Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cultura de Raiz comemora as Folias de Reis em Teresópolis

Zé Futrica e Daniel Vieira
Cultura de Raiz comemora as Folias de Reis

Teresópolis, 9 de janeiro de 2014 - Sem perder o ritmo, foi realizado no último domingo, 5 de janeiro, o 1º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu dezenas de pessoas no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, que puderam conferir a boa música do homem do campo.

As Folias de Reis, celebradas a partir desta semana, foram o tema da edição e anunciaram o Encontro de Folias, marcado para o próximo domingo, dia 12, também na Casa de Cultura. “Mais um ano se inicia e, com ele, a nossa disposição para promover nossos projetos de forma cada vez mais exitosa. Programa dos mais bem sucedidos, com 51 edições regulares, o Cultura de Raiz recomeça mais um ano de atividades e, mais do que nunca, vai mostrar ao público em 2014 os nossos muitos e multitalentos da cultura popular”, comemora o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A primeira edição do Cultura de Raiz de 2014 teve a apresentação do engenheiro agrônomo Beto Selig e a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e da professora Andréa Sant’Anna. O cenário de cozinha de roça deu o tom do encontro e o lanche à moda caipira, tradicional nas edições, foi servido dentro do clima do verão e contou com bolos e muitos sucos e frutas, encantando os muitos turistas que estiveram presentes aproveitando a temporada em Teresópolis. Entre as atrações, foram quase 30 apresentações, mostrando os mais variados estilos, da moda de viola à marchinha. Destaque para Edson e Moacir Rosa, o sanfoneiro ‘Seu Timbira’, o acordeonista Heraldo e a dupla Mario do Violão e Jorge Viajante.
Ayrton Rebello, Beto Selig, Maria Eduarda e Arnaldo Almeida
Crésio da Vila e cia
Atendendo ao tema, o apresentador Beto Selig cantou ‘A bandeira do Divino’ e o músico Fernando Mello apresentou ‘Toada de Folia’, de autoria própria, além do Trio Bico Seco, que também lembrou canções de folias. A poesia esteve presente através de Afonso Domingues, enquanto Francisco Gallo fez sucesso com seus causos. E finalizando o evento, PC de Si apresentou em primeira mão sua nova marchinha, ‘Decreto do Rei’, dando uma prévia do tema da próxima edição do Cultura de Raiz, que abordará o Carnaval.

Além das muitas atrações, o público também pôde conferir o setor de artesanato, montado na sala de dança da Casa de Cultura. Participaram os artesãos Maria Cecília Cardin (cerâmica e bijuteria), Iara Hesse (trabalhos em pintura) e Waldiriléa (artesanato).

Participantes

Participaram do 1º Encontro de Cultura de Raiz de 2014 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Clotilde Soares, Wagner Tadeu, Adão Curió da Viola, Moacir Rosa, Edson Rosa, Roberto Müller, Zé Futrica, Daniel Vieira, ‘Seu’ Timbira, Francisco Gallo, Trio Bico Seco (Inácio, Helcir e Julio Cesar), Amado Rodrigues, Vera Borcard, Robson Domard, Silvio José, Crésio da Vila, Deusecílio, Zé Luiz, Genaro da Zabumba,

Seu Claro, Julicão, Mario do Violão, Jorge Viajante, Manoel Resende, Carlito, Zé Paulo, Fernando Mello, Roninho, Arnaldo Almeida, Délio Couto, Therezinha Mangueira, Wanda Pinheiro, Ayrton Rebello, Andréa Sant’Anna, Jéssica Ferreira, Felipe Rodrigues, Heraldo, Afonso Domingues e PC de Si.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Até hoje, foram 51 edições realizadas, além das especiais, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.
Roberto Müller animou
Wagner Tadeu e Maria Eduarda

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário