Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Conscientização dos taxistas sobre padronização em Teresópolis

Um dos modelos de identificação dos veículos apresentados aos taxistas pela Secretaria de Segurança
Secretaria de Segurança conscientiza taxistas sobre a padronização da cor da frota

Teresópolis, 4 de fevereiro de 2014 – Realizada na noite desta segunda-feira, dia 3, a reunião para esclarecer a padronização da cor dos veículos que prestam o serviço de táxi no município reuniu cerca de 100 concessionários. Coordenado pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, acompanhado pelo coordenador de Engenharia de Tráfego, Márcio Salomão, e pela chefe da Divisão de Trânsito e Concessões, Gizele Ferreira, o encontro de trabalho contou com a participação do presidente do Sindicado dos Profissionais Autônomos de Táxi de Teresópolis, Onofre Correa Pinto.

O secretário Da Luz conscientizou os profissionais sobre a importância da adoção da cor branca, conforme recente decreto municipal, por todos os veículos de transporte de passageiros em táxi no município. A proposta da padronização é facilitar a identificação dos veículos pelos usuários, especialmente pelos turistas, agilizando o combate ao exercício da atividade de forma clandestina e irregular. Também foram citadas algumas cidades onde é adotada uma cor padrão para a frota de táxis, entre elas, Petrópolis e Paraíba do Sul.

“Por orientação do prefeito Arlei, a padronização será gradativa e valerá a partir de maio de 2014. Com isso, o taxista que trocar o carro a partir de maio deste ano tem que ser branco. Isso também vale para novas permissões e transferências de titularidade de permissão. Mas, quem já comprou só vai trocar por outro branco quando tiver oportunidade. A Prefeitura não vai obrigar, não podemos responsabilizar o taxista por esta mudança”, esclareceu Da Luz.

O coordenador de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Segurança, Márcio Salomão, reforçou as vantagens da padronização. “Além de facilitar a identificação dos veículos, a medida vai promover maior segurança para os taxistas e usuários, diferenciar o serviço legalizado do clandestino e facilitar a fiscalização”.

Além da cor padrão branca, os veículos deverão ser identificados por faixas laterais contendo os números do ponto e do telefone do taxista. A Secretaria de Segurança apresentou três modelos de layout para serem avaliados durante a reunião. “A ideia é criar uma marca que identifique Teresópolis”, adiantou o secretário de Segurança.
Taxistas participam de reunião sobre a padronização da cor dos táxis em Teresópolis

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas, Onofre Correa Pinto, branco é a cor ideal para a padronização dos táxis. “Tomamos cuidado para escolher uma cor que não tivesse variação de tonalidade. Por isso o branco, pois não existe branco acinzentado nem prateado. É branco e acabou. Para nós, taxistas, a padronização é a melhor coisa para organizar o serviço, facilitar a fiscalização e a segurança. E será gradativa”, comentou. O taxista Felipe Cruz, que possui um veículo preto, aprovou a padronização na cor branca. “É o certo a fazer, pois nas cidades próximas já adotaram o branco. Então, se é para padronizar, tem que ser branco, que é uma cor neutra. E o número do ponto identificado na porta vai facilitar a fiscalização”, opinou.

Teresópolis possui 332 táxis legalizados, distribuídos em 34 pontos. Os veículos são vistoriados periodicamente pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Inclusive, no momento é realizada a renovação do alvará 2014, quando toda a documentação de licença do veículo é verificada.

Cartão de identificação e FAT Taxista

Durante a reunião, foi sugerida pelos taxistas a criação de um cartão de identificação dos condutores de táxi, contendo fotografia do motorista, nome e endereço do ponto, e que ficaria fixado no pára-brisa do veículo. “Vamos trabalhar nisso, pois será possível identificar quem é concessionário e quem é piloto. O passageiro saberá quem é o taxista e que está legalizado”, observou o secretário de Segurança, Marcos Antonio da Luz.

Outro assunto abordado durante o encontro foi o FAT Taxista, uma linha de crédito operada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), administrada exclusivamente pelo Banco do Brasil, com a finalidade de financiar veículos novos, de fabricação nacional, destinados à renovação de frota de táxi.

Entre as principais vantagens destacadas pelo supervisor de atendimento Luis Fernando de Oliveira Ferraz, da Agência do Banco do Brasil localizada na Avenida Delfim Moreira, no Centro, estão taxa de juros de 0,75% ao mês e financiamento em até 60 meses.

Mais informações sobre a padronização da cor dos táxis do município e também sobre o FAT Taxista podem ser obtidas no Sindicato dos Taxistas pelos telefones (21) 2742-6457 e 97605-5058 e também pelo e-mail spatdeteresopolis@hotmail.com.

Fotos – crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário