Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ziraldo e a luta da Amagg pela restauração do Mirante da Granja Guarani em Teresópolis

Ziraldo e a luta da Amagg pela restauração do Mirante da Granja Guarani em Teresópolis
ZIRALDO E A LUTA DA AMAGG PELA RESTAURAÇÃO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI

O Quiosque das Lendas, nome oficial do Mirante da Granja Guarani, ganhou um aliado de peso para sua restauração. Ziraldo, o cartunista, jornalista, teatrólogo, chargista, cartunista e escritor, sem dúvida, um dos ícones da cultura brasileira, visitou o nosso carramanchão e se colocou à disposição da AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani para auxiliar no que lhe é possível para que o ponto turístico-cultural seja definitivamente recuperado.

Ziraldo, que esteve em nosso bairro junto com sua esposa, Márcia Martins, ficou encantado com a singular beleza do monumento erguido a mando de Arnaldo Guinle na Granja Guarani. Ele apreciou não só a estrutura arquitetônica como também o que ainda está intacto da pintura sobre azulejos do artista Jorge Colaço.

Vale ressaltar que já há uma decisão judicial em vigor obrigando a Prefeitura de Teresópolis e o Inepac, órgão estadual controlador dos monumentos culturais e que tombou o Mirante, a restaurarem o quiosque das Lendas.
A PMT, é verdade, tratou de limpar todo o entorno do Mirante, até nas proximidades da conhecida Curva do “S”, na estrada do Araken, área que, pelo acordo judicial, foi transferida para o município pelo ex-proprietário do terreno onde se encontra o carramanchão.

Ocorre que, desde então, muito embora o secretário de Cultura, Wanderley Peres tenha demonstrado real interesse na luta da AMAGG pela recuperação do monumento, nada mais se fez no local.

As primeiras informações do secretário é que a área seria devidamente cercada para evitar a continuidade do processo de degradação. Também foi divulgado um projeto que aponta que o quiosque ganhará uma estrutura cultural e paisagística ao seu redor e que o local ficará protegido sob a responsabilidade da guarda patrimonial da PMT. Mas, até aqui, os planos não saíram do papel.

A comunidade da Granja Guarani em especial e de toda a sociedade teresopolitana aguardam ansiosas por um desfecho positivo deste processo de restauração. A AMAGG conhece e compreende bem o processo burocrático que, muitas vezes, emperra a máquina pública e torna ainda moroso o trabalho em vários setores.

Mas, no caso da restauração do Mirante, assim como da revitalização do Lago Iacy, outro ponto tombado pelo Inepac, entendemos nós da AMAGG, que o limite de espera chegou ao fim. No caso específico do Iacy, após os trabalhos de desassoreamento do lago, a PMT divulgou que seria contratada uma empresa para a finalização dos trabalhos. Isso ocorreu há cerca de 40 dias e também até agora nada.

Quem sabe agora, com o pai do Menino Maluquinho, o homem que com inteligência e astúcia brigou por um país mais livre e justo;tudo seja feito ! Assim esperamos!
Ziraldo se encantou com o Mirante da Granja Guarani

Fotos:divulgação 
AMAGG 
Texto:Leonardo Calazans
Fonte:AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani /Leonardo Calazans

Nenhum comentário:

Postar um comentário