Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Teresópolis comemora Dia do Solo com ação ambiental na Fonte Santa

TERESOPOLIS
Teresópolis comemora Dia do Solo com ação ambiental na Fonte Santa

Teresópolis, 8 de abril de 2014 – Em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, celebrado em 15 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverá uma ampla ação ambiental na Fonte Santa. Limpeza de encosta e do rio que corta a comunidade, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para recomposição da mata ciliar e palestra de educação ambiental são algumas das atividades que serão realizadas no dia 15, a partir das 10h, com alunos de duas turmas do 5º ano do Ciep Professor Amaury Amaral dos Santos. Ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da dengue e desratização, bem como vistorias de áreas de risco, também serão realizadas.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, a ação ambiental contará com a parceria das secretarias de Educação, Defesa Civil, Saúde e de Serviços Públicos, bem como da CRT, empresa responsável pela Estrada Rio-Teresópolis. “A Secretaria de Meio Ambiente está investindo na realização de, pelo menos, uma grande ação ambiental por mês em um bairro da cidade, contando com o apoio dos parceiros. A primeira foi realizada com sucesso no Dia Mundial da Água, em 22 de março, no Vale da Revolta”, assinalou o secretário André de Mello.

Dia do Solo

O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. 

Este dia foi instituído pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

O solo possui muitas funções importantes, entre elas: a sustentação da vida e do ‘habitat’ para pessoas, animais, plantas e outros organismos; a manutenção do ciclo da água e dos nutrientes; a proteção da água subterrânea; a conservação das reservas minerais e de matérias primas; a produção de alimentos e o meio para manutenção da atividade sócio-econômica.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário