Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia da Cultura será comemorado em Teresópolis dia 05/11/13

5 de Novembro Dia da Cultura Brasileira será comemorado em Teresópolis com atividades culturais na Calçada da Fama a partir das 16h. Participe!

Dia da Cultura será comemorado em Teresópolis dia 05/11/13
Arte e designer:Ricardo Guarilha


Um pouco da história:
________________________________________________________________

Ciência e cultura

Em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o "Dia da Cultura e da Ciência", comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.

Mas o que significa cultura? Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente. Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir.

A cultura é viva, flexível e plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e díspares. Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio cultural herdado dos antepassados.

A cultura não é estanque: é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o que o homem faz na vida e que lhe não é inato ao nascimento pode ser considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação constante, produto e fator de imanência social.

Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus costumes, perde sua alma, fica sem identidade.

No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar e, a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam.

Quantas nações existem inseridas no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer, que ajudaram a formar um país plural.

Fonte: regenciaecotur.com.br

Cultura de Raiz e Música na Matriz com Trio Âncora em Teresópolis domingo 03/11/13

Teresópolis
Domingo tem Cultura de Raiz

Teresópolis, 31 de outubro de 2013 - Para quem já estava contando as horas, será realizada neste domingo, 3 de novembro, a partir das 10h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, a 11ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai reunir diversos artistas, apresentando o melhor da música do homem do campo.

Desta vez, curiosamente, o evento terá como tema a própria música de raiz e, é claro, o poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos em outubro de 2013. Assim, a música de Vinicius e sua parceria com Baden Powell estarão em evidência durante o encontro, além dos ritmos que já comandam o programa tradicionalmente.

Entre os artistas convidados, estão confirmados nomes como Afonso Domingues, declamando Vinicius, a cantora mirim Bia Morgan, sucesso na última edição, além de artistas sempre presentes, como o sanfoneiro Timbira, Zé Rodrigues, Vera Borcard e Amado Rodrigues. O ensaio técnico, que vai definir a ordem de apresentação e a escolha de repertório será realizado no sábado, 2 de novembro, a partir das 17h.

“Se o Cultura de Raiz já é um ótimo programa para as manhãs de domingo, desta vez será ainda mais agradável, tão suave e aprazível como era o grande poeta e compositor Vinicius de Moraes. Vale a pena conferir”, convida o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Em formato de programa de auditório e cenário de cozinha de roça, o evento tem coordenação do subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant'Anna. A apresentação mais uma vez ficará a cargo do engenheiro agrônomo Beto Selig. E o lanche à moda caipira, com café, sucos e bolos, servido logo no início da manhã, também está garantido. Entrada franca.

Trio Âncora no Música na Matriz

Também no domingo, dia 3, acontece às 16h mais uma edição do Projeto Música na Matriz. Desta vez, a atração será o Trio Âncora, com Luiz Claudio Peixoto (piano/teclado), Paulinho Chermaut (voz/baixo) e Cacau (percussão). No repertório, novamente, canções de Vinicius de Moraes. O concerto terá a participação especial de Diva Linhares que, entre uma música e outra, irá declamar poemas de Vinicius. Domingo, às 16h, na Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, no Centro. 

Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Pesquisa apresenta propostas para prevenir acidentes ambientais em Teresópolis

Na ordem, Walfram Lang, geógrafo da SLE, Tenente-coronel André de Melo, Secretario de Meio Ambiente, e Raimundo Lopes, assessor da Secretaria de Meio Ambiente
Pesquisa apresenta propostas para prevenir acidentes ambientais no município

Teresópolis, 31 de outubro de 2013 – Foi apresentado na semana passada, o resultado da pesquisa “Percepção Social de riscos associados a fenômenos extremos para a identificação de medidas de adaptação as mudanças climáticas baseadas nos ecossistemas na Mata Atlântica”. Feita pelo geógrafo Wolfram Lang, a apresentação teve como tema principal alertar para as áreas de vulnerabilidade geográfica no município, segundo a percepção da população local.

Realizada entre os meses de julho e outubro em quatro localidades do município (Santa Rita, Vieira, Granja Guarani e Caleme), e contando com o patrocínio da GIZ Brasil (Agência Alemã de Cooperação Internacional), o estudo foi desenvolvido por profissionais do Centro de Treinamento Avançado em Desenvolvimento Rural (SLE), da Universidade de Humboldt de Berlim/Alemanha, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Nosso objetivo principal é observar a participação da população e a percepção de níveis associados aos eventos extremos focando na valorização dos serviços ecossistêmicos. Ou seja, nossa meta é montar um panorama sobre como a população age diante das mudanças climáticas e como elas percebem que o próprio meio ambiente pode ajudar a reduzir o número de acidentes caudados por essas mudanças climáticas”, explicou Walfram Lang, geógrafo da SLE.

O resultado da pesquisa apontou quatro aspectos que definiram as áreas de atuação da pesquisa: vulnerabilidade, serviços ecossistêmicos, responsabilidade e possibilidades.

No critério de vulnerabilidade, analisando a exposição e a sensibilidade quanto à área em que mora, foi avaliado que a população pesquisada tem uma alta percepção de sua exposição, resultado positivo para a pesquisa. A média da população dos quatro bairros visitados foi de 0,7, onde 0 é baixo e 1 é o máximo que se pode alcançar.

Quanto aos serviços ecossistêmicos, principal objeto de pesquisa, foi apontado que a população percebe as funções e as medidas dos serviços ambientais. Um terço das pessoas entrevistadas avalia como úteis as funções da mata nativa de cada região. Entretanto, a falta de conhecimentos específicos dos serviços ecossistêmicos preocupou os pesquisadores.

No geral, foi avaliado que é necessária a adoção de medidas como o uso dos meios de comunicação nas comunidades, um mutirão de reflorestamento e oficinas que ativem o senso de proteção ambiental nas pessoas.

“A pesquisa é fundamental para que possamos formular meios que possam prevenir as áreas de risco contra acidentes ambientais e conscientizar as pessoas para essas áreas. A pesquisa fez considerações e apresentou propostas para que possamos realizar esse trabalho de prevenção”, avaliou Raimundo Lopes, assessor da Secretaria de Meio Ambiente.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Faetec com inscrições abertas para mais de 200 vagas de formação Técnica e Superior na Região Serrana

Teresópolis RJ
Prezados,

Para conhecimento, repassamos no anexo release com o título: "Faetec com inscrições abertas para mais de 200 vagas de Formação Técnica e Superior na Região Serrana".


 Prefeitura Municipal de Teresópolis - Assessoria de Comunicação 
(21) 3641-5507

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vice-governador Pezão e prefeito Arlei visitam obras do Estado em Teresópolis

Comitivas do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresópolis visitam as obras de infraestrutura das casas populares na Fazenda Ermitage
Vice-governador Pezão e prefeito Arlei visitam obras do Estado em Teresópolis-Vistoria incluiu casas populares na Ermitage, obras de contenção no Espanhol e de controle de cheias na Ponte do Imbuí e em Campo Grande


Teresópolis, 30 de outubro de 2013 – O vice-governador Luiz Fernando Pezão, acompanhado do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, do subsecretário extraordinário de Obras na Região Serrana, José Beraldo Fortuna, da presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, e comitiva, passou a manhã desta quarta-feira, 30, em Teresópolis vistoriando o andamento das obras de reconstrução realizadas pelo Governo do Estado no Município. A visita foi acompanhada pelo prefeito Arlei e o vice-prefeito, Márcio Catão, junto com os secretários de sua equipe de governo, além dos vereadores Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlão, Dedê da Barra, Da Ponte, Fábio Filé, Luciano de Vargem Grande e Serginho Pimentel.


Na Fazenda Ermitage, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), foi conferido o andamento das obras de infraestrutura para a construção de até 1.664 unidades habitacionais do programa federal Minha Casa Minha Vida. As moradias são destinadas a famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011 que, enquanto aguardam a construção das habitações, recebem o aluguel social pago pelo Governo do Estado e pela Prefeitura.

As obras de infraestrutura em todo o terreno, que representam um investimento de R$ 21 milhões, compreendem drenagem, canalização do Rio Ermitage, contenção de encostas, implantação de redes de abastecimento de água, de esgotamento sanitário com estação de tratamento, de telefonia e de energia elétrica. Incluem ainda a construção de um viaduto sobre a Estrada Rio-Bahia, para facilitar o tráfego de veículos diretamente com o centro da cidade, e de vias de acesso e de circulação interna do condomínio. O conjunto habitacional contará com espaço destinado à construção de lojas comerciais, creche, escola, posto de saúde, estacionamentos e áreas de lazer.

Vice-governador Luiz Fernando Pezão e prefeito Arlei inspecionam as obras em andamento na Fazenda Emitage
Obras de infraestrutura em andamento no terreno das casas populares, na Ermitage
Pezão garantiu que as primeiras 740 unidades habitacionais deverão estar concluídas até agosto do ano que vem. “Acreditamos que até o final de agosto de 2014 sejam entregues os primeiros 740 apartamentos, e até o final de 2014, se Deus quiser, entregaremos o restante. Isso dependendo do tempo, já que na Região Serrana chove muito, o que dificulta o andamento das obras. É um lugar belíssimo e tenho certeza que as pessoas terão orgulho de morar aqui. Vamos trazer cidadania e dignidade a essas pessoas que perderam suas casas e estão sofrendo no aluguel social”, disse o vice-governador.


Pezão citou ainda a dificuldade encontrada pelo Estado e a Prefeitura na busca de terrenos no município para a construção de mais 200 casas populares pré-fabricadas, em estruturas modulares. “Temos condições de, em três ou quatro meses, fazer mais 200 moradias, é um processo em que se monta uma casa em cinco ou seis dias. Mas precisamos de terrenos seguros para a construção. Em Teresópolis tem um sério problema, pois infelizmente, quando aparecem, são áreas que não possuem registro em cartório”, explicou.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão salientou que desde 2011 várias obras de reconstrução já foram executadas pelo Estado em Teresópolis, e que outras estão em andamento. “O Estado, junto com o Governo Federal, está aportando aqui R$ 465 milhões. Estamos correndo atrás do prejuízo. A presidente Dilma tem sido uma grande aliada nossa na alocação de verbas para as contenções de encostas, dragagem dos rios e a construção dos parques fluviais. Todas as nossas obras de dragagem e drenagem estão andando, e o que falta estamos fazendo projetos e licitando”.

Vice-governador Pezão e prefeito Arlei na Rua Nossa Senhora das Graças, no Espanhol: o bairro receberá obra de contenção orçada em R$ 51 milhões
Obra de contenção de cheias no Rio Imbuí
Pezão e Arlei, acompanhados de comitiva, visitam as obras de contenção de margens de rio na Ponte do Imbuí
O prefeito Arlei aproveitou a visita de Pezão para solicitar outras importantes obras para Teresópolis. Entre elas, a construção de nova galeria pluvial na Reta, para evitar alagamentos no centro da cidade. “A Prefeitura já fez o projeto e o vice-governador disse que o Estado vai custear a obra. Na verdade, tem que fazer uma nova galeria, porque a existente é muito antiga. Esse ano não dá, mas no ano que vem começaremos esta obra, que também é tão esperada”.

Arlei também confirmou que, apesar da dificuldade de encontrar terrenos regularizados, continua a busca por áreas para a construção de novas casas populares para as vítimas das enchentes de 2011. A ideia é construir as moradias em vários locais, sempre mantendo as famílias perto de suas antigas residências. “Não adianta levar as pessoas da cidade para o interior, nem trazer os moradores do interior para a cidade. As pessoas têm que se adequar nos locais onde trabalham e mantêm sua convivência”.

O vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, avaliou positivamente a visita do vice-governador Luiz Fernando Pezão. “É importante que ele tenha a percepção de quantas obras foram feitas em termos de parceria, não só com o município, mas também com o Governo Federal, e entender que ainda tem muita coisa a ser realizada. Agradecemos ao Estado, na figura do vice-governador Pezão, e também ao prefeito Arlei por mobilizar todos os seus secretários nesse processo”.

Encostas e rios

Da Fazenda Ermitage, o grupo seguiu para o bairro Espanhol, seriamente afetado pela tragédia de janeiro de 2011 e que receberá uma grande obra de contenção de encosta. Orçada em aproximadamente R$ 51 milhões, a intervenção, que inclui o bairro vizinho de Jardim Féo, prevê a construção de muro de gabião, captação de água e drenagem da parte alta até o Rio Paquequer, recuperação florestal e do pavimento. Prevê ainda a instalação de sensores de movimento de terra com ligação via rádio, que serão monitorados pela Defesa Civil Municipal em época de fortes chuvas. O objetivo é alertar o órgão quando houver indicação para a desocupação da área em caso de risco de deslizamento de terra. O projeto foi concluído e será encaminhado para licitação, tendo em vista a contratação de empresa responsável pela execução dos trabalhos.

Do Espanhol, a comitiva se dirigiu à Ponte do Imbuí, Posse e Campo Grande, onde empresa contratada pelo Estado, através do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), realiza uma série de obras de controle de inundação. Drenagem, limpeza, desobstrução e contenção de margem de rios, bem como reflorestamento das áreas devastadas pela enchente, são algumas das ações que continuam sendo executadas na região. As intervenções em andamento totalizam um investimento de R$ 156,7 milhões.

Além da recuperação da calha hidráulica do Rio Príncipe, que vai desde a Cascata do Imbuí até o Campo Grande, uma grande muralha de blocos pré-fabricados de concreto armado, com 3,5m de altura, percorre as margens do rio que, além da contenção, ganhou também uma ponte de concreto e projeto paisagístico.

Outro projeto que está em fase de preparação é a construção de barragem na cabeceira do Rio Príncipe e de um parque fluvial entre a Posse e o Campo Grande, com previsão de conclusão em abril de 2015.
Marilene Ramos,Pezão e Arlei conferem a continuidade das obras de contenção de inundação em andamento em Campo Grande
Canalização do Rio no Campo Grande Teresópolis RJ
Obras do Estado em Teresópolis

De acordo com levantamento das ações de reconstrução do Governo do Estado, Teresópolis recebeu 17 grandes obras de contenção, todas concluídas, nos bairros Golfe, Caleme (Ruas Canário e Nhambu), Três Córregos, Salaco, Frades (seis) e Fischer (seis). Estão em andamento outras intervenções de encosta no Caleme, Vila Muqui e Posse (Solar Renan e Estrada do Inconha). Serão iniciadas ações no Espanhol, Jardim Féo, Salaco, Rosário e Pimentel.

O Estado construiu cinco pontes (Parque do Imbuí, Cascata do Imbuí e Caleme – na cidade; Providência e Rancho Velho – no interior); e outras duas estão em andamento (Pessegueiros e Cruzeiro, no interior).

Em relação à recuperação dos rios, estão previstas para ter início em janeiro de 2014 as obras de dragagem e canalização do Rio Meudon, com previsão de término em fevereiro de 2015, totalizando investimentos na ordem de R$ 31,9 milhões.

Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura Terê Total- Mais fotos do evento 


Prefeitura de Teresópolis recomeça entrega de kits de móveis e eletrodomésticos as vítimas de 2011


 Silvia Francisca Dias, no Morro dos Pinheiros, também ficou satisfeita com a entrega dos kits
Prefeitura recomeça entrega de kits de móveis e eletrodomésticos as vítimas de 2011 

Teresópolis, 29 de outubro de 2013 - A Prefeitura de Teresópolis deu início nesta terça-feira, 29, a mais uma etapa da entrega dos kits de móveis e eletrodomésticos, adquiridos pelo Governo do Estado, às famílias atingidas pelo temporal de janeiro de 2011 e que perderam bens móveis na tragédia. 

Desde abril, daquela época, a Secretaria de Desenvolvimento Social do município já distribuiu 383 kits, restando 58, que estavam retidos por decisão judicial e que recomeçaram a ser entregues esta semana. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis e foi acompanhada pela secretária da pasta, Graça Granito, seguida das assistentes sociais, Rafaela Dália e Aurilucia Gomes, e equipe. 

“Graças a Deus estamos resolvendo, por fim, essa questão dos kits. A Justiça liberou e hoje reiniciamos o trabalho começado em 2012. As famílias atingidas já são atendidas pelo aluguel social e agora recebem móveis básicos para recomeçar a montar suas casas”, destacou Graça. 

Com prioridade para famílias atendidas pelo aluguel social e incluídas no Bolsa Família, as assistentes sociais da Prefeitura começaram um trabalho de busca e averiguação das condições atuais de cada família já cadastrada na Secretaria para o recebimento dos kits. Este trabalho está sendo realizado através de visitas domiciliares. Segundo a assistente social, Rafaela Dália, cerca de 20 visitas já foram feitas, mas apenas oito famílias foram encontradas para receber os kits.
 A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis e foi acompanhada pela secretária da pasta, Graça Granito
Compostos por fogão, geladeira, jogo de panelas, televisão, sofá e armários, os kits estão sendo levados pela Prefeitura até os endereços das famílias contempladas. Os quatro primeiros kits entregues nesta terça-feira, 29, foram para a doméstica, Dasisa Domingos, ex-moradora do Dente de Ouro e atualmente residente no Jardim Meudon; Silvia Francisca Dias e Thereza Eleta da Silva, que hoje vivem nos Pinheiros; e Ana Maria Modesto Lopes, no Perpétuo.

“Estou de alma lavada. Nem acreditava mais que iria receber móveis novos para recomeçar minha vida. Para mim, isto é um incentivo muito grande”, comentou Dasisa. Emocionada Ana Maria também agradeceu. “Nossa estou tão feliz que dá vontade de chorar. Tudo que tenho é emprestado. Agora posso devolver e contar com as minhas próprias coisas”, disse Ana. Desempregada e vivendo apenas do aluguel social, Silvia Dias falou da alegria de ganhar móveis novos. “Nossa! Eu precisava de tudo. Todos os meus móveis estão muito velhos e eu não tinha condições financeiras de comprar nada. Muito obrigada”, agradeceu.
Dasisa Domingos, ex-moradora do Dente de Ouro e atualmente residente no Jardim Meudon recebeu seu kit nesta terça-feira, 29
Emocionada Ana Maria também agradeceu pelos móveis novos
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcos Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis marca presença na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

Plenária da Conferência Nacional de Meio Ambiente
Teresópolis marca presença na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

Teresópolis, 29 de outubro de 2013 - Com a presença de 2.500 participantes de 27 estados e do Distrito Federal, foi realizada, em Brasília, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O encontro, que terminou domingo, 26, discutiu soluções para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Esta é uma conferência que traz vocês para cá como agentes de transformação”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em discurso dirigido aos 1.340 delegados que discutiram temas e elaboraram propostas para o fim dos lixões, o consumo sustentável e a logística reversa e a inclusão dos 850 mil catadores em atividade no país.

O subsecretário de Meio Ambiente de Teresópolis, biólogo Leandro Coutinho, participou de um debate como convidado do Ministério do Meio Ambiente, onde apresentou sua experiência sobre a redução dos impactos ambientais com a implantação da coleta seletiva. Ele ainda abordou a participação da Agenda 21 na elaboração de políticas públicas que estabeleçam metas e encaminhem soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente.

Em nome do Prefeito Arlei, o subsecretário Leandro Coutinho convidou a Ministra Izabella Teixeira para conhecer Teresópolis e solicitou investimentos do ministério na recuperação das áreas atingidas pela tragédia de 2011. Ele também pediu ajuda para a implantação do Plano Municipal de Saneamento, que engloba o tratamento de água, esgoto, resíduos e drenagem pluvial - este Plano já está sendo elaborado. A Ministra ressaltou que o Ministério do Meio Ambiente está estruturando o Programa Brasil + 20: Programa Nacional para Municípios Sustentáveis. Um dos pressupostos do BRASIL+20 é a convergência de informações e ações dos agentes governamentais e não governamentais que atuam na construção da sustentabilidade.

Indicada pelo Fórum da Agenda 21 de Teresópolis para compor a comissão organizadora da Conferência Estadual do Meio Ambiente, Rosayni Batalha também participou da Conferência Nacional. Ela foi eleita delegada estadual e assim pode contribuir na defesa das ações que facilitem o desenvolvimento sustentável do nosso município.

Foram priorizadas 15 ações em cada eixo temático: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental. Entre todos os eixos, a proposta mais votada foi do Eixo 3 sobre geração de trabalho, emprego e renda. Com 562 votos, a ação propõe “garantir recursos financeiros para que os municípios e o Distrito Federal tenham condição para que as cooperativas/ associações de catadores de materiais recicláveis executem o trabalho de coleta seletiva, triagem e educação ambiental nas regiões de sua localização, com a devida remuneração pelo poder público, disponibilizando espaços físicos para as suas instalações e ecopontos”.

Mobilização nacional

Após meses de uma mobilização que reuniu mais de 200 mil pessoas em mais de 65% dos municípios brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal, os delegados presentes na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, escolheram as 60 ações prioritárias para auxiliar na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Coordenador geral da Conferência, Geraldo Abreu destacou que o sucesso do encontro se deve ao resultado positivo dos estados. “Foi isto que consolidou esta como a maior das conferências de meio ambiente já realizada no País”, afirmou. Para o coordenador, a maior inovação deste encontro foi a abordagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), de forma que a sociedade tenha a chance de reverter este “quadro dramático do Brasil”. Geraldo disse ainda que a Conferência é apenas o começo de um longo processo que ainda deve avançar. “Precisamos dar outros passos para efetivar as propostas que aprovamos aqui”, indicou.

Para o coordenador do evento, a metodologia utilizada desde as etapas municipais foi fundamental para qualificar as propostas e dar foco às ações que devem ser aplicadas. “Este método tornou o delegado um protagonista do processo, propiciando que ele contribuísse com os temas de forma mais ativa. Também evitou que centenas de sugestões entrassem no texto final, tornando-as inexequíveis”, explicou.

Por fim, Geraldo Abreu deixou um recado para o poder público: que não deixe a PNRS para trás. “As pessoas estão dispostas a mudar e os segmentos organizados prontos para contribuir com esta política”, concluiu.
Leandro Coutinho e a ministra do Meio Ambiente Izabella TeixeiraDebate sobre a Política Nacional de Resíduos
Fotos - Divulgação
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

UNIFESO Teresópolis realiza pesquisa dos solos das rodovias na Região Serrana

UNIFESO Clipping Teresópolis
UNIFESO realiza pesquisa dos solos das rodovias na Região Serrana

A equipe de pesquisa do projeto Forma-Engenharia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) apresentou no dia 8 de outubro os resultados parciais da pesquisa “Diagnóstico Estrutural dos Solos nos Taludes das Rodovias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Trecho: Carmo - Sumidouro - Teresópolis”, no CIEP Professor Vasco Fernandes da Silva Porto. No encontro, o grupo formado pela professora Cátia Araújo Farias, coordenadora do projeto e docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO, a estudante Thamirys de Araujo Siqueira, do mesmo curso, o professor Ancelmo José Ribeiro da Silva, do CIEP, e estudantes do colégio, teve a oportunidade de divulgar as ações de campo do projeto, além de dar algumas orientações sobre o processo de admissão nos cursos de Engenharia do UNIFESO.

Sobre o projeto

No ano passado a professora Cátia Farias teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com isso, o UNIFESO firmou com o Conselho um Protocolo de Cooperação Científica, Tecnológica e de Inovação, que visa propiciar a atuação conjunta das partes na aplicação de políticas estratégicas de governo para a consecução de programas e projetos de capacitação de recursos humanos e de programas e projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, dentro do programa Forma-Engenharia – programa que oferta bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação e dos ensino médio e técnico visando a estimular a formação de engenheiros. O Forma-Engenharia nasceu da preocupação de o Brasil sofrer a partir de 2020 um “apagão de engenheiros”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Salomão cobra solução para a retomada das obras da Ponte do Madruga em Teresópolis


SALOMAO e MORADORES na PONTE DO MADRUGA em 26 setembro 2013
Salomão cobra solução para a retomada das obras da Ponte do Madruga

Deputado quer que o INEA informe sobre a paralisação das obras da ponte e a Secretaria de Obras apresente uma data para o início da construção da Ponte do Cruzeiro, em Teresópolis

“Meu gabinete está preparando um ofício à presidência do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), pedindo explicações sobre a paralisação das obras da Ponte do Madruga, no Segundo Distrito de Teresópolis”, revelou o deputado estadual Nilton Salomão na manhã do dia 29 de outubro. "Também vou fazer contato com o Dr. José Beraldo Fortuna Soares, Sub-secretário Estadual para a Reconstrução da Região Serrana, para obter mais informações. Aliás, queremos saber da Secretaria Estadual de Obras quais as expectativas que se pode ter em relação à obra da Ponte do Cruzeiro, que teve a licitação cancelada e também é de suma importância para a população local e o escoamento da produção agrícola da região”, completou o deputado.

Fonte:Gab. Teresópolis Deputado Nilton Salomão

Comediantes Giovanna Fraga e Sil Esteves apresentam “Batom Comedy” em Teresópolis, dia 7/11

Comediantes Giovanna Fraga e Sil Esteves apresentam “Batom Comedy” em Teresópolis, dia 7/11
Comediantes Giovanna Fraga e Sil Esteves apresentam “Batom Comedy” em Teresópolis, dia 7/11-Em um novo formato de stand up, as comediantes ficam sempre juntas no palco e alternam piadas com show musical e improviso

A dupla Giovanna Fraga e Sil Esteves promete arrancar muitas gargalhadas de quem for ao Sesc Teresópolis no dia 7/11, quinta-feira. As louras comandam, na quadra de esportes, às 20h, o stand up “Batom Comedy”, espetáculo com o qual vêm divertindo plateias de várias partes do Brasil desde 2012. Com ingressos a preços populares que variam de R$ 2 a R$ 8, o show de humor tem inserido o Rio de Janeiro no contexto do stand up comedy feminino nacional de uma forma diferenciada. O espetáculo traz uma comédia em que situações do cotidiano são expostas de maneira natural e inteligente, em um novo modelo de stand up: as comediantes estão sempre juntas no palco. O formato torna o show mais dinâmico e divertido, com alternância também de pequenos shows musicais e boas doses de improviso.

Atriz profissional formada pelo Teatro Villa Lobos (RJ) e jornalista, Giovanna Fraga é versátil, trabalhando com comédia e drama. Em 2011, foi semifinalista do quadro de humor "Quem chega lá?", do “Domingão do Faustão”, e em 2012, foi convidada pela direção do programa para participar do quadro “Jogo da Comédia”, onde apresentou stand up comedy, personagem e uma imitação. Criadora de um dos poucos grupos de humor feminino do estado do Rio, Giovanna viajou o país com o Grupo de 4 Mulheres. Além do Batom Comedy, atualmente Giovanna trabalha com seu show solo: Soy Gio.

Atriz, humorista, roteirista e dubladora, Sil Esteves atua no quadro “Aqui vale tudo”, do “Domingão do Faustão”. Na TV, participou do programa “Toma Lá, Dá Cá”, da TV Globo, e de “Na lama e na fama”, com Erika Mader, “De cara limpa”, com Fernando Caruso, “Adorável Psicose”, entre outros do Multishow. No teatro, integrou espetáculos de improviso, comédia e stand up comedy, como “Viva o Cordel Encantado”, “Juiz de Paz na Roça”, “Trocando as Bolas”, “Valentinas”, além de “Os Esculachados”, com direção de Chico Anysio. Também tem passagens pelo cinema, como no longa “Claun”, do diretor Felipe Bragança, que estreou no Festival de Rottedarm. Na internet, participou da série de vídeos “O Jeitinho Carioca”, chegando à marca de mais de 1 milhão de visualizações no Youtube.

SERVIÇO

Stand up “Batom Comedy”, com Giovanna Fraga e Sil Esteves
7/11/2013 (quinta-feira), às 20h
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749
Telefone: (21) 2743-6939
Ingresso: R$ 2 (associados Sesc), R$ 4 (estudantes, maiores de 60 anos e jovens de até 21 anos) e R$ 8 (inteira)
Classificação: 14 anos
Capacidade: 500 pessoas

Fonte:Assessoria de Imprensa Sesc Rio

Feport 2013 é sucesso absoluto em cinco dias de festa em Teresópolis

Feport 2013 é sucesso absoluto em cinco dias de festa

Fernandinho, Luan Santana, Bruno e Marrone, Naldo Benny e Daniel levam uma multidão ao Parque de Exposições

Teresópolis, 29 de outubro de 2013 – Depois de cinco dias de festa, chegou ao fim neste domingo, 27, a 30ª Feport – Feira do Produtor Rural de Teresópolis. Sucesso absoluto de público, com aproximadamente 40 toneladas de alimentos arrecadados, o evento trouxe a Teresópolis artistas consagrados entre os dias 23 e 27 de outubro. Fernandinho (gospel), Luan Santana (sertanejo universitário), Bruno e Marrone (sertanejo), Naldo Benny (funk e pop) e Daniel (sertanejo) arrastaram uma multidão ao Parque de Exposições, em Albuquerque, marcando a maior festa do produtor rural realizada no município.

Mantendo a tradição, a Cia. De Rodeio Falcão levantou a galera das arquibancadas nos cinco dias de festa, com shows piroténicos e os rodeios, onde o público conferiu a habilidade dos peões e seu equilíbrio em cima das montarias. Tudo com a narração vibrante e divertida do locutor oficial.

Exposição de produtos agrícolas e hidropônicos, parque de diversão, fazendinha com exposição de animais, artesanato e praça de alimentação foram outras atrações à disposição dos visitantes. Banheiros químicos, segurança garantida pela Polícia Militar, Guarda Municipal e empresa contratada, posto de atendimento médico para eventualidades completaram a estrutura da Feira do Produtor Rural, que contou ainda com a participação do Truck Art Bar e de empresas concessionárias da Mercedes-Benz e da Honda para exposição e venda de veículos e motos.

“A Feport foi um sucesso absoluto, com segurança, organização e grandes atrações para todo tipo de público. Agradecemos a todos os parceiros que contribuíram para o êxito desse grande evento da nossa cidade”, comemorou o prefeito Arlei.

“Na avaliação geral, esta edição da Feport foi uma das melhores até hoje, com grande público e estrutura montada utilizando melhor o espaço do evento. A Prefeitura só tem a comemorar”, opinou o secretário de Agricultura José Cortázio, presidente da Equipe Organizadora. “Excelente público e atrações variadas. Nosso agradecimento a todos que apoiaram o evento. Terminamos a feira já pensando na organização da próxima edição do evento”, concluiu o secretário de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Antonio Carlos Moura, também da Equipe Organizadora.

Com realização de Equipe Organizadora, a Feport teve patrocínio e apoio do Banco BMG, Cervejaria Itaipava, Emater/RJ, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresópolis, reduzindo a aplicação do dinheiro público na festa.

Valorização do agricultor

Este ano, 120 produtores rurais expuseram alguns de seus produtos no estande da Secretaria de Agricultura, mostrando ao público a qualidade de suas hortaliças e legumes. Para valorizar a força do homem do campo, a Secretaria de Agricultura entregou certificados de participação e troféus aos participantes da exposição, e também sorteou prêmios. José Edilaiton Pacheco, de Córregos das Pedras, ganhou um tablet; Elias Ramos da Costa, de Sebastiana, levou para casa um pulverizador elétrico; Marco Augusto da Costa, de Venda Nova, foi premiado com uma geladeira; e José Carlos Fita, de Sebastiana, ganhou uma TV de LED.

Outra novidade este ano foi o Estande da Cultura, onde uma exposição contou, através de fotografias, a história das feiras agropecuárias realizadas desde a década de 1940 no município, valorizando os agricultores e registrando a evolução da produção agrícola de Teresópolis.


Solidariedade

Durante os cinco dias de festa foram arrecadados aproximadamente 40 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos programas sociais da Prefeitura Municipal de Teresópolis. Os donativos foram recolhidos pelas equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Defesa Civil e vão passar por uma triagem, para verificação da data de validade. Só depois será definida a forma de distribuição.

Talentos locais

As atrações locais também deram show na 30ª Feport. Val França e Banda Diferença, Pastor Elizeu e Ministério Resgate, seguidos do Ministério Promessas Igreja Filadélfia, abriram o show do cantor gospel Fernandinho, na quarta, dia 23. Thiago Souza & Banda e Aloísio Bruno & Banda se apresentaram antes do show do cantor Luan Santana, na quinta-feira, 24. Frank & Banda, Taynah e Marquinhos Barbosa & Banda 5 Estações fizeram shows na sexta, 25, mesmo dia da dupla sertaneja Bruno e Marrone. The Jump e Lucas de Moraes se apresentaram no sábado, 26, antes do cantor Naldo Benny; e o grupo Nós do Samba encerrou a noite. Já no domingo, dia 27, última noite da Feport, Tony Anderson e Wenderson Rosa & Banda Expressão Brasil abriram o show do sertanejo Daniel.
Grandes shows na Feport 2013

Abrindo a 30ª edição da Feport, na quarta-feira, 23, subiu ao palco principal o cantor, compositor e produtor musical Fernandinho, considerado um dos cantores de música gospel de maior sucesso da atualidade. Com sua voz potente e vibrante e arranjos modernos, ele fez o público vibrar e cantar em coro vários sucessos.

Na quinta-feira, 24, foi a vez dos fãs do sertanejo universitário, que chegaram logo pela manhã no Parque de Exposições, em Albuquerque, para o show de Luan Santana, um dos mais esperados desta edição da Feport. Fãs do Rio de Janeiro, Minas Gerais e até da Paraíba marcaram presença no show romântico do jovem artista, que cantou e encantou o público em sua primeira apresentação em Teresópolis.

Os sertanejos Bruno e Marrone foram a principal atração na sexta-feira, 25. A dupla cantou antigos sucessos, como “Dormi na praça” e “Choram as rosas”, e também novas canções do álbum mais recente “Pela porta da frente”, lançado em 2012.

No sábado, 26, a Festa do Produtor Rural de Teresópolis superou todas as expectativas de público já visto. E não era para menos. Considerado um dos maiores fenômenos da atualidade, o funkeiro Naldo Benny subiu ao palco principal e agitou a multidão, levando milhares de pessoas a cantar e dançar as famosas músicas do cantor, repetindo, inclusive, sua coreografia.
Daniel encerra Feport com chave de ouro 

Pela terceira vez em Teresópolis, no domingo, dia 27, o sertanejo Daniel cantou para o público grandes sucessos de sua carreira, como “Te amo cada vez mais”, “Estou apaixonado”, “Declaração de amor” e “Adoro amar você”, além do grande sucesso “Maravida”, música tema da novela das nove da Rede Globo “Amor à vida”.

A noite também contou com as apresentações de Tony Anderson e Wenderson Rosa & Banda Expressão Brasil. Os DJs Duda Ramalho e Léo Pudim também empolgaram a plateia em todos os dias do evento.

Comemorando 30 anos de carreira, Daniel se sentiu prestigiado em poder visitar Teresópolis mais uma vez. “É uma honra muito grande poder volta a uma cidade em que a gente já esteve e principalmente quando somos recebidos dessa forma, com esse carinho enorme das pessoas. Já posso começar a me sentir filho da terra”, brincou o cantor. “Este é um ano muito especial pra mim, onde eu atinjo a marca expressiva de 30 anos de carreira, e Teresópolis faz parte dessa história, afinal essa é minha terceira vez na cidade”, finalizou.

FOTOS – CRÉDITO JEFERSON HERMIDA, MARCO ESTEVER, ROBERTO FERREIRA
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura Terê Total- o site cultural de Teresópolis

CRT informa:Rio-Teresópolis terá interferência de tráfego nesta quinta (31/10/13)

Teresópolis RJ
Prezados,

Repassamos, para conhecimento, release da CRT sobre tráfego na Estrada Teresópolis-Rio nesta quinta-feira, 31.
Prefeitura Municipal de Teresópolis - Assessoria de Comunicação 
(21) 3641-5507

RIO-TERESÓPOLIS TEM INTERFERÊNCIA NO TRÁFEGO NA BAIXADA NESTA QUINTA

Em função das obras para construção do Arco Metropolitano em curso na Baixada Fluminense será necessária a remoção de um pórtico existente no Km-143,5 (Duque de Caxias) da BR-116/RJ (Rio-Teresópolis-Além Paraíba). O serviço, que será realizado nesta quinta-feira (31/10), irá interferir no tráfego da rodovia neste trecho no sentido Teresópolis, entre 9h e 12h.
Para permitir a retirada do pórtico será necessária a interdição parcial das faixas de acostamento e da direita no sentido Teresópolis por um período estimado em 40 minutos. O tráfego fluirá pela pista da esquerda.
Está previsto também o fechamento das duas faixas de rolamento por cerca de cinco minutos para que as equipes possam içar a treliça do pórtico. Ainda nesta quinta-feira será retirado do canteiro central deste trecho o poste de sustentação da treliça e, neste momento, a faixa que ficará interditada por cerca de 20 a 30 minutos será a da esquerda. O tráfego, então, será direcionado para a pista da direita.
Assim que o serviço for totalmente concluído, as pistas serão liberadas. Equipes da CRT estarão no local durante toda a operação para orientação aos motoristas.

Rio, 29 de outubro de 2013
Simone Botelho (86374867)
Assessoria de imprensa da CRT

Secretaria de Educação de Teresópolis convoca profissionais de ensino para debater homofobia

Sula Dutra, psicóloga do centro de referência Serrana 1, fala sobre homofobia
Secretaria de Educação convoca profissionais de ensino para debater homofobia

Teresópolis, 29 de outubro de 2013 - Com o objetivo de se construir uma Escola que respeite a diversidade e não tolere situações de bullying e desrespeito as minorias, a Secretaria Municipal de Educação recebeu seus orientadores pedagógicos do segundo segmento, coordenadores do projeto Mais Educação e convidados, em seu auditório no Ed. Apa, para discutir aspectos dos direitos e liberdades individuais. O encontro foi conduzido por profissionais do Programa Rio Sem Homofobia, do governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Não viemos discutir se a pessoa gosta ou não da homossexualidade, bissexualidade e das questões ligadas à identidade de gêneros. Viemos falar da homofobia, que significa a intolerância em relação à diversidade sexual e de gêneros. Ser homofóbico significa repudiar, odiar, discriminar, temer ou ter aversão a lésbicas, gays, travestis e transexuais. E essa atitude infelizmente está ligada à violência”, explicou Sula Dutra, psicóloga do centro de referência Serrana 1.

O encontro teve como finalidade fornecer elementos teórico-práticos para que os profissionais de Educação possam pautar o exercício de suas atividades no respeito aos direitos e liberdades individuais, conscientizando-se de sua capacidade de promover e proteger os direitos humanos das minorias. Para isso, foram abordados aspectos teóricos, legais e de saúde.

“Essa não é apenas uma questão de Teresópolis ou Rio de Janeiro, mas cultural. Nós educadores determinamos para nossos alunos o que pode ou não ser debatido na escola. Não se pode formar pessoas éticas e sem preconceitos, sem levantar certas questões”, lembrou a professora Adriana Vital Santana.

No Brasil, a homofobia ainda não é tipificada como crime, como já acontece com o racismo, a violência contra a mulher, a criança e os idosos. Contudo, mesmo que não haja legislação específica, a Constituição Brasileira ampara os direitos fundamentais de todas as pessoas.

“O que precisamos é que a sociedade aprenda a se comunicar de uma forma mais amável, uns com os outros. E tudo começa com o professor. Além da violência física, o preconceito e a discriminação contra população de lésbicas, gays, travestis e transexuais restringem os direitos de cidadania. Um ambiente de violência gera violência e o educador não pode permitir que isso aconteça em sua sala de aula”, alertou a assistente social Ana Lívia Ramalho.

Para finalizar, o presidente do Grupo Diversidade Teresópolis, Luciano Lima, lembrou que o Centro de Cidadania LGBT – Serrana 1 está à disposição para dúvidas e orientações através do e-mail:friburgo.lgbt@hotmail.com ou do telefone (22) 2523-7907. “O Programa Estadual Rio Sem Homofobia visa combater a discriminação e a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, e promover a cidadania dessa população no Estado, respeitando suas especificidades através da informação”, resumiu Luciano.
 Orientadores pedagógicos do segundo segmento, coordenadores do projeto Mais Educação e convidados participaram do encontro na SME
Luciano, Ana Lívia e Sula, membros do Centro de Cidadania LGBT – Serrana 1 falam aos educadores de Teresópolis

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

UNIFESO Teresópolis comemora os 25 anos da Constituição Federal

UNIFESO Teresópolis comemora os 25 anos da Constituição Federal
UNIFESO comemora os 25 anos da Constituição Federal

O curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu no dia 25 de outubro um encontro para falar sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988. Para ministrar a palestra foram convidados os doutores em Direito Constitucional Ana Luiza Saramago Stern, professora do UNIFESO e da PUC/RJ; Thula Rafaela de Oliveira Pires, professora da PUC/RJ; e Fábio Carvalho Leite e Francisco de Guimarães, professores da PUC/RJ. “É uma oportunidade muito boa receber professores da nossa instituição e professores de fora neste evento em que comemoramos os 25 anos da nossa constituição”, observou a professora Tania Regina Peixoto Barone, coordenadora do curso.

“É um momento histórico e consideramos fundamental debater desde a constituição como um marco da redemocratização do país, em 1988, refletindo nesses 25 anos o que aconteceu, as mudanças e a evolução, e como a constituição hoje ainda vigente tem um grande potencial a ser implementado em nosso país, principalmente no que se refere aos direitos sociais e às conquistas relacionadas à democracia e à justiça social”, avaliou a professora Ana Luiza.

O professor Fabio Leite apresentou suas reflexões sobre “A Liberdade de Expressão no Brasil”, tema da sua linha de pesquisa de doutorado. “A ideia dos limites e da liberdade de expressão ainda é mal compreendida no Brasil”, apontou.

Ao final do evento, o presidente do centro acadêmico de Direito, Victor Lucena, sorteou dois livros de Constituição Federal atualizados de 2013, obtidos recentemente através de doação do Senado Federal. “Vamos ainda fazer uma doação para a biblioteca do UNIFESO de cerca de 230 títulos que solicitamos”, comemorou o estudante.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)