Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Resultado da I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador realizado em Teresópolis

 Prefeito Arlei, acompanhado do Sec. de Administração, José Carlos Cunha, e dos filhos, entrega troféu para vencedor da categoria Poeirão
I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador movimenta Festa do Cavalo em Vieira

Teresópolis, 24 de fevereiro de 2014 – Criadores de todos os estados da Região Sudeste participaram da I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada na 1ª Festa do Cavalo, em Vieira, no 3º Distrito de Teresópolis, no último final de semana. Cerca de 200 animais concorreram nas categorias Registrado e Poeirão, modalidades Marcha Picada e Marcha Batida. Os campeões dos campeões do Registrado foram o cavalo Horizonte do Expoente, de Itaperuna, e a égua Renda, de Casemiro de Abreu. No Poeirão, os vencedores foram Castigo da Esperança, de Minas Gerais, e a fêmea História, de Duas Barras.

O prefeito Arlei anunciou que o evento vai ser incluído no calendário do município. “A festa foi um sucesso e vai estar na programação da Prefeitura para o ano que vem. Agradeço a todos os parceiros e patrocinadores e também a presença do Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, na festa. Além disso, aproveito para confirmar que teremos a exposição dos cavalos Mangalarga, nos dias 26 e 27 de abril, e Pampa, entre 1º e 4 de maio, no Parque de Exposições, em Albuquerque”, frisou o prefeito, destacando ainda a movimentação nos hotéis e restaurantes da região por conta do evento. De acordo com a Secretaria M. de Turismo, a taxa de ocupação na rede hoteleira do interior foi de cerca de 100%.

O Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, pontuou a relevância do segmento como forma de entretenimento e na geração de empregos diretos e indiretos. “A festa está muito bonita e tem um significado importante para os agricultores e pecuaristas porque para eles o cavalo tem essa conotação de lazer, com cavalgadas, passeios. Além disso, gera empregos direta e indiretamente”.
 Prefeito Arlei frisa que a festa vai estar na programação da Prefeitura em 2015
Artigos do Movimento Pró-Artesanato Local fizeram parte da programação
Criador há 15 anos, Márcio Martins ressaltou sua paixão pela raça Mangalarga Marchador
 Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, prestigia a Festa do Cavalo

O Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio, ressaltou a importância do evento para os moradores do interior do município. “A festa foi idealizada pelo prefeito Arlei e valoriza o agricultor da região, sendo aberta a toda a população. A Copa de Marcha também foi excelente, contando com a participação de criadores de várias cidades do Rio e também de outros estados. Sem contar com os shows à noite, que também foram ótimos”. Os secretários municipais José Carlos Cunha (Administração), Luiz Carlos Oliveira (Esportes) e Lucas Bonifácio (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) também marcaram presença.

Com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a I Copa de Marcha do Cavalo Mangalarga Marchador, organizada pela empresa Raça Eventos, reuniu criadores e expositores de municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais e contou pontos no ranking nacional da ABCCMM.

Criador há 15 anos, Márcio Martins, de Pinheiral, sul do estado do Rio, levou três animais para a competição. “Tenho paixão pela raça e há mais de 10 anos participo de provas por todo o Brasil. Nessas viagens a gente faz muitas amizades e as competições servem para nos encontrarmos e trocarmos informações sobre a criação dos cavalos”, comentou Márcio Martins, pontuando que os animais de competição têm uma rotina de treinamentos, alimentação diferenciada e cuidados especiais com a aparência.

Incentivador do evento, Washington Araújo é criador de cavalos Mangalarga em Vieira e agradeceu ao prefeito Arlei pela festa. “Agradeço ao prefeito Arlei pela iniciativa de trazer para Vieira esta festa tão bonita, com a participação de criadores de tantos municípios, e animais de primeira linha. Os criadores ficaram muito satisfeitos”, disse Washington Araújo.

Os cavalos da raça Mangalarga Marchador chamam a atenção por seu porte médio, ágil, estrutura forte e bem proporcionada. Possuem expressão vigorosa e sadia e tem a pele fina e lisa, com pelos finos e sedosos. As competições entre animais da raça e também de cavalos sem registros, conhecidos como Poeirão, tiveram como árbitro Fabiano de Abreu Bittencourt, integrante da ABCCMM.

Os campeões da categoria Registrado foram o cavalo Horizonte do Expoente, de Itaperuna, e a égua Renda, de Casemiro de Abreu, tendo como premiação uma moto Honda cada. No Poeirão, os vencedores foram Castigo da Esperança, de Minas Gerais, que também teve como prêmio uma moto, e a fêmea História, de Duas Barras, contemplada com uma TV.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMVRJ) também esteve presente com a prestação de serviços como atualização de cadastro dos profissionais; emissão de Certificado de Regularidade e da Carteira Profissional.

Realização da Prefeitura, com patrocínio do Banco BMG e Cervejaria Itaipava, a 1ª Festa do Cavalo trouxe a Teresópolis a dupla sertaneja Teodoro & Sampaio e o cantor Leonardo. Exposição e venda de artesanato do Movimento Pró-Artesanato Local fizeram parte da programação, com a participação de artesãos da Amartes (Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis e Economia Solidária), do projeto Costurando o Amanhã/Lar Tia Anastácia, da AAT (Associação Agroecológica de Teresópolis) e da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Revolta.

O Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio, lembrou que o movimento de fortalecimento dos profissionais deste segmento teve início em dezembro de 2013, com a realização da Feira de Natal de Teresópolis – Artesanato Local, na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e que a intenção é agregar os artesãos do interior do município ao movimento. “Atualmente, temos mais de 200 artesãos trabalhando com viés na economia solidária em Teresópolis e a nossa ideia é inserir mais pessoas da área rural nesse projeto”, explicou Lucas Bonifácio.
Secretário M. de Agricultura, José Francisco Cortázio, marca presença no evento

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves e Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário