Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mirante da Granja Guarani passa a integrar patrimônio da Prefeitura de Teresópolis

Mirante da Granja Guarani passa a integrar patrimônio da Prefeitura de Teresópolis
Mirante da Granja Guarani passa a integrar patrimônio da Prefeitura
Obras de restauração serão realizadas pelo Governo do Estado

Teresópolis, 14 de fevereiro de 2014 - A partir de agora, o terreno do Mirante da Granja Guarani, também conhecido como Quiosque das Lendas, é oficialmente patrimônio público municipal, pertencente à Prefeitura de Teresópolis. A doação da área, de 1800m2, já foi registrada em cartório, seguindo a determinação da sentença judicial do processo movido pelo Ministério Público em 2011, a pedido da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, que requereu a titularidade oficial do imóvel. Com isso, resta agora a restauração do mirante, trabalho que será realizado pelo Governo do Estado, responsável pela edificação, que já é tombada pela INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) desde 1988.

“Estamos há anos lutando pela restauração do Mirante da Granja Guarani, que tem grande importância histórica para Teresópolis e estava completamente abandonado. Com o amparo do Ministério Público, já havíamos conseguido em 2013 a ocupação da área, a fim de evitar que o mirante sofresse mais degradações. Agora, finalmente, foi efetivada a doação da área para o Município, um passo importante dentro de todo este processo. Daqui por diante, juntamente com o Governo do Estado, que fará a restauração completa do mirante, poderemos devolver à população e aos visitantes de Teresópolis um de seus maiores cartões postais”, avalia o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Segundo o secretário, ainda não há data definida para o início das obras. Contudo, estudos já foram realizados no ano passado pelos arquitetos do INEPAC, que vieram a Teresópolis especialmente para inspecionar a área, com o objetivo de garantir que a restauração seja feita da forma mais criteriosa e detalhada possível. Responsáveis pela fiscalização do tombamento do Quiosque das Lendas, os técnicos Marcos Bittencourt e Vivianne Sampaio Vasques estiveram no mirante em abril de 2013, acompanhados do secretário Wanderley Peres e do subsecretário Arnaldo Almeida, e avaliaram atentamente a edificação, assim como o grau de depreciação do local.

Na ocasião, foi entregue ao secretário Wanderley Peres um documento com estudos preliminares realizados pelo INEPAC visando o projeto de restauração do mirante e também de paisagismo para o entorno. E é a partir desde estudo que o projeto será executado, seguindo prazos definidos pelo próprio Governo do Estado.

No acordo proposto pelo Ministério Público em 2010, e acordado na sentença de março de 2011, ficou decidido que o Governo do Estado do Rio de Janeiro destinaria ao INEPAC R$ 500 mil para a reforma do mirante. Contudo, uma Emenda Parlamentar, obtida pela Secretaria Municipal de Cultura junto à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), inseriu no orçamento estadual de 2013 mais R$ 1.500 mil, recursos que deverão ser suficientes para a obra de restauração, o projeto de paisagismo e a construção de um prédio da Secretaria de Cultura no terreno, possibilitando, desta forma, a administração e a exploração do espaço como polo de cultura.

Com estilo neocolonial e arquitetura de influências coloniais mexicanas e mouriscas, o Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é composto por dois corpos interligados por um avarandado coberto, encimando uma grande elevação que forma uma espécie de platô. A construção, obra do engenheiro teresopolitano Carlos Nioac de Souza, é emoldurada por colunas toscanas de capitel simples e arcos de alvenaria revestidos com azulejos portugueses. Produzidos em Lisboa no ano de 1929, os azulejos que revestem o mirante foram pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.

Terreno limpo

Desde o início da semana, homens da secretaria de Serviços Públicos estão na Granja Guarani promovendo a limpeza do bairro e, a partir de segunda-feira, 17, será feita uma nova higienização no terreno onde localiza-se o Quiosque das Lendas, que ainda será cercado pela Prefeitura. Na terça-feira, 18, a equipe da Secretaria de Cultura se encontrará com os técnicos do INEPAC, no Rio de Janeiro, para buscar uma posição do órgão estadual quanto ao início das obras de restauro do mirante.

Fotos:arquivo
Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário