Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Principais notícias de Teresópolis - cidade serrana do rio


TERESOPOLIS
Resumo dos releases da semana – 7 a 11-04-2014


Prefeitura vai instalar sinal wi-fi e videomonitoramento-Nos próximos dias será assinada a autorização para o início dos serviços de instalação do sinal wi-fi com internet grátis e de sistema de monitoramento de vídeo em sete pontos, na cidade e no interior. A iniciativa foi anunciada em fevereiro pelo prefeito Arlei e começa a ser concretizada. Serão contemplados com os dois serviços: Calçada da Fama e as praças Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; Balthasar da Silveira e Olímpica Luís de Camões – no Centro, Maria Corina Paim – na Barra do Imbuí, e Samuel Macário – em Bonsucesso, no 3° Distrito. A ideia é que os serviços estejam em funcionamento para atender população e visitantes no período de preparação da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa de 2014, na Granja Comary.

Teresópolis recebe 3ª etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo-Neste domingo, 13, Teresópolis recebe a 3ª etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo. Com a primeira largada prevista para as 8h, os ciclistas percorrerão o centro da cidade, com largada e chegada em frente à Prefeitura. A competição é uma realização do Instituto Faça, com supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e apoio da Prefeitura de Teresópolis. A prova conta pontos para os rankings estadual e nacional, além de ser um dos principais caminhos para classificar equipes para o Tour do Rio. Mais informações pelos sites www.fecierj.org.br e www.tourdorio.com.br.

Liberado o resultado final do Processo Seletivo de contratação de professores-A Secretaria Municipal de Educação divulgou o resultado final já com julgamento dos recursos feitos após o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado de contratação de professores. No total, 30 professores foram contratados pela pasta. Os candidatos classificados estão sendo convocados para realização de exame admissional. O resultado está publicado no 2º andar da Secretaria (Av. Feliciano Sodré, 1083, Várzea) e também pode ser acessado no site da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gv.br).

3º Mega Trilhão do Imbiú movimenta a cidade no domingo -Neste domingo, dia 13, acontece o 3º Mega Trilhão do Imbiú, no 3º Distrito, que promete reunir cerca de 1500 trilheiros. A competição acontece a partir das 8h, e será a primeira das nove trilhas que fazem parte do calendário dos amantes do motociclismo e trilheiros no Rio de Janeiro. O evento é organizado pelo Trilheiros de Imbiú, com apoio da Prefeitura. Informações podem ser obtidas através do site www.trilheiro.com.br.


Cidade começa a ser decorada para a Copa-Visando uma boa receptividade à Seleção Brasileira de Futebol e aos visitantes que, em função dela, virão para Teresópolis, a Prefeitura está investindo em uma ornamentação especial, com a instalação de 60 banners dupla face em pontos estratégicos da cidade. Desenvolvida pela Comissão da Copa e coordenada pela Secretaria de Turismo, a programação visual conta com a colaboração e criatividade do ilustrador e designer gráfico, Rodrigodraw Miguel. A instalação da decoração, com caricaturas dos jogadores da Seleção, começou pela Prefeitura e a Calçada da Fama. O pórtico de entrada da cidade também será decorado e haverá uma réplica gigante da taça da Copa do Mundo em trecho da avenida principal do Centro da cidade. 

Prefeitura recebe chaves e Educação instala Biblioteca em Agriões-Foram entregues oficialmente à Prefeitura nesta quarta, dia 9, as chaves do prédio onde funcionava o Fórum do Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, em Agriões. Com isso, a partir desta sexta-feira, 11, a Secretaria de Educação dá início ao transporte do acervo para a instalação da Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza no andar térreo do imóvel. A mudança marca o novo endereço da secretaria, que passará a funcionar no local, junto com o Conselho Municipal de Educação.

Prefeitura forma time Sub-7 para desenvolver talentos mirins no futsal-Com o objetivo de preparar os meninos para integrarem a equipe Sub-9 das categorias de base, com a possibilidade de disputar o Campeonato Rio Futsal no segundo semestre deste ano, a Secretaria de Esportes formou um time Sub-7. Quinze jogadores treinam no Ginásio Pedrão duas vezes por semana, com o professor Fábio Turl. Os meninos dessa faixa etária interessados em integrar a equipe podem comparecer à Secretaria de Esportes para passar por um teste durante os treinamentos, que acontecem no Pedrão, terças e quintas, entre 8h30 e 10h30.

Novo secretário visita unidades de saúde-Após se apresentar aos funcionários em reunião geral nesta segunda-feira, 7, o novo secretário de Saúde de Teresópolis, Luiz Cezar Faria Alonso, começou a visitar as unidades de saúde do município. O objetivo é conhecer a rede, verificar e solucionar possíveis deficiências para melhorar o atendimento à população. A visita inclui também a vistoria dos postos de saúde que se encontram em obras de reforma. O médico reumatologista Cezar Alonso já ocupou o cargo de secretário de Saúde de Itaboraí por três mandatos. Antes de ser nomeado secretário de Saúde no município, ele era diretor médico da UPA Teresópolis.

Prefeitura prossegue com asfaltamento e melhorias em ruas do Vale da Prata-Iniciado no último sábado, dia 5, prossegue em ritmo acelerado o asfaltamento dos cerca de 800 metros de extensão da Rua Pérola, no Vale da Prata. Primeiro, uma frente de trabalho com dez homens da Secretaria de Serviços Públicos atuou na conservação da via pública com capina, limpeza e retirada de lixo. Nivelamento com patrol e colocação de material de fresagem de asfalto, produto utilizado para melhorar a condição de tráfego das vias públicas de terra, foram feitos nas ruas Diamante e Granada.

Teresópolis FC intensifica treinamentos para o Estadual de Futebol-Cento e seis jogadores do Teresópolis F. C. estão concentrados no clube e treinam em tempo integral para o Campeonato Estadual de Futebol – Séries B e C. Com o apoio da Prefeitura, a cidade vai participar nas categorias Sub-15 e Sub-17, Sub-20 e Profissional. O campeonato é promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a estreia acontece no próximo dia 27, no Rio de Janeiro, quando as equipes Sub-15 e Sub-17 enfrentam o América.

Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 24-A campanha nacional de vacinação contra a gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio. Entretanto, em Teresópolis, por conta do feriado estadual de 23 de abril, dia de São Jorge, a imunização terá início no dia 24. Devem se vacinar crianças de seis meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde e do sistema prisional, e população privada de liberdade. A campanha será realizada nas unidades de saúde e também em postos que ficarão baseados em locais estratégicos, como na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, no centro da cidade.

Esportes garante atividade física para pessoas com deficiência-Com o objetivo de facilitar o acesso de todos os segmentos da população à prática de atividades físicas, esportivas e de lazer, e assim promover qualidade de vida, a Secretaria de Esportes e Lazer mantém uma aula semanal, sempre às quartas-feiras, das 9h30 às 10h30, para pessoas com deficiência. O local é o Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea). As inscrições estão abertas e informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3641-5884.

Sai o resultado final do Auxílio Transporte-Publicado nesta quarta-feira, 9, o resultado final da seleção do Programa Auxílio Transporte concedido em 2014 pela Prefeitura. Os 135 estudantes habilitados e classificados devem comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Avenida Alberto Torres, 1148 – Alto) até segunda-feira, 14, das 9h às 16h30, para apresentar os dados da conta corrente de sua titularidade, e onde será depositado o valor do auxílio, bem como assinar o Termo de Compromisso. A lista pode ser conferida na sede da Secretaria e também pelo site da Prefeitura: www.teresopolis.rj.gov.br.

Comitiva de Teresópolis visita a Casa do Empreendedor de Três Rios-Atendendo a convite feito pelo Sebrae, na última terça-feira, 8, o vice-prefeito de Teresópolis, Márcio Catão, acompanhou uma visita à Casa do Empreendedor, no município de Três Rios. O objetivo foi conhecer a iniciativa, que tem como objetivo ajudar os empresários locais a desenvolverem seus projetos, de acordo com o determinado pela Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas. A comitiva de Teresópolis reuniu representantes da Associação Comercial e do Teresópolis Convention & Visitors Bureau.

Cultura de Raiz comemora 5º aniversário-No último domingo, 6 de abril, a Casa de Cultura Adolpho Bloch abriu as portas para o 4º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014. Foi uma grande festa por conta da comemoração do 5º aniversário do projeto, promovido pela Secretaria de Cultura. O evento seguiu seu formato de programa de auditório, com cenário de cozinha de roça. E ao longo de quase quatro horas, registrou mais de 20 apresentações.

Saúde faz ações preventivas de combate à dengue e desratização na Quinta Lebrão-Uma grande ação preventiva movimentou a Quinta Lebrão nesta terça-feira, 8. Visita às casas e orientação aos moradores sobre como evitar situações de risco que podem resultar no surgimento de focos do Aedes aegypti, bem como na proliferação de ratos, foram o foco da atividade. Participaram do mutirão as equipes da Unidade da Estratégia de Saúde da Família do bairro, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde/Controle de Zoonoses e do Programa Municipal de Combate a Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, bem como estudantes de Medicina do Unifeso.

Teresópolis comemora Dia do Solo com ação ambiental-Em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverá uma ampla ação ambiental na Fonte Santa. Limpeza de encosta e do rio que corta a comunidade, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para recomposição da mata ciliar e palestra de educação ambiental são algumas das atividades que serão realizadas no dia 15, a partir das 10h, com alunos de duas turmas do 5º ano do Ciep Professor Amaury Amaral dos Santos. Ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue e desratização, bem como vistorias de áreas de risco, também serão realizadas.

Categorias de base de Teresópolis vencem o Duque de Caxias em rodada da Rio Futsal-Em partida realizada no último sábado, 5, no ginásio do Clube Comary, válida pela 5ª rodada da 1ª fase do Campeonato Carioca Rio Futsal, as equipes Sub-9, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 do Teresópolis/PMT venceram o Duque de Caxias. Apenas o Sub-11 perdeu a partida. Os times voltam a jogar neste sábado, 12, no Rio de Janeiro, com jogos do Sub-9, Sub-11 e do Sub-13, contra o Montanha, e no domingo, 13, Sub-15 e Sub-17 enfrentando o CCIP.

Encontro debate fortalecimento da agricultura familiar-Com o objetivo de esclarecer os pequenos e médios agricultores sobre a modalidade Compra Institucional, que amplia as oportunidades de mercado para a agricultura familiar com o fornecimento de alimentos para órgãos públicos, foi realizado na tarde desta quinta-feira, 10, o 1º Encontro da Agricultura Familiar de Teresópolis. Linhas de crédito rural e eleição para a renovação do Conselho Rural também foram abordadas.

A iniciativa foi do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e da Emater-Rio, Banco do Brasil e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teresópolis.

Mercado Popular completa dois anos-Inaugurado em abril de 2012 com o objetivo de acomodar os vendedores autônomos num espaço definitivo, de qualidade e com uma boa estrutura, o Mercado Popular Elian Jorge Lauand, criado pela Prefeitura, comemorar dois anos de existência no próximo dia 21. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário, na Várzea, conta com 50 expositores, instalados em boxes individuais numa área de 580m². No local são encontrados artigos variados nas áreas de eletrônicos, moda e confecção, acessórios, brinquedos, entre outros. O mercado ainda oferece estandes com lanches rápidos.

Igreja Batista Serrana comemora 10 anos em Teresópolis-Foi realizado no último sábado, 5, no Ginásio Pedro Jahara – o Pedrão, culto para marcar os 10 anos de atividade da Igreja Batista Serrana em Teresópolis. A solenidade também registrou os 30 anos de ministério do pastor Zilmar de Oliveira Leite. Prestigiaram o evento o vice-prefeito Márcio Catão, representando o prefeito Arlei, e o vereador Fábio Branco (Fabinho Filé). Durante a cerimônia, o pastor Zilmar recebeu uma placa alusiva à data e também para homenageá-lo como um dos fundadores e professor do Seminário Teológico Serrano.

Música na Matriz retoma atividades-Após recesso de início de ano, o projeto Música na Matriz teve suas atividades retomadas no último domingo, 6 de abril. E na primeira edição de 2014, o projeto teve como atração os violonistas Geremias Cruz e Marcos André, titulares dos cursos de violão da Secretaria de Cultura. O concerto, realizado na Matriz de Santa Teresa, no Centro, foi aplaudido de pé pelo público e teve a participação especial da musicista e professora de canto Célia Seabra. Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz é desenvolvido pela Secretaria de Cultura e conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, às 16h, na Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Escolinhas da Secretaria de Esportes estão com inscrições abertas-A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) vem facilitando o acesso de crianças e adultos de todas as faixas etárias à prática de atividades físicas, esportivas e de lazer através de suas escolinhas. Para tanto, mantém sete núcleos com aulas gratuitas em várias modalidades: natação, futsal, futebol de campo, handebol, vôlei, basquete, jiu-jítsu, caratê, hidroginástica, dança sênior, alongamento e ginástica para a melhor idade; e aula para alunos especiais. . As inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria, localizada no Ginásio Pedrão, (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3641-5884.

Junta Militar muda de endereço-Desde esta quinta-feira, 10 de abril, a Junta de Serviço Militar, que funcionava no Tiro de Guerra, no bairro São Pedro, funciona em novo endereço. O órgão responsável pelo alistamento dos jovens de 18 anos no serviço militar atende agora na sede da Secretaria de Segurança Pública, situada na Rua Francisco Sá, nº 350, na Várzea.

Futebol de Teresópolis é vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior-Em uma partida bastante fechada, no campo do Barra Futebol Clube, no último sábado, 5, a equipe de futebol de Teresópolis conquistou o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Interior (JAI), promovidos pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer. Três Rios ficou com o título de campeão ao vencer por 4x3. Teresópolis foi campeão no basquete feminino. A equipe do basquete masculino foi eliminada nas quartas de final; no futsal e no vôlei masculino, os times não conseguiram passar da primeira fase; e no vôlei feminino, o time serrano ficou nas oitavas de final.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário