Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, faz palestra sobre Turismo em Teresópolis

Vice-prefeito, Márcio Catão, ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, e o presidente da Câmara, Mauricio Lopes
Ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, faz palestra sobre Turismo em Teresópolis

Teresópolis, 4 de dezembro de 2013 – Com entrada franca, aconteceu na noite desta terça-feira, 3 de dezembro, no Sesc Teresópolis, a palestra ‘Uma Grande Oportunidade para o Futuro de sua Cidade’, ministrada pelo ex-prefeito da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Pedro Bertolucci.

Iniciativa do Sebrae/RJ e da Aciat (Associação Comercial,Industrial e Agrícola de Teresópolis), o evento reuniu empresários da cidade e contou com a presença do vice-prefeito, Márcio Catão, dos secretários municipais de Turismo, Henrique Carregal, e do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, além dos vereadores, Sergio Pimentel, Da Ponte e do presidente da Câmara, Maurício Lopes.

Gestor da cidade gaúcha por quatro mandatos, Bertolucci falou sobre as iniciativas de êxito que foram implementadas, transformando o município de Gramado em referência no turismo nacional. Com uma visão moderna e empreendedora de administração, Pedro explicou que todos precisam se unir e trabalhar em conjunto, focando num projeto de desenvolvimento local. “Gramado, hoje, referência no turismo, não nasceu assim, pronta. Chegamos ao status atual graças a um trabalho de parceria entre a comunidade, poder público e empresários locais”, apontou Bertolucci.
Secretário de Turismo, Henrique Carregal, com o palestrante da noite, Pedro Bertolucci
 Ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci, entre empresários da cidade de Teresópolis

Durante a palestra, ele apresentou a história de sucesso da cidade nos últimos 30 anos como destino turístico e cidade sustentável, que recebe, hoje, 5 milhões de turistas por ano. O ex-prefeito falou, ainda, sobre a criação dos diversos eventos de Gramado, como o Festival de Cinema de 1973, o Natal Luz de 1986 e o Festival de Turismo de 1988. A cidade conta com 150 hotéis e 125 restaurantes. O resultado de todas essas ações levou o município de Gramado, entre outras conquistas, a ser o terceiro destino turístico mais desejado do Brasil e a ter o título de destino turístico mais seguro do país.

“O principal aprendizado que podemos tirar dessa apresentação foi a cumplicidade do poder público com o privado, fortalecendo as ações, obtendo assim melhores resultados” frisou o vice-prefeito, Márcio Catão, destacando ainda a importância de investimento no serviço público e da valorização do funcionário.

Para Henrique Carregal, secretario municipal de Turismo de Teresópolis, o turismo, hoje, movimenta quase 90% da economia da cidade, envolvendo todos os setores econômicos e baixando o índice de desemprego. “Esta visita do Pedro foi muito importante porque acredito que Teresópolis também pode descobrir e potencializar sua identidade e seus atrativos. O turismo é o negócio que mais cresce no país e a nossa cidade está vivendo, hoje, um momento de interesse coletivo, como ficou demonstrado no recente plantio das hortênsias, onde o poder público e o privado atuaram em conjunto, além da participação da população em geral” declarou.

A palestra abordou aspectos da economia, empregabilidade, formação de consciência da comunidade, inclusão social, espírito comunitário e participativo, estruturas turísticas e infraestrutura urbana, qualidade de vida, o papel do poder público no desenvolvimento, planejamento, abertura de novos mercados, sustentabilidade, plano diretor, modernização da gestão pública e temas correlatos.

O objetivo das entidades teresopolitanas ao convidar o ex-prefeito de Gramado, que em suas quatro administrações a frente da cidade de Gramado (RS) demonstrou muita habilidade em gerencia pública, foi mostrar como se pode transformar uma cidade com o envolvimento total da comunidade, da iniciativa privada e do poder público local.

Ao final da palestra, os convidados puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, compartilhando ideias em um empolgante bate-papo.
Palestra ministrada pelo ex-prefeito da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Pedro Bertolucci, reuniu, além dos empresários da cidade, representantes do poder público, no Sesc Teresópolis
Texto- Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário