Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis se formam no PROERD

Sargento Amaral e Cabo Flavio comandam as solenidades de formatura do PROERD
Alunos da Rede Municipal de Ensino se formam no PROERD

Teresópolis, 11 de junho de 2014 – Mais alunos da rede municipal de ensino participaram e se formaram, neste mês de junho, no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas. Trata-se de uma iniciativa da Polícia Militar para levar às escolas ações educativas no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

“O PROERD tem total apoio da nossa Secretaria, já que é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, combatendo a violência e o uso das drogas antes que eles aconteçam. Parabéns à Corporação, às crianças que participaram tão atentamente e às famílias que se empenham para termos uma sociedade mais saudável e feliz”, parabeniza o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Em Teresópolis, o sargento Amaral e o cabo Flávio foram os policiais responsáveis a levar o Programa às escolas municipais.
A diretora Suzana de Oliveira Gonçalves, da Escola Municipal Manoel José Fernandes e sua equipe elogiam o Programa
 O aluno Paulo Henrique de Oliveira de Carvalho feliz por ter concluído o curso
As formaturas do PROERD envolvem toda a comunidade escolar
“Nossa intenção é prevenir o uso e resgatar nossas crianças e adolescentes das mãos dos traficantes, atuando também na prevenção e não apenas na repressão. Queremos chegar antes do traficante, munindo nossas crianças de informações para que elas possam refletir e optar pelo não uso das drogas”, explicou o sargento Amaral.

O Programa tem a duração de um semestre letivo, com 17 encontros abordando diferentes temas como alcoolismo, tabagismo, maconha, cocaína e suas consequências físicas e legais. O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

“Abordamos as crianças que estão no quinto ano do Ensino Fundamental, com idade aproximada entre 10 a 13 anos, porque são crianças mais suscetíveis a esse tipo de trabalho. Hoje temos três policiais que desenvolvem esse programa no município e procuramos escolher escolas onde observamos que no entorno o problema de drogas pode ser maior”, observa o cabo Flávio.

No primeiro semestre, o PROERD atendeu nove escolas da rede municipal e no segundo semestre o trabalho será reiniciado, atendendo novas escolas. Para a diretora Suzana de Oliveira Gonçalves, da Escola Municipal Manoel José Fernandes, no Jardim Meudom, o resultado foi extremamente positivo, tanto para a unidade escolar quanto para os alunos.

“Esse ano podemos dizer que recebermos esse Programa foi uma das maiores conquistas da nossa escola. Orientação é tudo e pegar um aluno na base, na raiz do problema e instruí-lo e ensiná-lo a resistir ao avanço das drogas é muito bom e muito importante”, analisou a diretora.

“Eu achei uma coisa nova, diferente, para estimular os jovens a não usarem drogas. Achei muito legal o que os policiais estão fazendo indo nas escolas e ensinando as crianças muitas coisas que não devem usar e todos os meus amigos também gostaram muito”, disse o aluno Paulo Henrique de Oliveira de Carvalho, de 10 anos.

TEXTO E FOTOS - Marcelo Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário