Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Escola Municipal de Teresópolis usa arte dos próprios alunos como decoração do espaço escolar

A diretora Andresa Queiroz apresenta a exposição dos alunos a diretora do Departamento Pedagógico da SME, professora Carla Rabello
Escola Municipal usa arte dos próprios alunos como decoração do espaço escolar

Teresópolis, 29 de novembro de 2013 - Após um ano letivo que incluiu as artes plásticas como tema de diversos trabalhos pedagógicos, os alunos da Escola Municipal Profª Vera Maria Vianna Pedrosa (Meudon) se inspiraram em artistas como Tarcila do Amaral, Romero Britto e Van Gogh para criar suas próprias obras de arte. Ao todo são 23 telas pintadas pelos estudantes do 1° ao 5° ano que demonstraram maior aptidão artística e que estão agora em exposição nas paredes da unidade escolar.

“A equipe da Escola Municipal Vera Pedrosa está de parabéns! Utilizar a apropriação da linguagem artística no pensar e produzir sentidos pessoais para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é uma ferramenta incrível para que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A maioria das telas produzidas pelos alunos foram construções coletivas, pintadas a duas, três e até quatro mãos. Alunos com necessidades especiais também participaram do projeto e demonstraram uma aptidão notável para o desenvolvimento dos trabalhos artísticos.
“Vários alunos com as mais diferentes necessidades especiais pintaram seus quadros. Temos, inclusive, uma aluna com deficiência visual que também participou deste projeto. Foi uma coisa linda, porque ela fez questão de pegar na tinta, cheirar, passar a tinta na tela se apropriando daquele momento de forma muito intensa, que acabou emocionando todo mundo”, explica a diretora Andresa Leal Carvalho Queiroz.

Para a professora Carla Rabello, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), a arte para crianças constitui-se num fazer que envolve três fatores fundamentais: a organização de suas experiências, a autocompreensão e o relacionamento com os outros através do seu trabalho.

“Em um trabalho como esse, o pensamento desses alunos, seus sentimentos, suas percepções e suas relações com o ambiente configuram-se por meio do processo criativo. A criança, através do pintar, reordena elementos extraídos da sua realidade elaborando seu conhecimento sobre o mundo real ou imaginário”, explica a diretora da SME.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário