Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Conselho e 110ª Delegacia estreitam parceria para melhorar o atendimento à mulher em Teresópolis

Conselho e 110ª Delegacia estreitam parceria para melhorar o atendimento à mulher em Teresópolis
Conselho e 110ª Delegacia estreitam parceria para melhorar o atendimento à mulher

Teresópolis, 19 de fevereiro de 2014 – Realizada na tarde desta quarta, dia 19, a primeira reunião da comissão do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher com o delegado Walter Barros, titular da 110ª Delegacia Policial, no Alto. Em pauta, o estreitamento da parceria pela melhoria do atendimento à mulher vítima de violência.

Formada pelas conselheiras Rosayni Batalha – presidente do Conselho; Isabel Maria Kwiatkowski, Ana Paula Pries, Maria das Graças Medeiros e Zilair Barbosa Silva, a comissão solicitou que os relatórios de atendimento sejam repassados ao órgão. “Queremos acompanhar os atendimentos desde o registro da ocorrência, tomando conhecimento dos desdobramentos que possam ter”, comentou Batalha.

O delegado Walter Barros se colocou à disposição para o trabalho conjunto. “Procuramos trabalhar com um atendimento mais humanizado e de melhor qualidade. Orientamos os policiais a conversar com as pessoas para saber se elas preferem voltar mais tarde, quando não se tratar de um caso de atendimento imediato. Tentamos minimizar o transtorno de se ficar muito tempo na delegacia”, explicou o delegado, que aprova a parceria com o Conselho da Mulher. “As parcerias são incentivadas no sentido de promover a maior participação da população, para que os problemas sejam trazidos e possamos ter a melhor solução para os casos”.

De acordo com levantamento feito pelo delegado, em 2013, dos 2.194 procedimentos registrados na 110ª Delegacia Policial, 746 eram relacionados à violência contra a mulher, o que representa 34% dos inquéritos de violência doméstica. “Podemos ter falhas pontuais, mas procuramos superá-las. Em 2014 pretendemos realizar uma campanha mais forte com relação à violência contra a mulher, para tentar inibir esse tipo de delito que, além de ser crime, é uma covardia tremenda”, pontuou Walter Barros.
Delegado Walter Barros recebe comissão do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher: parceria pela melhoria do atendimento à mulher vítima de violência

O Conselho da Mulher também pretende fazer contato com outros órgãos. “Por sugestão do delegado, vamos acionar o Ministério Público para buscar outra importante parceria nesse trabalho de defesa dos direitos das mulheres”, concluiu a presidente do Conselho, Rosayni Batalha.

Criado em 1993, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é vinculado à Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher. Órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher, é composto por representantes de 18 de entidades de classe, seis do poder público e três mulheres sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa.

A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 27 de fevereiro, às 9h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea).

Fotos – crédito para Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário