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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Niterói terá Transoceânica

Niterói terá Transoceânica
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ASSESSORIA DE IMPRENSA – COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA
Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2013

Niterói terá Transoceânica

Via ligará a Zona Sul à Região Oceânica da cidade

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, participou, nesta quarta-feira (27/11), ao lado do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, da solenidade de assinatura do contrato para a construção da via transoceânica, um dos principais projetos de mobilidade urbana da cidade, que vai ligar o bairro de Engenho do Mato, na Região Oceânica, a Charitas. A solenidade foi realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

A obra da Transoceânica compõe a carteira de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do governo federal. Orçada em R$ 315 milhões, sendo R$ 292,3 milhões do governo federal e o restante de contrapartida do município, a obra vai ser iniciada em 2014, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016.

O Corredor BRT da Transoceânica beneficiará cerca de 80 mil pessoas por dia e 10 bairros, entre eles Itaipu, Piratininga, Camboinhas, Várzea das Moças e Itacoatiara. A via terá um total de 9,3 quilômetros de extensão com faixas exclusivas para ônibus, um túnel que vai ligar os bairros do Cafubá e Charitas de 1,3 quilômetro, além de ciclovias.

Os ônibus funcionarão no sistema BHLS (Bus of High Level of Service). Equipados com sistema de ar-condicionado, os coletivos terão portas de ambos os lados. Os passageiros serão recolhidos nos próprios bairros onde moram e os ônibus serão autorizados a entrar na faixa exclusiva do BHLS.

No projeto da Transoceânica, está prevista também a integração da via com a estação hidroviária de Charitas, que será reforçada com a aquisição de nove novas barcas, adquiridas pelo governo do estado, atualmente em fabricação na China e no Estado do Ceará, e transformada em um terminal intermodal. 

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da Transoceânica para a cidade de Niterói.

- A Transoceânica é a mais importante obra e o maior investimento em infraestrutura urbana da história de Niterói. Ela vai mudar o paradigma da mobilidade urbana da nossa cidade. A obra vai reduzir de maneira significativa o fluxo de veículos em eixos viários que hoje estão saturados no Largo da Batalha, Santa Rosa, Icaraí e São Francisco. Com essas parcerias com os governos federal e estadual, estamos retirando Niterói da paralisia e do isolamento - disse o prefeito.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão disse que, se não fossem as parcerias que o Estado estabeleceu com o governo federal, não teria como fazer investimentos nos municípios. Ele voltou a destacar o projeto Bairro Novo, que está realizando obras de pavimentação e drenagem em ruas da Região Oceânica. Pezão também ressaltou o investimento do governo do estado na compra de nove novas barcas que serão usadas na travessia Rio-Niterói.

- É uma grande satisfação voltar a Niterói e ver se concretizar mais uma obra de mobilidade urbana em Niterói. A transoceânica é de extrema importância para a população e será integrada à estação de Charitas, que ganhará o reforço de nove novas barcas, que o Estado comprou recentemente. Ainda em Niterói, estamos executando dois grandes programas de recuperação e reurbanização de ruas na cidade, num investimento de cerca de R$ 100 milhões. O Programa Bairro Novo, que vai asfaltar quase 50 quilômetros de ruas na Região Oceânica, e o Programa Asfalto na Porta, que já recapeou mais de 35 ruas do município – afirmou Pezão, ressaltando que, havia 50 anos que o governo do estado não comprava uma embarcação.

A ministra Miriam Belchior disse estar muito feliz de ver que um sonho de anos da população de Niterói será realizado.

- É gratificante ver virar realidade um sonho de tantos anos de uma cidade. A Transoceânica vai melhorar não só a qualidade de vida da população, como vai contribuir também para aumentar a autoestima de Niterói nos próximos anos. Vai ser uma revolução na cidade para quem usa ou não usa transporte público. Quem não usa hoje passará a usar devido à qualidade da proposta apresentada pela prefeitura, a qualidade do modal escolhido e a integração com outros modais de transporte, como as barcas, disse a ministra.

Capacidade de transporte da frota entre Rio e Niterói dobrará

O governo do estado comprou nove embarcações novas, que vão acabar com as filas de espera nas estações: sete estão sendo construídas na China pelo estaleiro Afai Southern Shipyard e as outras duas, pelo estaleiro cearense Inace. O total dos investimentos é de R$ 273 milhões.

Com as novas barcas, a capacidade de transporte da frota passará de 12,8 mil passageiros por hora para 24 mil passageiros por hora em cada sentido. O tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para 12 minutos. Atualmente, nove embarcações fazem o percurso, sendo quatro catamarãs, adquiridos há pouco tempo, com capacidade para 1.300 passageiros, cada um, e cinco barcas antigas, que serão desativadas.

As Ilhas do Governador e de Paquetá também serão beneficiadas com a renovação da frota, recebendo os quatro catamarãs que atualmente operam na linha Rio-Niterói. Já as duas embarcações que estão sendo fabricadas no Ceará serão destinadas às travessias de Angra dos Reis e Mangaratiba. As barcas que servem a essas localidades têm 62 anos de uso.

- Um dos maiores legados do nosso governo é a modernização do sistema de transporte. Apenas na compra de barcas e trens vamos investir mais de US$ 1 bilhão. Isso significa redução nos custos de manutenção e, principalmente, qualidade e conforto para a população, mudando o paradigma de mobilidade de milhões de pessoas no estado - afirmou o coordenador de Infraestrutura do estado.

Fonte:Secretaria de Obras do Rio de Janeiro

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