Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014: Prefeitura de Teresópolis repassa verba para escolas de samba

 Prefeitura, LEST e agremiações comemoram a volta do desfile das escolas
Carnaval 2014: Prefeitura repassa verba para escolas de samba
Quatro agremiações desfilam nos dias 1º e 2 de março, no Centro

Teresópolis, 5 de fevereiro de 2014 – Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 5, no Teatro Municipal, 2º piso da Prefeitura, foi assinado o Termo de Repasse de Subvenção a escolas de samba de Teresópolis. No valor de R$ 120 mil, a verba entregue será administrada pela LEST (Liga das Escolas de Samba de Teresópolis) e tem como intuito contribuir para a realização do desfile das quatro agremiações que se dispuseram a participar: Bambas da Serra, Mocidade Unidos do Rosário, Unidos da Barra e Roseira Imperial.

Compuseram a mesa o vice-prefeito Márcio Catão, os secretários municipais de Governo e Coordenação, José Carlos Cunha, de Turismo, Ronaldo Fialho; o presidente da LEST, Thiago Duque, e seu vice-presidente, Hilton de Souza Pinto, e o diretor de eventos da Liga, Ronaldo Migueis; os presidentes das escolas de samba Bambas da Serra, Ubirajara Fita, Mocidade Unidos do Rosário, Waltair Martins, Unidos da Barra, André Martins, e da Roseira Imperial, André Duque.

Durante o evento, o vice-prefeito Márcio Catão falou sobre a dedicação do prefeito Arlei e do presidente da LEST, Thiago Duque, para que a iniciativa saísse do papel. “O prefeito tem se dedicado a diversas ações fundamentais para o desenvolvimento do município em todas as áreas e também considerou a importância das escolas de samba. Devemos olhar com respeito para o Thiago e para essas quatro escolas que vão promover esse reinício na avenida”, afirmou Catão.

O secretário de Governo, José Carlos Cunha, também ressaltou o esforço do prefeito Arlei para que as escolas voltassem a desfilar. “O prefeito Arlei se empenhou para que as escolas retornassem com seus desfiles. Aproveito a oportunidade para parabenizar também o Thiago, que como presidente da LEST se esmerou para que essa volta se tornasse realidade”, frisou Cunha, pontuando que todo o processo de repasse da subvenção foi feito dentro da legalidade e com transparência.

A importância do retorno dos desfiles foi destacada ainda pelo secretário de Turismo, Ronaldo Fialho. “É com muita alegria que temos de volta o Carnaval de rua na cidade, com as escolas de samba, já que os blocos têm participado. O prefeito Arlei entendeu que era preciso repaginar o Carnaval da cidade e com esse aporte financeiro da Prefeitura essas quatro agremiações poderão desfilar com dignidade.

Assim que terminar este Carnaval, já começaremos a trabalhar para realizar o próximo”, comentou Fialho, lembrando que a Prefeitura vai disponibilizar toda a infraestrutura necessária para os desfiles, com a instalação de arquibancadas, equipamentos de som e banheiros químicos.

O presidente da LEST, Thiago Duque, agradeceu a todos que lutaram para que o retorno do desfile das escolas e afirmou que a verba será gerida pela Liga. “O dinheiro será administrado pela LEST. Assim, os presidentes irão receber créditos para comprar os materiais necessários. A Liga ficará responsável pela prestação de contas perante a Prefeitura”, disse Thiago, esclarecendo que as agremiações já resolveram antigas pendências relacionadas à prestação de contas e que para o próximo ano, as escolas irão promover eventos para arrecadar recursos a fim de não dependerem apenas do repasse de verbas do poder público.

Estiveram presentes ainda os secretários municipais de Fazenda, Geraldo Azevedo, de Administração, Carlos Tucunduva, e a Procuradora Geral do Município, Rosilda de Carvalho, além do presidente do bloco de Carnaval Piranhas da Serra, Mário Jorge Aranha.
 Secretário de Governo, José Carlos Cunha, frisa que o repasse da verba foi feito com legalidade e transparência
 Secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, destaca a importância do retorno das escolas de samba para a avenida


Desfiles das escolas

A passarela do samba será a Avenida Lúcio Meira, principal via do Centro da cidade. O local contará com arquibancadas, estandes de comidas e bebidas e banheiros químicos. Duas agremiações desfilam no sábado de Carnaval, 1º de março, e outras duas no domingo, 2.

Com o enredo ‘Água, terra e ar – É preciso preservar’, a escola Roseira Imperial será a primeira a entrar na avenida, no dia 1º de março, às 22h. A partir das 23h10, será a vez da Unidos do Rosário mostrar,em vermelho, branco e verde, a história da Fênix, pássaro da mitologia grega que renascia das próprias cinzas. No domingo, 2, às 21h, a Unidos da Barra vai alegrar o público com ‘O mundo encantado das crianças’ e, às 22h10, o Várzea Futebol Clube será homenageado pelo Bambas da Serra.
 Assinatura do Termo de Repasse de Subvenção para as escolas de samba
 Vice-prefeito Márcio Catão entrega cheque para pres. da LEST, Thiago Duque


Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário