Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Categorias de base da Secretaria de Esportes de Teresópolis se preparam para Estadual Rio Futsal e Campeonato Municipal

Teresópolis RJ
Categorias de base da Secretaria de Esportes se preparam para Estadual Rio Futsal e Campeonato Municipal

Teresópolis, 14 de janeiro de 2014 – A Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) inicia o ano de 2014 a pleno vapor em suas atividades, com intensificação dos treinamentos das categorias de base para o Campeonato Estadual Rio Futsal e também para competições da cidade, como o Campeonato Municipal de Futsal, cujo período de inscrições e a data de início da competição serão divulgados nos próximos dias Teresópolis participa ainda dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Além disso, começaram nesta segunda, 13, as inscrições para as escolinhas da Secretaria.

Os treinamentos das cinco equipes de base (Sub-9 até Sub-17) começaram nesta segunda, 13, e acontecem no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, no Centro Educacional Helena de Paula Tavares, em Fátima, e na Escola M. Paulo Freire, no Vale do Paraíso.

“Como este ano são cinco categorias, fizemos uma escala de revezamento para estes três locais, assim os atletas treinam no Pedrão e também nas quadras das escolas Helena de Paula Tavares e Paulo Freire, que possuem boa estrutura. Além disso, o ginásio também precisa estar disponível para a realização das competições”, explicou o Coordenador de Esportes da SMEL, José Ricardo Godinho.

Os times se preparam para o Campeonato Estadual Rio Futsal, no qual em 2014 farão parte do módulo Livre, assim atletas federados podem participar. Atletas federados são jogadores que competiram em outros campeonatos da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ).

Em 2013, a cidade competiu no módulo Novos Talentos, alcançando os seguintes resultados: Sub-15 (2º lugar), Sub-13 (4º) e Sub-11 (6º). O Sub-9 não passou da primeira fase do campeonato. Os jogadores das categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13 treinam ainda para o Campeonato Municipal de Futsal, que será promovido pela Liga Teresopolitana de Desportos (LTD). O período de inscrições e a data de início da competição serão divulgados nos próximos dias.

JAI: Talentos esportivos do interior

Os Jogos Abertos de Interior (JAI) são promovidos e dirigidos pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) destinando-se aos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. Busca, através de competições esportivas, estimular a integração das cidades e dos atletas, revelando ainda talentos.

Os jogos serão disputados em modalidades coletivas e individuais. A fase regional do JAI começou no dia 14 de dezembro. Nesta etapa, que acontece até meados de fevereiro deste ano, serão definidos os classificados para a segunda fase dos jogos. A fase estadual começa ainda em fevereiro de 2014, onde serão conhecidos os grandes campeões de cada modalidade disputada.

Nas modalidades individuais, Teresópolis participa no judô e nas coletivas é representado no basquete – masculino, futsal – masculino e feminino, voleibol – feminino, e futebol – masculino. Entre os jogos já confirmados para o mês de fevereiro estão futsal em Teresópolis e futebol em Areal, com horários e locais a serem definidos. A tabela completa será divulgada no site da Associação do Conselho Gestor de Esportes e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, no endereço eletrônico www.ascagel.com.br, nesta quarta-feira, 15.

Inscrições para escolinhas

Com o objetivo de oferecer atividades físicas para crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento da aptidão esportiva e estimulando o desempenho escolar e a convivência em grupo, estão abertas as inscrições para as escolinhas da Secretaria de Esportes. Jovens, adultos e a melhor idade também contam com várias atividades, todas gratuitas.

Atualmente, a SMEL mantém sete núcleos de diversas modalidades esportivas e atividades físicas em funcionamento, na cidade e no interior. Atendendo crianças a partir de cinco anos de idade, jovens, adultos e a melhor idade, a SMEL conta com diversas atividades, entre elas, ginástica da melhor idade; handebol; futsal (masculino e feminino); karatê; jiu-jítsu; hidroginástica; natação; futebol; vôlei e basquete.

Para se inscrever, é necessário apresentar documento de identidade – e do responsável (caso o interessado seja menor de idade), atestado médico, declaração escolar, comprovante de residência, tipo sanguíneo e dois retratos 3x4. Para os adultos não é necessária a apresentação de declaração escolar.

Os alunos que já fazem parte de alguma modalidade esportiva na SMEL devem renovar suas matrículas para manter sua vaga. Os menores de idades precisam levar o atestado médico e a declaração escolar; já os adultos devem apresentar apenas o atestado médico.

A Secretaria de Esportes e Lazer funciona no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, na Várzea, das 9h às 18h. Outras informações sobre as escolinhas podem ser obtidas com José Carlos Godinho, Coordenador de Esportes da SMEL, pelo telefone (21) 3641-5516.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário