Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra febre aftosa em Teresópolis começa dia 1º de maio

TERESOPOLIS
Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio
Pecuaristas que possuem até 50 animais receberão a vacina gratuitamente da Prefeitura

Teresópolis, 28 de abril de 2014 - Na próxima quinta-feira, 1º de maio, começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa. Até dia 30, os bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as faixas etárias devem ser vacinados em todo o país. Por iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, os pecuaristas que possuem até 50 animais receberão a vacina de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Agricultura, que dará suporte aos criadores durante o período dedicado à imunização dos animais. A campanha tem como objetivo manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional.

“É extremamente importante, não só para a cidade, mas para o país, a imunização desses animais, mantendo o Brasil livre da febre aftosa. Essa é uma responsabilidade do pecuarista, mas para incentivar a campanha, a Secretaria de Agricultura está oferecendo a vacina gratuitamente para os criadores que possuem até 50 animais”, explicou o veterinário responsável pela campanha em Teresópolis, Marcos André Siqueira.

De acordo com o representante da Secretaria de Agricultura, a imunização é obrigatória por lei. “Existe uma lei nacional que obriga o pecuarista a imunizar o seu rebanho duas vezes no ano, em maio e novembro. Em Teresópolis, quem possui mais de 50 cabeças deve comprar a vacina para imunizar seus animais. Caso o criador não cumpra a lei, poderá receber multa e ter a propriedade interditada”, alertou Marcos André.

Após vacinar o rebanho, o pecuarista deve entregar o comprovante de vacinação ao Núcleo de Defesa Agropecuária, em Nova Friburgo, ou à Secretaria Municipal de Agricultura, que encaminha o comprovante para o Núcleo. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição do produto.

Sobre a doença

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres. A vacinação é feita somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos. Na segunda etapa, que ocorre em novembro, são vacinados somente bezerros de até dois anos.

Serviço

Todas as dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na Estrada Teresópolis-Friburgo, km 7,5, em Albuquerque (Parque de Exposições). Os pecuaristas com até 50 amimais devem agendar a vacinação pelo telefone (21) 2644-6905, das 9h às 16h.

Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário