participações especiais, que irão integrar uma antologia a ser lançada em breve pela Secretaria de Cultura. O concurso foi promovido com o objetivo de estimular e divulgar a produção poética construída em língua portuguesa. A iniciativa homenageou o poeta e músico Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em 2013.

A programação da I Semana Literária de Teresópolis continua ainda neste sábado, 30 de novembro, com Encontro de Academias, às 19h, e noite de seresta com Rogério Barros e Paulo Carminatti, a partir das 20h. Entrada franca.
 O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e o escritor Ivanil de Resende

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário