Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Governo Federal aprova projeto para novas vagas em Residência Médica do UNIFESO Teresópolis

Campus Sede do UNIFESO Teresópolis
Governo Federal aprova projeto para novas vagas em Residência Médica do UNIFESO

O Programa de Residência Médica do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) traz grandes expectativas para 2014 com a aprovação de novas vagas, financiadas com recursos do Governo Federal. Agora o programa conta com duas novas especialidades, Anestesiologia (com duas vagas) e Medicina Intensiva (com duas vagas); e o aumento de vagas em duas já existentes, Pediatria e Ortopedia.

A proposta foi enviada em quatro projetos em setembro, em resposta ao Edital 29 do PRÓ-RESIDÊNCIA, do Ministério da Saúde, que visa oferecer financiamento externo das bolsas de estudos às instituições que ofereçam novos programas de residência ou que queiram aumentar vagas em programas já existentes. No dia 4 de dezembro a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), visitou o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), entre outros campi do UNIFESO, e no dia 17 de dezembro os projetos foram aprovados na plenária da CNRM.

Ao todo serão 23 vagas para o primeiro ano, sendo três para Cirurgia Geral, três para Clínica Médica, três para Ostetrícia/Ginecologia, três para Pediatria, três para Ortopedia, duas para Anestesiologia, duas para Medicina Intensiva, e quatro para Medicina de Família e Comunidade, já válidas para 2014 com provas previstas para janeiro e fevereiro. “É mais uma grande conquista para o UNIFESO, uma instituição reconhecida em todo o país como centro formador na graduação em diversas áreas, que também se diferencia como um centro formador na pós-graduação médica lato-sensu. A proposta beneficia toda a região com novos recursos humanos, indo ao encontro do objetivo do governo federal de suprir a carência de médicos especialistas em todo o país, bem como da expectativa por novas vagas e especialidades para nossos egressos do curso de Medicina e de demais médicos não especialistas”, observou o professor Washington Sergio Gonçalves Milezi, coordenador do programa.

Forma de ingresso

O processo seletivo do UNIFESO ocorre em duas fases, ambas eliminatórias e classificatórias. Os candidatos que foram do PROVAB (Programa de Valorização da Atenção Básica) poderão ser beneficiados no resultado final. Mais informações sobre o ingresso no site do UNIFESO (www.unifeso.edu.br/posgraduacao/ccs/residencia-medica). A carga horária do residente é de 60 horas semanais, em rodízio de atividades hospitalares, ambulatoriais e na atenção básica, fazendo jus à bolsa de estudos no valor de R$ 2.976, 80. O professor Milezi destaca que o profissional que faz a residência médica é diferenciado dos demais, porque ao final de sua formação ele é considerado especialista naquela área de atuação, sendo reconhecido pelo MEC e pelos Conselhos Regionais de Medicina.

Conquistas em 2013

Além das novas vagas para a residência, o professor Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO, também comemora outros grandes passos que a Instituição deu em 2013, como a reorientação dos cursos de extensão; a produção acadêmica orientada através do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) e Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC); o rejuvenescimento do Poê-Terê,festival promovido pelo Centro Cultural FESO Pro Arte, com a FliSerrana; os projetos com fomento dos governos federal (Direitos Humanos), estadual (Acervo Cultural) e municipal (Projeto Florescer); e a implantação do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT). “Por essas e outras, deixo meu agradecimento a todos os que colaboraram conosco, e os votos de um 2014 ainda melhor do que este ano que se encerra”, finalizou.

FOTO: Campus Sede do UNIFESO
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário