Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de abril de 2014

Nissan inaugura nova fábrica em Resende

Nissan inaugura nova fábrica em Resende
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Terça-feira, 15 de abril de 2014
Núcleo de Imprensa

Nissan inaugura nova fábrica em Resende

A Nissan inaugurou, nesta terça-feira (15/04), seu Complexo Industrial em Resende. A unidade, que consolida a presença da montadora no Brasil, recebeu R$ 2,6 bilhões, um dos maiores investimentos realizados no país para a construção de uma fábrica de automóveis. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do diretor geral da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, do diretor da Nissan na América Latina, José Luis Valls, do presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, entre outros executivos da empresa, autoridades, funcionários da fábrica e convidados.

A empresa pretende executar um ciclo de produção completo no seu complexo industrial, abrangendo a área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. No total, a indústria terá capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano.

O governador Luiz Fernando Pezão destacou que o estado do Rio está a um passo de se consolidar como um dos polos automotivos do Brasil.

– O estado sempre foi o farol do país e tínhamos perdido esta referência. Somamos forças que geram renda e riqueza. A Nissan já gerou dois mil empregos na fábrica e deve criar mais dois mil novos postos indiretos, com 10 fornecedores. Vamos fazer ainda muitas parcerias – afirmou o governador.

Na avaliação de Carlos Ghosn, o Complexo Industrial da Nissan é fundamental para o crescimento da marca no Brasil.

– O país é nosso quarto maior mercado do mundo e peça-chave para o nosso desenvolvimento na América Latina. Nossa meta é atingir 5% de participação de mercado, ser a primeira entre as marcas japonesas e líder em qualidade de produtos e serviços no Brasil até 2016 – afirmou Ghosn.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, frisou importância da geração de renda para o estado.

– Costumo dizer que a segurança, que é uma marca do nosso governo, provê a liberdade, mas o que liberta é o desenvolvimento econômico, porque gera emprego e renda. A Nissan, que negociou conosco em 2011, fez sua fábrica em tempo recorde e implantou provavelmente o mais importante empreendimento da área automotiva dos últimos anos no Brasil – disse o secretário.

O prefeito de Resende, José Rechuan Júnior, destacou a importância da montadora para o desenvolvimento do município.

– Agradeço por todo o empenho e luta para trazer todas estas indústrias para o estado do Rio, em especial a Nissan para Resende. À medida que as indústrias chegam, creches e escolas são abertas, geram-se novas vagas de emprego e toda a economia da cidade cresce – afirmou o prefeito.

Unidade já emprega cerca de 1,5 mil trabalhadores

O complexo da Nissan em Resende foi concebido para produzir os veículos da Plataforma V (de versátil) da Nissan e também motores. Ele inicia suas atividades com a fabricação do novo automóvel Nissan New March e do motor 1.6 16V flexfuel, que equipa o carro.

– A expansão da capacidade de produção da Nissan nas Américas nos últimos dois anos, com a abertura de novas fábricas nos Estados Unidos (em 2012), no México (2013) e, agora, no Brasil, ressalta oportunidades ainda não exploradas que nós enxergamos na região, em especial, no Brasil – disse José Luis Valls.

Para produzi-los, as duas fábricas – de veículos e de motores – que compõem a unidade industrial já empregam diretamente cerca de 1,5 mil pessoas. A expectativa é que este número aumente no futuro, chegando a dois mil empregos diretos. A composição do efetivo segue um dos grandes valores da Nissan: a diversidade. Tanto que as mulheres representam 15% do número total de empregados atuais, bem acima dos padrões da indústria automotiva nacional.

– A Nissan começou as operações no Brasil em 2000 e, com o início de atividades do complexo de Resende, consolida sua presença lançando uma nova fase de crescimento no país. A nova unidade industrial de Resende vai contribuir para entregarmos modelos de última geração e ainda com mais qualidade e tecnologia – explicou François Dossa.

Todos os funcionários da nova unidade passaram por formação no Senai de Resende e também dentro da Nissan. Além disso, mais de 300 deles tiveram treinamento de até três meses fora do país, em fábricas da Nissan no Japão, México, Estados Unidos e Inglaterra. A equipe de avaliação dos veículos, que faz o controle final dos carros e motores produzidos na fábrica, recebeu formação especial, de seis meses, no Japão e no México. Apenas no último ano, para a realização da capacitação técnica dos funcionários, a Nissan investiu R$ 9 milhões.

Crédito: Fotos – Shana Reis / Divulgação
Fonte:Ascom Estado do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário