Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Teresópolis participa de Festival de Folias de Reis de Macuco

Secretário de Cultura Wanderley Peres e esposa Linea, em Macuco, com a Folia Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas
Teresópolis participa de Festival de Folias de Reis de Macuco

Teresópolis, 30 de janeiro de 2014 - No último fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, foi realizado o 41º Festival de Folias de Reis de Macuco. Promovido pela Prefeitura de Macuco, através da Secretaria de Cultura daquele município, o evento reuniu na Praça Professor João Brazil, no centro da cidade, cerca de 50 folias de reis, vindas de diversos municípios, em momentos de grande emoção. Teresópolis também esteve presente como convidada especial, representada pela Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas.

O festival teve início no sábado, 25, com abertura oficial e uma missa especial, celebrada pelo padre Wilton Machado, da Paróquia de São João Batista de Macuco. Logo em seguida, teve início a apresentação das primeiras folias, emocionando o público com esta manifestação cultural, que mistura arte e fé. No domingo, 26, as apresentações das folias recomeçaram logo cedo, indo até o fim do dia, contando ainda com a realização de dois cortejos. Todas as folias receberam certificação de participação.

Teresópolis foi representada no evento através da Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, de Independente de Mottas. A participação da folia foi subvencionada pela Secretaria de Cultura de Teresópolis, que garantiu o transporte dos foliões, por meio do ônibus da Cultura.

Presente ao evento, o secretário de Cultura, Wanderley Peres, acompanhou a apresentação das folias e saiu satisfeito. “Foi um festival interessante, que envolveu toda a região com a participação de muitos foliões e grande público. A apresentação de nossa folia, em particular, também agradou em cheio e foi muito aplaudida. Além disso, o evento permitiu o estreitamento das relações entre as secretarias de Cultura de Macuco e Teresópolis, o que poderá gerar grandes parcerias futuramente”, destacou Wanderley Peres.

Um dos maiores do Estado do Rio, o Festival de Folias de Reis de Macuco é tradição na cidade e reúne folias de vários municípios dos estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais.

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário