Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Exposição A Amazônia é Nossa em Teresópolis

Exposição A Amazônia é Nossa em Teresópolis
Exposição A Amazônia é Nossa é destaque na Casa de Cultura na próxima semana

Teresópolis, 3 de abril de 2014 - A partir da próxima terça-feira, dia 8 de abril, estará exposta na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, a exposição ‘A Amazônia é Nossa’. Em formato itinerante, a mostra será promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o grupo ‘Arte e Artistas’ e apoio da ALAP – Academias de Letras Paranapuã. Com trabalhos de diversos pintores, a mostra terá a participação de dois artistas teresopolitanos: Alexander Robin e Renato Bordini.

Tendo Leila Ullmann como curadora, a exposição coletiva trata principalmente da riqueza ambiental e cultural que a Amazônia possui. E aborda também a necessidade urgente de despertar a conscientização ambiental no país, incentivando assim a preservação deste patrimônio. Desta forma, os artistas mostram como sentem esse problema e, através de suas obras, tentam provocar uma resposta do público.

A mostra é composta por 25 trabalhos, de artistas brasileiros, de Portugal e da Itália, utilizando diferentes técnicas de elaboração. Cada obra corresponde a uma composição plástica referente ao tema, desde a representação da fauna flora, povos, lendas, rios, tribos indígenas, etc. Os trabalhos já foram expostos no Rio de Janeiro, diversas cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

“Na exposição, tentamos ressaltar a variedade e a riqueza da fauna e da flora da floresta amazônica, lembrar as lendas do folclore dessa região e marcar a presença dos povos indígenas e de seu sofrimento com a destruição dessa região. E com isso, através de nosso trabalho, queremos sensibilizar a população e seus governantes para que medidas sejam tomadas antes que nossa Amazônia desapareça do planeta”, comenta a curadora.

Participam da mostra os artistas: Andreza Katsani, Ana Bittar, Elisabete De Paula, Guta Moreira, Giuseppe Ranzini, Heloisa Meira, Hamilton Dorigatti, Kity Mendonça, Leila Ullmann, M. Guilherme, Marie Thereze, M. V. Paiva, Paulo Lionetti, Paulo Byron, Rosy Gripp, Sandra Honor e Titina Corso, além dos convidados Alexander Robin e Renato Bordini.

“Além de abordar um tema atual e sempre defendido pela Cultura, a natureza, a mostra apresentará aos teresopolitanos e turistas trabalhos diferenciados, de grande qualidade e técnica. Vale a pena conferir”, comenta o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

O grupo de artistas plásticos e visuais ‘Arte e Artistas’ é formado por participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. Criado em 2007, o projeto coletivo foi formado a partir de uma rede social na internet e visa realizações exposições itinerantes pelo Brasil, incentivando e provocando discussões através da arte.

A mostra ‘A Amazônia é Nossa’ poderá ser vista de 8 de abril a 5 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Um comentário: