Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Teresópolis participa de lançamento de plano estadual de proteção contra desastres naturais

Vice-governador Pezão apresenta os investimentos do Governo do Estado na recuperação de municípios atingidos por desastres naturais
Teresópolis participa de lançamento de plano estadual de proteção contra desastres naturais


Teresópolis, 29 novembro de 2013 – O vice-prefeito Márcio Catão e o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, representaram Teresópolis no lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, realizado nesta quinta-feira, dia 28, no Palácio Guanabara. Também marcaram presença, pelo Legislativo Municipal, os vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara, e José Carlos da Estufa.

“Precisamos de pronta resposta, da ação entre várias secretarias municipais, estaduais e federais para que tudo dê certo”, disse o governador Sérgio Cabral durante a cerimônia, que reuniu representantes de vários municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e equipes de Defesa Civil. Também prestigiaram o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Jr, e o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, além de deputados estaduais.

O vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, fez uma avaliação positiva do encontro estadual. “A avaliação é 100%. Somos gratos ao Governo do Estado e ao Governo Federal por terem tido carinho e respeito pela sociedade teresopolitana na época da tragédia de janeiro de 2011. Mas muito ainda tem que ser feito”, pontuou.

Já o secretário de Defesa Civil de Teresópolis, coronel Roberto Silva, destacou que o município vem construindo um sistema de defesa civil que se fortalece a cada dia, com as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, o sistema de cheias do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e a implantação dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), entre outras ações.

“Também temos o programa de segurança escolar, em que fazemos um treinamento de evacuação nas escolas. Vemos que esse ensinamento não fica só nos colégios, as crianças são multiplicadoras das informações recebidas em suas residências. Tudo isso somado é que faz o sistema de defesa civil funcionar, evitando a perda de vidas nesse período crítico das chuvas de verão”.
Secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Jr, com o governador Sérgio Cabral: união de forças para pronta resposta à população
Representantes de vários municípios acompanham o lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil
O plano

Desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil – grupo formado por órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal, entidades privadas e pela comunidade – o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, tem como objetivo planejar, coordenar e promover ações que reduzam os riscos de desastres. O documento consiste em um conjunto de procedimentos e ações para atender emergências e definir recursos humanos, suas respectivas competências, recursos materiais e equipamentos complementares para prevenção, controle e enfrentamento de possíveis acidentes.

Entre as ações propostas estão a preparação das comunidades, a pronta resposta nas ações de socorro, a assistência humanitária das populações afetadas e a reabilitação inicial dos cenários afetados pelos desastres. De acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, o plano servirá de base para a elaboração de documentos complementares relacionados ao monitoramento, alerta que visa reduzir danos e prejuízos decorrentes de desastres.

Segundo Simões, é a primeira vez que a Defesa Civil, que completa 30 anos nesta sexta-feira, dia 29, recebe R$ 50 milhões para fazer com que o sistema de alertas funcione no estado. Atualmente, 54 comunidades contam com o sistema de alerta. Outros 12 municípios devem receber o aparato até janeiro e, 15 cidades serão beneficiadas durante 2014.

Teresópolis conta com 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, distribuídas em 13 comunidades, na cidade e no interior. O município tem ainda mais duas sirenes, instaladas pela Prefeitura em duas escolas municipais, na zona rural, que disparam automaticamente quando o nível de água dos rios vizinhos aos prédios escolares atinge um nível crítico, indicando a possibilidade de transbordamento.
Vice-prefeito Márcio Catão e secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, representam o Executivo Municipal no lançamento do plano estadual de proteção contra desastres naturais
Vice-prefeito Márcio Catão, secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva, vereadores Maurício Lopes e José Carlos da Estufa: Executivo e Legislativo Municipal representados no lançamento do plano estadual
Obras de reconstrução

Durante o lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, apresentou os investimentos realizados para recuperar áreas que foram destruídas por desastres naturais em todo estado. De acordo com Pezão, foram investidos R$ 2,6 bilhões somente na Região Serrana, recursos aplicados em desobstrução e reconstrução de acessos, construção de pontes, contenção de encostas, drenagem, recuperação de rios, desapropriação de terrenos e construção de moradias populares.

Pezão alertou que a responsabilidade da retirada da população das áreas de risco é dos municípios. “Cada vez mais temos que comprar a briga e tirar as pessoas das áreas de risco. Em sete anos nunca deixamos de apoiar os municípios e de estar na linha de frente. Mas a responsabilidade é das cidades. Este é o grande chamamento que estamos fazendo com este plano”, assinalou.

Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário