Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Prefeito Arlei visita áreas afetadas pela forte chuva desta quinta-feira, 5 - interior de Teresópolis

Prefeito Arlei visita áreas afetadas pela forte chuva desta quinta-feira, 5 - interior de Teresópolis
Prefeito Arlei visita áreas afetadas pela forte chuva desta quinta-feira, 5

Frentes de trabalho realizam limpeza em diversos pontos atingidos pelo temporal

Teresópolis, 6 de dezembro de 2013 – Acompanhado do vereador Luciano, de Vargem Grande, e dos secretários municipais Roberto Silva, de Defesa Civil; André de Mello, de Meio Ambiente; José Cortázio, de Agricultura; Marco Antonio da Luz, de Segurança Pública, e Denilson Moraes, de Serviços Públicos, o prefeito Arlei esteve na tarde desta sexta-feira, 06, visitando as áreas afetadas pela forte chuva que caiu na cidade nesta última quinta-feira, 5.

Um dos locais mais atingidos pelas águas foi Vargem Grande, no 3º distrito. O bairro e adjacências sofreram com as chuvas, que alagaram plantações, impediram acessos e deixaram muita lama e sujeira pelo caminho.

Representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) também estiveram presentes nos locais atingidos, uma vez que a prefeitura, além de fazer a limpeza, refazer acessos e consertos no pavimento, também vai melhorar a passagem do rio, alargando as margens e aumentando o fluxo das águas, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o órgão (Inea).

Arlei esteve em Vargem Grande e também na Serrinha e localidades vizinhas, onde pôde constatar os danos. “As chuvas foram fortes e a prefeitura agiu rápido trazendo as equipes de limpeza e liberando as vias. Estamos fazendo de tudo para minorar o sofrimento e prejuízo dos moradores dessas áreas. Além da recuperação das vias, vamos melhorar o curso de água do rio para que estes problemas não voltem a acontecer”, afirmou o prefeito.
O vereador Luciano percorreu os locais junto ao prefeito e ao lado dos moradores e lembrou que a prefeitura acolheu a todos que tiveram problemas. “Quem teve problemas e ficou desalojado, foi levado para a escola Neidy Angélica e recebeu tudo que precisava, como colchões, alimentos e tudo mais. Graças a Deus as pessoas já voltaram para suas casas”, declarou.

Juntos, os secretários Roberto Silva, da Defesa Civil, e De Mello, do Meio Ambiente, estão, desde ontem, trabalhando no local. Eles disseram que, a partir de agora, será feito um trabalho não só de recuperação das vias de acesso, mas também de desassoreamento do rio a fim de evitar que os problemas não voltem a ocorrer na localidade.

“Limpamos a área e demos todo apoio necessário para os moradores. Aqueles que ficaram desalojados, rapidamente foram assistidos pelas equipes municipais. A prefeitura continua trabalhando para diminuir os problemas ocorridos pelas chuvas em toda a cidade, e já vem colhendo os frutos desse trabalho. Graças a Deus não registramos vítimas”, disse.

Uma das ruas mais atingidas em Vargem Grande foi Elviro Joaquim da Cunha, que já está recebendo obras de reparos, uma vez que inúmeros buracos foram abertos. Máquinas e caminhões estão trabalhando no local. As pontes e locais de difícil acesso dos moradores, também estão recebendo atenção especial do Governo Municipal.

Em Canoas, as intervenções emergenciais já foram tomadas, como a retirada de uma árvore que caiu e a limpeza da Estrada Isaías Vidal. 
Defesa Civil de Teresópolis em estágio de vigilância 

Nesta sexta-feira, 6, a Defesa Civil de Teresópolis encontra-se em estágio de vigilância, devido à previsão de pancadas de chuva e trovoadas. De acordo com o plantão do órgão, nas últimas 24 horas, no 3º Distrito, foi registrado alagamento de residências e de vias em Vargem Grande; queda de árvore e pequeno deslizamento de terra na Estrada Isaías Vidal, em Canoas; e desabamento de muro na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 10,5, na altura de Boa Fé.

Na área urbana, houve afundamento de solo na Rua Jarí, em Agriões, e queda de árvore na Rua 6 de Julho, na Quinta Lebrão. Foi registrado um volume de chuva de 46,6mm (hidrológico) no Comary, de 44,8mm no Rosário, de 42,2mm na Coréia, 40,8mm na Quinta Lebrão, e 36mm no Vale da Revolta. De acordo com a Defesa Civil, não foi necessário acionar sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instalado em comunidades do município. 

A Defesa Civil faz o acompanhamento permanente da previsão do tempo, através da sua sala de monitoramento. Informes são repassados com regularidade aos voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, bem como para a imprensa, a fim de orientar a população em caso de ocorrência de chuva forte. Os alertas também podem ser conferidos no endereço eletrônico www.dcteresopolis.blog.br. O telefone de emergência 199 funciona 24 horas para atender a população.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário