Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Começam os cursos de capacitação para mulheres em Teresópolis RJ

Na abertura dos cursos do Projeto Florescer, no Unifeso: professor Alexandre Cadilhe, reitora Verônica Santos Albuquerque, primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, e professora Ana Maria Gomes de Almeida, coordenadora da capacitação (de pé)
Inserção no mercado de trabalho: começam os cursos gratuitos de capacitação para mulheres

Teresópolis, 25 de novembro de 2013 – Realizada na tarde desta segunda-feira, 25, no Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos –, no Alto, a solenidade de abertura e início das aulas dos quatro cursos gratuitos do projeto Florescer, de capacitação e inserção de mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo no mercado de trabalho. O convênio foi assinado em 2012 pelo prefeito Arlei e a iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, é financiada com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Jandira Feghali.

“Quando pensamos em políticas públicas na perspectiva de gênero em relação ao mundo do trabalho, percebemos que temos ainda um longo caminho a percorrer, e que a política da autonomia econômica passa a ser um pré-requisito para a valorização da mulher na sua autoestima, na família e na sociedade”, disse a primeira-dama e secretária municipal dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, na solenidade de abertura.

A cerimônia foi prestigiada pelos secretários municipais Lucas Bonifácio (Trabalho), Graça Granito (Desenvolvimento Social) e Rosilda Barbosa (Procuradora Geral) e pelos subsecretários Wagner Branco (Ciência e Tecnologia), Marcos Rangel (Segurança) e Ronaldo Fialho (Turismo). 
Primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa (de pé): capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho
Reunindo cerca de 100 alunas, são quatro cursos voltados para a área do turismo: garçonete, camareira e recepcionista em meios de hospedagem, e o curso de organizadora de eventos e produção de eventos sociais. Todos visam a qualificação de mão de obra tendo em vista os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, quando a grande necessidade de pessoas capacitadas para atuar na área hoteleira será uma realidade.

Ministrados pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), que venceu o processo de licitação realizado pela Prefeitura, os cursos do têm carga de até 200 horas. As aulas do eixo comum, que englobam noções de cidadania e emprendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, já começaram e serão realizadas até a primeira semana de fevereiro, às segundas, terças e quartas, das 14h às 18h. Depois, terá início a parte profissionalizante, com conteúdos específicos, que acontecerá entre os meses de fevereiro e maio de 2014. 

A secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, também lembrou que, por coincidência, nesta segunda-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. “Estudos comprovam que a mulher que conquista a sua independência econômica tem menos chance de sofrer violência familiar. A Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis entende que a qualificação profissional de mulheres para o mercado formal de trabalho amplia a garantia de direitos e contribui com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Agradecemos à FESO pela parceria e desejamos a todas as alunas que tenham sucesso nessa jornada”, completou Alessandra Rosa.

A reitora do Unifeso, Verônica Santos Albuquerque, enalteceu mais uma parceria firmada entre a instituição e a Prefeitura. “Em todas as parcerias existe um sentimento de responsabilidade e vontade de ver o desenvolvimento da cidade e, neste caso, o engrandecimento das mulheres teresopolitanas”, salientou.

A professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário, e coordenadora da capacitação, deu boas-vindas às alunas, apresentou os professores dos cursos e fez uma explanação geral a respeito da iniciativa. “Vocês são todas são muito bem-vindas. A partir deste momento esta também será a casa de vocês. Este curso que se propõe à capacitação de mulheres para o mercado de trabalho foi olhado com muito carinho por todas as pessoas envolvidas na coordenação do projeto, a maioria mulheres”, comentou.

As alunas aprovam a iniciativa. “Eu me interessei pelo curso de camareira e me inscrevi para tentar arranjar emprego nessa área”, disse a doméstica Cosma Irailda de Freitas Soares, 34 anos. “Eu gosto da área de eventos e fiz a inscrição para aumentar o meu currículo”, comentou Lídia Maria Cunha Vieira, 43 anos. “Uma amiga me falou dos cursos e eu me interessei pelo de recepcionista, para ter uma qualificação profissional”, pontuou Marilsa das Graças Rodrigues, 48 anos. “Estou desempregada e precisando ganhar dinheiro. Decidi fazer o curso de garçonete para aprender uma profissão nova”, finalizou Margareth de Paula.
 Professores dos cursos gratuitos do Projeto Florescer
Público na abertura dos cursos do Projeto Florescer, iniciativa da Prefeitura coordenada pela Secretaria dos Direitos da Mulher para capacitação e inserção das mulheres no mercado de trabalho
Fotos – crédito para Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário