Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bairros da Posse, Caleme e Parque Imbuí em Teresópolis em fase de reurbanização

Na Posse, paredes de pedras na margem do Rio Príncipe estão em fase de finalização pelo Governo do Estado
Posse, Caleme e Parque Imbuí em fase de reurbanização
Rios da região recebem construção de galerias e barragens

Teresópolis, 15 de janeiro de 2014 – Os bairros da Posse, Caleme e Parque Imbuí, bastante atingidos pelas fortes chuvas de janeiro de 2011, já enxergam as obras de infraestrutura realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os trabalhos executados pelo Governo do Estado visam dar um novo curso para os rios Córrego do Príncipe e Imbuí, através da construção de galerias e alargamento das margens, facilitando o escoamento das águas pluviais.

Ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior, na Posse, foram construídas galerias, com paredes de concreto e degraus que diminuem a velocidade da água. Na altura da Igreja Nossa Senhora Aparecida, as galerias já foram finalizadas. O bairro também está recebendo a reconstrução de pontes de acesso, destruídas pela força das águas.
Ainda na Estrada José Gomes da Costa Júnior, paredes de pedras na margem do Rio Príncipe, semelhantes às utilizadas em contenção de encostas, estão em fase de finalização. O objetivo é conter a força das águas e, ao mesmo tempo, reurbanizar a área.

Ao longo das margens do Córrego do Príncipe o trabalho de reurbanização já encontra-se em fase de finalização. Mudas de árvores, flores e gramado foram colocados para compor o parque fluvial que fará parte da nova paisagem do local.

No Caleme, escavadeiras hidráulicas e rompedores auxiliam homens do Inea no alargamento das margens do Rio Imbuí. Na Estrada do Triunfo também serão construídas galerias com paredes de concreto e degraus, para diminuir a velocidade da água. A obra está em fase de aplicação de blocos pré-moldados para canalizar o rio. 

Na Ponte do Imbuí, os trabalhos de recuperação do local também estão em fase de finalização. As margens do Rio Imbuí receberam gramado, flores e mudas de arvores, modificando a paisagem de devastação que ficou depois das chuvas de janeiro de 2011.

As obras fazem parte do “Projeto Rios da Serra: Teresópolis. Obras de Controle de Cheias nos rios Príncipe e Imbuí”. O objetivo é amenizar impactos ocorridos pelas chuvas em janeiro de 2011, incluindo a construção de um parque fluvial às margens dos rios Príncipe e Imbuí. O parque vai proporcionar a preservação ambiental do local, assim como das margens do rio, pois investe no reflorestamento e na recuperação da faixa marginal; facilita o escoamento das águas pluviais; e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando uma opção de lazer.
Rio Imbuí recebe galerias com paredes de concreto e degraus, para diminuir a velocidade da água
 Escavadeiras hidráulicas e rompedores auxiliam homens do Inea no alargamento das margens do Rio Imbuí Escavadeiras hidráulicas e rompedores auxiliam homens do Inea no alargamento das margens do Rio Imbuí
Rio Imbuí recebe galerias com paredes de concreto e degraus, para diminuir a velocidade da água

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário