Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ônibus da Cultura leva arte ao interior de Teresópolis

Ônibus da Cultura leva arte ao interior de Teresópolis
Ônibus da Cultura leva arte ao interior
Veículo integra projeto Cultura em Movimento,que prevê atrações periódicas por toda a cidade

Teresópolis, 12 de fevereiro de 2014 - Dando prosseguimento às muitas apresentações realizadas pelas folias de reis no início do ano, no último domingo, 9 de fevereiro, a Folia de Reis Estrela Guia, de Cruzeiro, visitou a localidade de Serra do Capim, ambas no 2º distrito. A apresentação foi realizada na Capela Nossa Senhora da Conceição, que fica às margens da Rodovia BR-116, despertando o interesse do público. O evento marcou a inauguração oficial do Ônibus da Cultura, adquirido recentemente pela Secretaria de Cultura, com o objetivo de promover a circulação da arte por toda a cidade e região, através do projeto Cultura em Movimento.

A apresentação em Serra do Capim teve início com uma missa celebrada pelo padre Marlon, que terminou com a entrada da Folia de Reis Estrela Guia na capela, comandada por mestre Reginaldo. Surpresos e alegres, os fiéis fizeram questão de permanecer no local e acompanhar toda a manifestação, que durou cerca de uma hora.

A visita e a exibição da folia em Serra do Capim marcaram o início das atividades do Ônibus da Cultura, adquirido com o intuito de promover a cultura por todo o município, como explicou o secretário de Cultura, Wanderley Peres. “Um ônibus próprio permite a apresentação das nossas atrações artísticas e culturais por todo o município e promove a circulação da Cultura pela região, incrementando o corredor cultural proposto pelo Fórum de Cultura da Região Serrana. É um equipamento a mais, móvel, solidário também com a arte dos nossos artistas populares, e aí se encaixam os integrantes das folias de Reis, que tanto precisam do amparo da Prefeitura”, destacou Wanderley, lembrando que esta não foi a estreia do ônibus. “Fizemos uma primeira experiência em janeiro, durante a Feira da Cultura. E há quinze dias, promovemos o transporte da Folia de Reis Estrela Marte do Oriente, que participou do Festival de Folias de Macuco. Agora, tivemos o lançamento oficial, com o apoio à apresentação da Folia de Reis Estrela Guia em Serra do Capim. E, daqui por diante, eventos serão programados constantemente, movimentando a cultura na zona urbana e no interior”, acrescentou o secretário.

Moradora de Serra do Capim e aniversariante do dia, Maria da Glória de Paula Paim se emocionou com a apresentação da folia na comunidade e fez questão não só de fazer reverência à bandeira, como também elogiar a iniciativa da Secretaria de Cultura. “Foi maravilhoso. Se não fosse pelo Ônibus da Cultura, não teríamos esta oportunidade maravilhosa”, disse.

Líder da Folia Estrela Guia, Mestre Reginaldo também aprovou a iniciativa, destacando que, sem o ônibus da Secretaria de Cultura, seria impossível realizar o evento. "O apoio da Secretaria de Cultura tem sido fundamental para que nosso trabalho seja divulgado, tanto na cidade como no interior. Ações como esta permitem que tradições como as Folias de Reis não caiam no esquecimento e acabem morrendo com o passar dos anos", comentou.

A Cultura em movimento

O Ônibus da Cultura é um veículo usado, modelo 2002, adquirido pela Secretaria de Cultura há cerca de cinco meses. Transferido pela Secretaria de Educação, como bem inservível, o ônibus estava com problemas na caixa de marcha, a embreagem ruim e os bancos rasgados. Nem bateria e limpadores de para-brisa o carro tinha. Era mais um item no lote de veículos a serem leiloados pela Prefeitura.

“O primeiro passo foi fazê-lo andar. Ganhamos uma bateria nova, na Lorena, e conseguimos a revisão da embreagem na própria garagem da Prefeitura, depois de adquirir com recursos próprios algumas peças junto ao comércio. A Viação Teresópolis trocou os bancos e fez a pintura, a Down Light fez a higienização do interior e o Photo Santa Tereza não cobrou nada pela adesivação. Até rádio com USB o carro tem agora, instalado pela Noiz. Ficou bonito, e tem sido motivo de orgulho para os artistas que andam nele”, disse Wanderley Peres. “O ônibus da Cultura promoverá o movimento da arte, porque a cultura deve chegar onde o povo está. É um veículo recuperado de forma comunitária e servirá à comunidade da Cultura como um presente dessas empresas cidadãs e amigas da gente”, completou.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário