Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Copa Rio de Ciclismo reúne 300 atletas em Teresópolis

 (da esquerda para direita) Secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, promotora da Copa Rio de Ciclismo, Luiza Jucá, os três primeiros colocados da categoria Elite masculino, Secretario de Esportes e lazer, Luiz Carlos Oliveira, e a coordenadora de esporte do Instituto Faça, Rita Almeida
Copa Rio de Ciclismo reúne 300 atletas em Teresópolis

Teresópolis, 14 de abril de 2014 - Durante quatro horas, dois quilômetros da Reta, abrangendo trechos das avenidas Lúcio Meira e Feliciano Sodré, se transformaram numa pista de competição neste domingo, 13 de abril. Desta vez, foi a Copa Rio de Ciclismo que pela primeira vez aconteceu em Teresópolis. Em sua 3ª etapa, a prova é uma realização do Instituto Faça Esporte e Cultura, com supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e apoio da Prefeitura Municipal. A largada aconteceu ás 8h em frente ao Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura Municipal.

Trazendo mais de 200 atletas de fora, e reunindo, ao todo, cerca de 300 ciclistas, a corrida também contou com a participação de inúmeros esportistas da cidade. Dezesseis categorias foram disputadas, sendo uma paradesportiva, e um prêmio de R$ 10 mil foi dividido entre elas. Os três melhores colocados de cada categoria receberam troféus e todos os atletas receberam medalhas de participação.

A Copa contou com a presença do vice-prefeito Márcio Catão, dos secretários municipais de Esportes e Lazer, Luis Carlos Oliveira, de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, além de assessores do governo municipal.
Com apenas 15 anos de idade e competindo há dois, Marlon Dias Motta já é promessa nacional do ciclismo
Para o vice-prefeito Márcio Catão, Teresópolis está em um grande momento esportivo. “É importante que nós prestigiemos estes eventos, uma vez que a cidade está oferecendo oportunidades bastante gratificantes nos esportes”, declarou Catão.

Segundo o Secretário de Esporte, Luis Carlos Oliveira, o ciclismo é um dos esportes que mais cresce em Teresópolis e alguns nomes já despontam na modalidade. “Este é um evento importante para a cidade, que tem grandes adeptos do ciclismo. Cada dia mais vemos pessoas aderindo a esta prática”, ressaltou o secretário.

Ciclista profissional, a paulista Camila Coelho tirou em primeiro lugar na categoria Elite. ”Fico feliz com mais um bom resultado para minha carreira, além de correr numa cidade de serra linda como Teresópolis”, disse a campeã. Outro vencedor da categoria Elite masculino foi o ciclista profissional Armando Camargo Filho. “O Rio de Janeiro começa a ter parâmetros de primeiro mundo dentro desta modalidade. Há 15 anos sou profissional e também integrante da seleção brasileira de ciclismo, e a Copa Rio está de parabéns”, comentou.

Com apenas 15 anos de idade e competindo há dois, Marlon Dias Motta já é promessa nacional do esporte. “Graças a Deus, diante de todo treinamento, consegui mais uma vez um bom resultado e espero, um dia, me tornar profissional e representar o Brasil no exterior“, disse Marlon.

Os atletas Mario Saragô e Adevaldo de Freitas estavam entre os teresopolitanos que participaram da corrida. “Prova de circuito não é muito a nossa especialidade, mas o que vale é participar, se divertir e prestigiar o evento que, afinal, acontece na nossa casa”, disse Saragô.

Para Adevaldo, a organização foi impecável “A corrida está muito bem organizada, com atletas de alto nível. É claro que a organização é uma conjunção de forças e todos, tanto a Fecierj; quanto o Instituto Faça e a Prefeitura, estão de parabéns. Espero que mais eventos de ciclismo venham para cá e desfrutem das nossas estradas que são, literalmente, de tirar o fôlego”, salientou.

Para a idealizadora do projeto, a Copa Rio de Ciclismo em Teresópolis foi um sucesso. “Estou muito satisfeita com esta etapa. Temos até ciclistas estrangeiros nesta competição. O ciclismo é um esporte que tem tudo para crescer pela representatividade que tem com a mobilidade urbana, qualidade de vida e saúde. E Teresópolis já está incluída no nosso calendário de eventos pela receptividade com que nos acolhe”, declarou Luiza Jucá.

A Copa Rio faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e é uma das disputas mais importantes do calendário esportivo. O circuito pontua para o ranking nacional do 1º ao 15º lugares de cada categoria. Também é considerado um dos principais caminhos para a classificação de equipes para o Tour do Rio, maior evento de ciclismo da América Latina, e que inclui Teresópolis no percurso pelo quarto ano consecutivo. 
Com apenas 15 anos de idade e competindo há dois, Marlon Dias Motta já é promessa nacional do ciclismo
Os atletas Mario Saragô e Adevaldo de Freitas estavam entre os teresopolitanos que participaram da corrida.
Vencedor da categoria Elite masculino, o ciclista profissional Armando Camargo Filho

Conheça os vencedores

Elite feminino
1 - Camila Coelho Ferreira
2 - Rebeca dos Nascimento Fonseca
3 - Daniela Lionço

Elite masculino 
1- Armando Reis da Costa Camargo filho
2 - Fabiano dos Santos Mota
3 - Daniel Rogelin
4 - Ezequiel Riderson de Souza
5 - Alvimanio Augusto das Chagas
Ciclista profissional, a paulista Camila Coelho tirou em primeiro lugar na categoria Elite

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário