Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

12º Encontro Dança Sênior de Teresópolis

Encontro promove a integração do grupo, coloca participantes em movimento e incentiva a descontração, reflexão e elevação da autoestima
Alegria e descontração no 12º Encontro de Amigos da Dança Sênior

Teresópolis, 16 de abril de 2014 – Com o objetivo de promover a integração e estimular a autoestima das participantes, foi realizado nesta quarta-feira, 16, no Horto Municipal, o 12º Encontro de Amigos da Dança Sênior de Teresópolis. Com o tema Vivenciando a Natureza, a programação contou com café da manhã, caminhada, momento de reflexão e muita dança. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Esportes e Lazer e dos Direitos da Mulher.

“A nossa intenção é estimular a integração do grupo, colocando as participantes em movimento, incentivando a descontração, reflexão e elevação da autoestima”, pontuou a professora Néia Fernandes, frisando que a dança sênior tem origem alemão e foi criada com o objetivo de desenvolver a atenção, a concentração, a lateralidade, a motricidade e, principalmente, a alegria da convivência em grupo. Ela é direcionada à terceira idade, mas pode ser praticada por pessoas de 40 anos, ou menos.

Integrante do grupo há três anos, Thirza Asch pontuou os benefícios que a atividade proporciona. “Eu tenho 60 anos e quero ter uma velhice tranquila, com plena capacidade física e mental e a dança sênior ajuda nisso porque estimula a função motora, exercita a musculatura e o cérebro”, disse a servidora pública aposentada.
12º Encontro Dança Sênior de Teresópolis
Zina Araújo começou a participar da dança este ano e já fez várias amizades. “A dança é maravilhosa. A gente se sente acolhida pelo grupo. Tenho muitas amigas aqui e não me sinto mais sozinha”, comentou.

Considerada uma estratégia preventiva para combater a inatividade e promover a qualidade de vida na melhor idade, a Dança Sênior vem conquistando cada vez mais adeptos. Reunindo cerca de 40 alunas, a atividade grupal, de baixo impacto e curta duração, não utiliza esforços intensos e gera uma série de benefícios à saúde, além de incentivar o convívio social.

Com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer e dos Direitos da Mulher, as aulas gratuitas acontecem toda quarta-feira, das 10h às 11h, na sala de ginástica do Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, na Várzea.

Além disso, será aberta nova turma, na quinta, das 10h30 às 11h30. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à Secretaria M. dos Direitos da Mulher, no Ginásio Pedrão, de segunda à sexta, das 9h às 16h, e apresentar atestado médico e cópia da carteira de identidade, CPF e de comprovante de residência.

A dança sênior e seus benefícios

A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias, baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. Foi criada em 1971, na Alemanha, para a ocupação do tempo livre e estimulação da população idosa daquele país.

As músicas alegres e ritmadas do folclore mundial, e agora também nacional, são fatores de motivação e estimulação de todo o sistema motor. O aprendizado das coreografias trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas, além de promover um trabalho motor com progressivo condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional.
Zina Araújo destaca as amizades que conquistou participando do grupo
 Thirza Asch frisa que a dança a ajuda a se manter ativa física e mentalmente

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário