Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Projeto ‘Segundo Tempo’, do Ministério do Esporte, será implantado nas escolas municipais de Teresópolis



 Prefeito Arlei e o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli
Projeto ‘Segundo Tempo’, do Ministério do Esporte, será implantado nas escolas municipais de Teresópolis

Teresópolis, 9 de dezembro de 2013 - O prefeito Arlei recebeu, nesta segunda-feira, 9 de dezembro, em seu gabinete, a visita do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, e do ex-futebolista, Roger Noronha, que apresentaram o projeto ‘Segundo Tempo’, do Ministério do Esporte.

“Essa visita é muito importante para nossa cidade porque Teresópolis já é o berço da seleção brasileira com a sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) aqui. Temos que aproveitar este momento de grandes eventos esportivos e avançar, ainda mais, na educação dos nossos jovens e o esporte sempre fez parte desse processo. Inclusive, já estamos nos preparando para receber a Seleção através da criação de uma comissão organizadora de assuntos para a Copa”, destacou o prefeito Arlei.

Presentes à reunião estavam também o vice-prefeito, Márcio Catão, os secretários municipais, de Governo, José Carlos Cunha, de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, e de Educação, José Leonardo Vasconcellos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Lopes, e ainda, o vereador Luciano de Vargem Grande, e o atleta de MMA, Delson Heleno, o famoso Pé de Chumbo.

“Minha visita tem como objetivo discutir com a prefeitura a possibilidade de trazer, para Teresópolis, projetos socioesportivos para que a cidade continue a cumprir o papel importante que sempre teve. Nosso desafio é a consolidação de uma política pública de esporte em todo o país”, declarou o Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli.

Para o secretario municipal de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, a implementação do projeto nas escolas será de grande valia na formação do caráter das crianças.

Voltado para a área da educação infantil, o Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Entre as modalidades esportivas oferecidas destacam-se futsal, basquete, corrida de orientação, tênis de mesa e voleibol. Além dos jogos, o programa conta com atividades complementares como oficinas culturais, educativas e orientações de saúde. O Segundo Tempo é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, com parceria do Governo do Rio de Janeiro.
(da esquerda para direita) Vice-prefeito, Márcio Catão, Prefeito Arlei, secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauricio Lopes, durante a apresentação do projeto federal ‘Segundo Tempo’

Histórico do Programa Segundo Tempo - PST

Criado pelo Governo Federal, o Projeto Segundo Tempo é um programa desenvolvido pelo Ministério do Esporte com o objetivo de integrar o indivíduo à sociedade através da prática esportiva e de atividades complementares no turno oposto ao das aulas da escola. O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes dos sete aos dezessete anos, expostos a um meio social que ofereça risco para seu desenvolvimento pleno como cidadão.

A meta do projeto é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança e o adolescente das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem.

A cada criança ou adolescente é ofertada a prática de no mínimo três modalidades esportivas com uma freqüência mínima de três vezes por semana e duas horas diárias. São ofertadas atividades complementares como reforço escolar e atividades culturais, além de um reforço alimentar, em função da carência do público atendido e por conta da realização das atividades acontecerem depois do turno escolar.
 Prefeito Arlei recebe visita do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, e do ex-futebolista, Roger Noronha, que apresentaram o projeto ‘Segundo Tempo’, do Ministério do Esporte
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário