Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UNIFESO Teresópolis recebe estudantes e professores de todo o estado na Jornada do Programa Jovens Talentos

Foto 1: À mesa (E) Mônica Dahmouche; Jorge Belizário; Alexandre Cadilhe; Carlos Henrique Carregal; e Alexandre Marchetti.
UNIFESO recebe estudantes e professores de todo o estado na Jornada do Programa Jovens Talentos

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu entre os dias 10 e 12 de dezembro a XV Jornada Científica do Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Cerca de 200 pessoas se inscreveram e participaram, entre estudantes de ensino médio e superior e professores orientadores de diversas instituições, além de docentes de escolas de ensino médio de todo o Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 10 de dezembro, no Auditório Omar Magalhães, com a presença dos professores Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis Jácome, Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do UNIFESO; Jorge Belizário, coordenador do programa representando o Presidente da FAPERJ; Mônica Santos Dahmouche; vice-presidente científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ); o Sr. Alexandre Marchetti, representante de Furnas Eletrobrás, apoiadora do evento; e o secretário de Turismo de Teresópolis, Carlos Henrique Carregal.

O professor Alexandre Cadilhe deu as boas-vindas em nome da Instituição e manifestou o desejo de que “os encontros sejam muito produtivos”. O coordenador do programa Jorge Belizário agradeceu ao UNIFESO pela parceria, “por ter sempre nos atendido muito bem”. O secretário Carlos Henrique parabenizou a iniciativa de todos e salientou que os inscritos “são jovens que buscam aflorar o talento, que é uma virtude importantíssima para a evolução de qualquer sociedade”. A vice-presidente científica da CECIERJ, Mônica Dahmouche, também ressaltou que “as habilidades desenvolvidas durante as pesquisas do programa são extremamente enriquecedoras, e estes jovens são pessoas especiais por terem feito esta escolha”.

A estudante Beatriz Bezerra Pessoa, do curso técnico de Agroindústria, veio de Bom Jesus de Itabapoana apresentar o seu trabalho sobre “Qualidade sensorial de cafés torrados e moídos comercializados na Região Noroeste do Rio de Janeiro”. “Resolvi participar porque acho muito bacana essa interação com profissionais e estudantes, fora que é um ponto a mais para o currículo”, explicou a estudante que planeja cursar Ciências Biológicas. “Fiquei encantada com os laboratórios do UNIFESO”, contou.

O evento teve 96 trabalhos expostos, atividades de encontros formais e informais entre todos os participantes, incluindo programação musical e palestras, entre outras. Ao todo participaram representações dos municípios e de instituições de ensino públicas e privadas de Teresópolis, Niterói, Pinheiral, Miracema, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Itaperuna, Volta Redonda, Guarus (ES), Lajes de Muriaé, Bom Jesus de Itabapoana, Valença e Campos. A avaliação dos trabalhos expostos durante a XV Jornada contou com a colaboração de estudantes de graduação do UNIFESO e o apoio dos professores Edneia Martuchelli Moço, do curso de Medicina e assessora de Desenvolvimento de Projetos; Maria Helena Carvalho, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Produção; Flávio Frony Morgado, do curso de Medicina; e Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS. Todos os 18 trabalhos foram apresentados na modalidade oral e foram premiados e classificados trabalhos das cidades de Angra dos Reis, Miracema e Campos.
Foto 2: Estudantes expõe trabalhos no hall do Auditório Omar Magalhães.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário