Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tiro de Guerra de Teresópolis apresenta turma de novos atiradores

Os 40 novos atiradores vão compor a tropa do Exército do Tiro de Guerra
Tiro de Guerra apresenta turma de novos atiradores

Teresópolis, 07 de abril de 2014 – Aconteceu no último sábado, 5, no quartel do Tiro de Guerra de Teresópolis, a formatura de apresentação dos novos atiradores que prestarão o serviço militar durante o ano de 2014. Ao todo, 40 jovens atiradores vão compor a tropa do Exército do Tiro de Guerra, sob o comando do chefe de instruções, Sargento Miroveu.

A solenidade recebeu, além dos novos recrutas e familiares, a presença do prefeito Arlei, do vice-prefeito Márcio Catão, dos secretários de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, e de Governo e Educação, Leonardo Vasconcellos, além de representantes da Secretaria Municipal de Defesa Civil e do 16º Grupamento de Bombeiros Militar.

Diante da presença de familiares e autoridades do município, o Sargento Miroveu deu boas-vindas aos novos atiradores dizendo que o objetivo é formá-los combatente, inserindo estes jovens na sociedade através de uma participação mais efetiva.

“É uma grande satisfação formar estes 40 jovens. São recrutas com uma força de vontade acima da média. É muito gratificante. Pretendo devolver estes 40 jovens à sociedade munidos com espírito militar, sobretudo os atributos da área afetiva, que são a camaradagem, espírito de cumprimento de dever, iniciativa e liderança, acima de tudo”, disse o Sargento.
Prefeito Arlei e recruta Ricardo dão início à formatura de apresentação Prefeito Arlei, vice-prefeito Marcio Catão, e representantes da Polícia Militar e do 16º GBM
 Além do prefeito Arlei, o vice-prefeito Márcio Catão, secretários municipais e representantes do 16º Grupamento Bombeiros Militares participaram da solenidade

O secretário municipal de Segurança Pública e oficial da Polícia Militar, Marcos Antonio da Luz, destacou esse momento especial na vida dos novos recrutas. “É um momento ímpar, principalmente pela formação e capacitação do adolescente na vida adulta. É um momento que emociona todos nós”, concluiu Da luz.

Emocionado ao ver o filho Mateus Barbosa ingressando no serviço militar, Carlos Gonçalves da Silva se disse orgulhoso em ter conduzido o filho até esta fase da vida. “Fico muito feliz de ter guiado até aqui um jovem e ver que, no meio de uma sociedade onde a juventude tem se perdido, ainda encontramos aqueles que valorizam o Exército e a sua Pátria, que têm aprendido e guardado os valores que tentamos passar”.

Seguindo os conselhos do pai, Mateus Barbosa pretende continuar na carreira militar, servindo ao Corpo de Bombeiros, quando sua experiência no Tiro de Guerra chegar ao fim. “Quero continuar ajudando e servindo as pessoas que precisam”.

Alistamento militar

O período de alistamento compreende os seis primeiros meses do ano em que o jovem completa 18 anos. Para fazer o ingresso no serviço militar, é preciso comparecer à Junta de Serviço Militar munido de certidão de nascimento, duas fotos 3x4 e comprovante de residência.

Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral. Entretanto, alguns jovens são dispensados, recebendo o Certificado de Dispensa. Sem ele, o cidadão não pode requerer passaporte, ingressar em emprego público, matricular-se em faculdades ou inscrever-se em concursos.

O Serviço Militar Obrigatório é um programa voltado aos jovens que ingressam nas Forças Armadas brasileiras. Em Teresópolis, durante seis meses o recruta passa por uma formação militar básica, e depois se especializa em determinada área. Se ao final do período de serviço o recruta quiser seguir a carreira militar, deve se submeter a uma nova seleção. Sem ingressar na carreira militar, pode continuar no quartel por mais sete anos.
Carlos Gonçalves, orgulhoso do filho, o recruta Mateus Barbosa

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário