Pesquisar este blog

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Inscrições abertas para os cursos do Pronatec em Teresópolis

Secretário de cultura de Teresópolis: Wanderley Peres (fev 2014)
Inscrições abertas para os cursos do Pronatec a partir de segunda-feira, 24

Teresópolis, 21 de fevereiro de 2014 - A partir desta segunda-feira, 24, serão abertas as inscrições para os dois cursos do Pronatec na área cultural a serem realizados em Teresópolis. A iniciativa é resultado de negociações iniciadas no ano passado entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). As inscrições poderão ser feitas de 24 a 28 de fevereiro, das 13h às 18h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), sede da Secretaria de Cultura. As aulas, para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos, serão iniciadas em abril.

Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural, como explica o Secretário de Cultura, Wanderley Peres. “Trata-se de uma grande conquista para Teresópolis, fruto das negociações que iniciamos no ano passado com o IFRJ. Nossa intenção é oferecer oportunidade de capacitação para os teresopolitanos, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento do setor cultural no município.”

O secretário Wanderley Perez ressalta que “a aprendizagem e a qualificação são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes. Um bom exemplo são os 18 cursos gratuitos que a Secretaria de Cultura oferece anualmente à população. Agora, com a parceria firmada com o IFRJ, teremos condições de oferecer ainda mais, e o que é melhor, com a chancela de um programa como o Pronatec. Não percam tempo. As vagas são limitadas”.

Para se inscrever, é preciso que o candidato tenha idade mínima de 15 anos e comprove experiência na área escolhida, seja para auxiliar de conservação de acervos ou assistente de produção cultural. Outro ponto importante é a documentação. No ato na inscrição, o candidato deverá impreterivelmente apresentar os seguintes documentos: original e cópia do CPF; documento de Identidade (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista); comprovante de residência; atestado de reservista (para homens); título de eleitor (para maiores de 18 anos); comprovante de escolaridade; e certidão de nascimento ou casamento.

O candidato deverá ainda apresentar o número da Identidade Social (NIS), caso possua, e laudo médico, caso seja portador de necessidades especiais. Mas, atenção! As inscrições só serão efetivadas mediante apresentação de todos os documentos solicitados, sem exceção.

Após o dia 28, a Secretaria de Cultura e o Instituto Federal realizarão um processo seletivo para definir os alunos que, efetivamente, farão os cursos, que são gratuitos e devem começar em abril, com duração aproximada de pouco mais de três meses.

As aulas serão realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso e no Centro Cultural Bernardo Monteverde e cada aluno receberá ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme. Os cursos terão carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana, com duração de quatro horas cada. A iniciativa é uma realização do MEC, através do Pronatec e do IFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

Sobre os cursos:

Auxiliar de Conservação de Acervos:

Descrição: Exerce cuidados básicos de conservação preventiva de acervos bibliográficos e filmográficos, bem como a confecção de materiais para acondicionamento para guarda de livros, além de discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos e elaborar formatos de acondicionamento de livros.

Local das aulas: Casa da Memória Arthur Dalmasso
Dias: Segundas, quartas e sextas
Horário: das 14h às 18h
Carga-horária: 200 horas

Assistente de Produção Cultural:

Descrição: Auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.

Local das aulas: Centro Cultural Bernardo Monteverde
Dias: Segundas, terças e quartas
Horário: das 18h às 21h
Carga-horária: 160 horas

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

2 comentários:

  1. qria saber se ja saiu o resultado das pessoas q foram chamadas para os tais cursos!? e em ql site vai sair a chamada!? e que dia estar para sair!? mto abrigado e sou grato! espero resposta!

    ResponderExcluir
  2. Os cursos já começaram? Alguma previsão?

    ResponderExcluir