Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Banda de Teresópolis é campeã nacional

A Corporação Musical Beatriz Silva se apresentou em Taubaté e conquistou o primeiro lugar nacional
Banda do Beatriz Silva vence concurso nacional

Teresópolis, 13 de dezembro de 2013 - Mais uma boa notícia para a Educação Municipal neste final de ano: a Corporação Musical Beatriz Silva conquistou o XXI Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras Infanto-Juvenil. Os 55 componentes da banda estiveram em Taubaté, estado de São Paulo, no último final de semana, onde aconteceu a competição, e conseguiram 90 mil dos 100 mil pontos possíveis na categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Infanto-Juvenil, sagrando-se campeã absoluta. A escola está em festa e os estudantes estão orgulhosos pelo título, já objetivando o bicampeonato em 2014.

“A Banda do Beatriz Silva vem trabalhando com muita vontade e no ano de 2013 temos investido muito na sua participação em eventos relacionados. Este ano tivemos o grande mérito de vencer o campeonato estadual, concorrendo com todas as bandas do estado do Rio de Janeiro, e assim conseguir a classificação para participar do Campeonato Nacional. Para nossa felicidade e pelo esforço da garotada, dos pais e dos parceiros, eles foram a São Paulo e trouxeram o primeiro lugar. Estamos felizes demais”, comemorou a diretora Jane Lara Motta.

No Campeonato, a Corporação Musical Beatriz Silva conseguiu a maior nota em dois dos três quesitos analisados pelos jurados do concurso: Corpo Musical e Corpo Coreográfico. E ficou em terceiro no quesito Balisa. A soma das notas foi o suficiente para abrir uma boa vantagem dos outros competidores, garantindo o primeiro lugar. Na segunda colocação, ficou a B.P. Marcial com Liras do CEI Bela Vista do Paraíso da Cidade do Paraná e a Corporação Musical Dragão Azul, do Rio de Janeiro, que empataram com 84.500 pontos. O quarto lugar ficou com a Banda de Tambores Sinfonia das Rosas, também do Rio de Janeiro, com 83.500 pontos.

“Depois de vencermos o estadual em Queimados, disputamos com mais de 20 bandas de todo o Brasil, em Taubaté, e nos tornamos a primeira banda de Teresópolis a ganhar o Campeonato Estadual e Nacional em um mesmo ano. Tentamos este título desde 2009 e o mérito todo é dos alunos que se esforçaram muito, do apoio que recebemos da Secretaria Municipal de Educação, da diretora Jane Lara e dos nossos parceiros. Para 2014, já estamos pensando em um novo repertório, pois sabemos que a cobrança vai ser grande”, disse o maestro Evaldo Cândido Pereira que ainda comemora a vitória.
No repertório responsável pela temporada vitoriosa de 2013, a Corporação Musical Beatriz Silva, apresentou como música de entrada “Revoluções Por Minuto” da banda RPM. Como músicas de “concha”, aquelas em que a banda toca parada, para a análise dos jurados, as canções “Anunciação” de Alceu Valença e um pot-pourri de tributo aos Rolling Stones. Como música de saída, apresentou “Viva la Vida” da banda britânica Coldplay.

Além do valor musical e social, o trabalho com música nas escolas da rede municipal de ensino enfatiza o valor pedagógico da questão ensino-aprendizagem. “A banda do Beatriz Silva tem uma questão social muito forte e nós entendemos que a banda é um dos dedos da escola. Ela não funciona isoladamente porque faz parte das atividades escolares. A gente entende que agregar música, cultura e dança faz com que o processo de aprendizagem melhore e por isso investimos bastante nisso. São crianças que, em outra situação, talvez não tivessem a oportunidade de acesso a esses instrumentos de aprendizagem”, analisa a diretora Jane Lara Motta.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário